Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.

A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:

I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.

II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.

III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas I e III.

  • E.

    I, II e III.

Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:

I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.

II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.

III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.

O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.

O supervisor desenvolve atividades exclusivamente destinadas à monitoração da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.

A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:

I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.

II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.

III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.

IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas III e IV.

  • D.

    Apenas I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Pensar a prática cotidiana da escola requer um profundo envolvimento e comprometimento com a melhoria dos processos de ensinar e aprender. Nesse sentido, a Ação Supervisora pode se configurar como tradicional ou renovada. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características da Ação Supervisora Tradicional e da Ação Supervisora Renovada, conforme Silva Jr et al.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    2 – 2 – 1 – 1 – 1.

  • B.

    2 – 1 – 2 – 2 – 1.

  • C.

    1 – 2 – 1 – 2 – 1.

  • D.

    1 – 1 – 2 – 1 – 2.

  • E.

    1 – 1 – 1 – 2 – 2.

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

  • A.

    O Supervisor é um profissional que auxilia os alunos a tomar consciência de seus valores e dificuldades.

  • B.

    O Supervisor preocupa-se com métodos, técnicas e conteúdos mais do que com o sentido do processo educativo.

  • C.

    O papel do Supervisor Escolar se constitui na somatória de esforços e ações com o sentido de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    Embora assumindo uma ação voltada ao professor, nem sempre a ação do Supervisor Escolar preocupa-se com a melhoria do seu desempenho.

  • E.

    O Supervisor Escolar deve prestar uma assistência sistemática ao professor.

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...