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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.
Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:
I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.
II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.
III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
I, II e III.
Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:
I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.
II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.
III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
O supervisor desenvolve atividades exclusivamente destinadas à monitoração da escola.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.
Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:
I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.
II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.
III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.
IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, III e IV.
I, II, III e IV.
Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 2 1 1 1.
2 1 2 2 1.
1 2 1 2 1.
1 1 2 1 2.
1 1 1 2 2.
Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:
O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.
O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.
O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.
O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.
Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão
I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.
II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.
III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
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