Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

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A supervisão educacional

  • A. deve ser exercida por um sujeito que possua o poder de assessorar, acompanhar e avaliar o trabalho que os professores realizam nas escolas.
  • B. tem o papel de inspecionar, reprimir, checar e monitorar a produtividade, a eficiência e a qualidade do planejamento da escola.
  • C. tem como tarefa exclusiva planejar, organizar, coordenar e, de certa forma, controlar as atividades da escola e dos atores envolvidos.
  • D. deve se preocupar apenas com a aprendizagem dos alunos, pois educar se reduz a transmitir conhecimentos acumulados, mesmo com novas técnicas e tecnologias.
  • E. deve ser articuladora, dinâmica e ciente de sua importância na educação, preocupando-se com o aprimoramento do currículo e sua atualização permanente.

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue os itens seguintes, acerca da supervisão educacional. O principal papel do supervisor na educação contemporânea é inspecionar as ações educacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue os itens seguintes, acerca da supervisão educacional. A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue os itens seguintes, acerca da supervisão educacional. O supervisor é um mediador entre o trabalho docente e as ações pedagógicas da instituição educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Naura Ferreira, em seu livro Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação, apresenta a seguinte concepção da atual supervisão na escola: “Portanto, não se trata de coordenação e controle fundamentados na perspectiva fragmentada da divisão de trabalho de estrutura vertical e sim supervisão educacional compreendida na perspectiva democrática, como prática profissional do educador comprometido com os princípios da carta magna da educação que propõe uma outra visão de mundo e de sociedade que se quer e almeja, mais justa, fraterna, solidária, igualitária e humana, seriamente articulada com as políticas, o planejamento, a gestão, a avaliação da educação e o ensino.”

Nessa concepção, é INCORRETO afirmar:

  • A. Tem-se, assim, a supervisão como atividade teórico-prática articuladora, dinâmica e cônscia de seu papel histórico na educação brasileira, como prática profissional do educador comprometido com o significado e as implicações sociopolíticas da educação.
  • B. Um novo conteúdo se impõe hoje para a supervisão educacional: novas relações e compromissos desafiam os profissionais da educação não só voltada para a qualidade do trabalho educativo e suas rigorosas formas de realização, mas também e, sobremaneira, compromissada com a construção de um novo conhecimento – o conhecimento emancipação.
  • C. A atividade do supervisor educacional, hoje, deve servir ao controle rigoroso da ação do professor, tendo em vista assegurar o cumprimento das políticas públicas direcionadas para a formação de seres humanos passivos e preparados para manter a ordem social.
  • D. O exercício da supervisão escolar, hoje, deve ajudar a desenvolver seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter na convivência sadia que se dá através do diálogo e do respeito na construção coletiva de uma sociedade democrática verdadeiramente humana.

Na estrutura e organização técnico-pedagógica da escola, uma das funções do profissional de Supervisão Escolar é a de coordenar a ação pedagógica de forma a garantir o cumprimento da Proposta Político-Pedagógica. Nesse sentido:

  • A. Na ausência de um professor, o profissional de Supervisão Escolar deve agir como substituto deste profissional. Isso porque o seu cargo é maior que o dos docentes e possui habilitação plena em todas as disciplinas constantes no Ensino Fundamental e Médio.
  • B. O profissional de Supervisão Escolar deve monitorar as ações docentes com vistas à punição daqueles que não atingiram as metas estabelecidas no Projeto Político- Pedagógico – PPP.
  • C. O profissional de Supervisão Escolar é incumbido da gestão escolar, desde as funções fiscais, administrativas, gerenciais e pedagógicas de uma unidade escolar.
  • D. O profissional de Supervisão Escolar deve assessorar individual e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar.

O papel do Supervisor nos dias atuais é definido com base em seu objeto de trabalho, ou seja, o resultado da relação que ocorre entre o professor que ensina e o aluno que aprende. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que

  • A. a supervisão só pode ser justificada em termos de sua relação com a situação ensino-aprendizagem. Ela não tem um fim em si mesmo e só será positiva enquanto seus efeitos sobre o ensino-aprendizagem forem positivos e estiverem conseguindo melhoria nesses aspectos.
  • B. cabe ao Supervisor exercer sua função como burocrata do processo de ensino-aprendizagem, fiscalizando os recursos que o professor trabalha em sala de aula, observando os planejamentos diários, a fim de organizar a avaliação de mensuração de resultados da aprendizagem.
  • C. a Supervisão deve dirigir a atenção para os fundamentos da educação. O supervisor deve procurar ter consciência clara dos conceitos e crenças que determinam sua maneira de agir, dos fins que pretendem atingir e dos meios a serem utilizados. Isso corresponde à filosofia que baseia sua atividade supervisora.
  • D. o conceito de supervisão visa sempre ao aperfeiçoamento total do ensino-aprendizagem através do conhecimento da situação, da avaliação dessa situação e das modificações das condições que afetam a aprendizagem. Isso vem a ser, em outras palavras, as três funções primordiais da supervisão: diagnosticar, avaliar e aperfeiçoar.
  • E. a supervisão implica no bom relacionamento, comunicação e liderança para que haja interação mútua e contínua. É importante que o supervisor seja aceito pelo grupo com o qual trabalha, pois é uma atividade cooperativa. A eficiência da supervisão não se mede pelo esforço e competência, mas, sim, pelas modificações verificadas no comportamento do grupo em que atua.

A ação do Supervisor Educacional é atribuída a funções complexas. De acordo com o trecho anterior, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. Considera-se papel fundamental do Supervisor ser o grande harmonizador do ambiente da escola.
  • B. O objeto de trabalho do supervisor é a aprendizagem do aluno através do professor, em que ambos trabalham como uma equipe, ou seja, um dependendo do outro.
  • C. O Supervisor deve ser o profissional encarregado de controlar qualquer ação, como também promover a interação entre teoria e prática, entre pensamento e ação.
  • D. O Supervisor é o profissional de apoio e parceria com o professor, e a relação estabelecida com o grupo de professores, ao qual lidera, passa a ser a essência do desenvolvimento de seu trabalho.
  • E. O trabalho do supervisor, centrado na ação do professor, deve ser de assessoria ou consultoria, pois requer apenas o acompanhamento do trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores em uma escola.

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A LDB e os PCNs são marcos fundamentais definidores da concepção de supervisão escolar que vigora no atual cenário educacional brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado
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