Questões de Pedagogia do ano 2020

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Howard Gardner (1985) questionou a tradicional visão da inteligência, que enfatiza as habilidades linguísticas e lógica-matemática. Ele definiu a inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Dessa forma, apresenta uma visão pluralística da mente, reconhece que as crianças têm habilidades e deficiências em áreas diferentes. Sobre as inteligências múltiplas, é CORRETO afirmar que:

    A) A inteligência linguística diz respeito à habilidade para apreciar, compor e interpretar música, discriminação de sons e habilidade para perceber temas musicais.

    B) A inteligência lógico matemática está relacionada à sensibilidade para padrões, ordem, sistematização, à Habilidade para explorar relações, categorias e à habilidade para lidar com séries de raciocínios.

    C) A inteligência espacial diz respeito à habilidade para usar a coordenação grossa e fina em esportes, artes cênicas ou plástica, e ao controle dos movimentos do corpo e da manipulação de objetos com destreza.

    D) A inteligência cinestésica está relacionada à capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa e à habilidade para manipular formas e objetos mentalmente e, a partir de percepções, criar equilíbrio e composição.

O atual Plano Nacional de Educação (PNE/2014) apresenta 20 metas a serem cumpridas até o final da sua vigência. Abaixo estão listadas quatro metas, assinale a que apresenta uma INCORREÇÃO.

    A) META 5: Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 4° (quarto) ano do ensino fundamental.

    B) META 6: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

    C) META 10: Oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

    D) META 11: Triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. II. Para que a aprendizagem significativa ocorra é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento. III. As ideias de Ausubel se caracterizam por basearem-se em uma reflexão generalizada e em transferir à aprendizagem escolar conceitos ou princípios explicativos extraídos de outras situações ou contextos de aprendizagem, em vez de tentar somente refletir especificamente sobre a aprendizagem escolar e o ensino. IV. As proposições de Ausubel partem da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos de caráter conceitual, sendo que a sua complexidade depende muito mais das relações que esses conceitos estabelecem em si que do número de conceitos presentes.
Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, II e III.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e IV.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

    A) A teoria de Piaget é uma teoria de aprendizagem e não uma teoria de desenvolvimento mental. Enfatiza o conceito de aprendizagem, porém não menciona o termo "aumento do conhecimento", analisando como isto ocorre: só há aprendizagem (aumento de conhecimento) quando o esquema de acomodação sofre assimilação.

    B) É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo. Se o meio não apresenta problemas, dificuldades, a atividade da mente é, apenas, de assimilação, porém, diante deles, ela se reestrutura (acomodação) e se desenvolve.

    C) A acomodação por ser uma reestruturação da assimilação, não se configura sem assimilação. O equilíbrio entre assimilação e acomodação é a adaptação à situação.

    D) A "estrutura cognitiva" de um indivíduo é, um complexo de esquemas de assimilação que, segundo Piaget, tendem a organizar-se segundo os modelos matemáticos de grupo e rede.

Abaixo são citados alguns pontos fortes da teoria sociointeracionista de Vigostky, destacados por Silva (s/d), um deles está em DESACORDO com o pensamento desse famoso teórico da educação, assinale-o.

    A) A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.

    B) A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

    C) A interação entre os indivíduos não possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.

    D) O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova zona de desenvolvimento proximal (ZDP) a todo momento.

Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Neste sentido, cabe aos conselhos escolares, EXCETO:

    A) Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.

    B) Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico.

    C) Substituir a comunidade escolar e local na participação em atividades em prol da melhoria da qualidade da educação.

    D) Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.

Leia o trecho a seguir:


O conceito de letramento surgiu de uma ampliação progressiva do próprio conceito de alfabetização. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição estrita de alfabetização. Ela é o “ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras”. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”, que domina as habilidades básicas ou iniciais do ler e do escrever.



Fonte: Soares, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becker Soares; Antônio Augusto Gomes Batista. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. 64 p. - (Coleção Alfabetização e Letramento) Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_L etramento.pdf Acesso: 05 jan 2020.



Sobre a alfabetização e o letramento, é INCORRETO afirmar que:

    A) O conceito de alfabetização foi sendo progressivamente ampliado, em razão de necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina o sistema de escrita e as capacidades básicas de leitura e escrita, mas aquele que sabe usar a linguagem escrita para exercer uma prática social em que essa modalidade da língua é necessária.

    B) A perspectiva cognitivista considera que o desenvolvimento da fluência em leitura – quer dizer, o desenvolvimento de um processamento automático de palavras e unidades do texto – é uma importante dimensão do processo de alfabetização.

    C) O ambiente alfabetizador pode proporcionar a convivência sistemática com alguns dos usos da escrita às crianças pertencentes a famílias cujo acesso aos bens culturais é restrito, pode dirigir a atenção dessas crianças às formas gráficas e à sua relação com os significados e os sons que representam, o que, certamente, é positivo. Sendo assim, essa estratégia didática é suficiente para propiciar o desenvolvimento das capacidades de letramento.

    D) Há procedimentos metodológicos adotados na alfabetização que separam a apropriação do sistema de escrita e a conquista da leitura com compreensão e da escrita significativa; há também aqueles que procuram desenvolver simultaneamente a aprendizagem do sistema de escrita e as capacidades de leitura e de escrita. Defendemos a ideia de que é possível e necessário articular alfabetização e letramento.

O cuidar, o educar e o brincar devem ser considerados importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Cuidar necessita construir vínculos entre quem cuida e quem é cuidado, envolve habilidades em observar as especificidades, individualidade, ideias e emoções da criança e ajudá-la em todos os seus aspectos.
II. O Cuidar envolve questões afetivas, biológicas, como alimentação e cuidados com a saúde e higiene da criança, porém o Cuidar não deve ser considerado parte integrante da educação.
III. O Cuidar na perspectiva da Educação Infantil é uma ação cidadã, da qual os professores necessitam estar atento e ter consciência dos direitos das crianças, que é um ser ativo em todo o processo, devendo contribuir eficientemente para que haja crescimento e desenvolvimento da criança, considerando as necessidades da mesma, o que tornará o educador mais humano.

IV. O cuidado tem como foco o outro, e o adulto deve ser receptível e sensível, percebendo e suprindo as necessidades da criança, tais atitudes exigem proximidade, tempo e entrega.


Estão CORRETAS as afirmativas:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III e IV.

    C) II, III e IV.

    D) I, II e III.

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).


? A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.


? A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através do planejamento, a sua ação educativa. Terá como função estabelecer os limites para tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e eficaz.


? A avaliação somativa visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.


? Por depender mais da sensibilidade e do olhar técnico do educador, a avaliação somativa fornece mais informações que permitem a customização do trabalho do professor com base nas necessidades de cada aluno.


A sequência CORRETA é:

    A) V – F – V – F.

    B) F – V – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) V – F – F – F.

De acordo com as Diretrizes para Educação Básica a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas:
I. Avaliação da aprendizagem. II. Avaliação de redes de educação básica. III. Avaliação institucional interna e externa.
Estão CORRETAS:

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) I, II e III, todos.

    D) II e III, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...