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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A coordenadora pedagógica de uma escola, desejosa de solucionar problemas relacionados ao desempenho em Matemática de alguns alunos marcados como incapazes de aprender essa matéria, aproveitou a chegada de um novo professor e o instruiu dizendo-lhe que a turma A era composta por alunos muito competentes em Matemática, dedicados aos estudos e criativos; sobre a turma B, afirmou serem alunos desinteressados, desatentos e sem futuro para as ciências exatas. Passados alguns meses observou-se considerável elevação no desempenho da turma A, assim como o resultado inverso pode ser conferido na turma B. Detalhe importante é que a coordenadora havia invertido as informações fornecidas ao professor, isto é, a turma dos bons alunos era, na verdade, a B.
A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.Cabe ao professor, durante a intervenção em sala de aula, interagir com a turma, auxiliar os alunos nas dificuldades e reforçar os pontos positivos na aprendizagem.
Ao assumir novas turmas, é indispensável que o professor seja informado adequadamente sobre os alunos pelas pessoas mais antigas na escola sob pena de não conseguir realizar um bom trabalho.
As informações da coordenadora pedagógica a respeito das capacidades dos alunos são fundamentais para o sucesso do trabalho do professor.
O professor deve estar atento às informações de terceiros a respeito dos seus alunos, caso contrário não conseguirá ensiná-los.
Antes de iniciar as aulas, o novo professor deveria conferir com o serviço de orientação educacional a situação dos alunos.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Diretor de uma escola de educação profissional faz uma consulta ao seu Supervisor de Ensino, nos seguintes termos: com base em nosso Regimento Escolar poderemos fazer o aproveitamento de estudos adquiridos no trabalho por um aluno?
O Supervisor, referindo-se ao artigo 41 da Lei Federal n.º 9.394/96, informa ao Diretor que oaproveitamento de estudos para fins de prosseguimentos de estudos não pode ser feito pela própria escola.
aproveitamento de conhecimento e experiências está condicionado ao perfil de conclusão pretendido.
conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
pedido de aproveitamento de estudos deverá ser solicitado ao Conselho Estadual de Educação por meio de consulta formal.
aproveitamento de estudos é feito por estabelecimentos previamente credenciados pelo Conselho Estadual de Educação.
Numa reunião de pais, D. Maria deu um depoimento dizendo que, desde que os professores solicitaram a ela que acompanhasse com atenção e carinho as atividades escolares de seu filho em casa, o menino danado mudou da água pro vinho. O fato de ela trabalhar o dia todo, não a impediu de arranjar um tempinho pra ele. Após a declaração, a professora lembrou que a participação dos pais, na estratégia de promoção do sucesso escolar de seus filhos, era fundamental. Assinale a alternativa que seria incoerente com uma relação de parceria entre escola-família.
Considerar a diversidade de arranjos familiares.
Considerar as diferenças sócioeconômicas e culturais das famílias.
Incluir no currículo da escola experiências trazidas pelos pais e mães de alunos.
Analisar as dificuldades dos alunos sob a ótica do modelo da reprovação e atribuir à ausência dos pais as dificuldades apresentadas pelos educandos.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Gestão escolar diz respeito às atividades de planejamento, execução e avaliação que dirigentes e professores precisam desenvolver para levar adiante seus projetos educacionais e curriculares. A execução de um plano é, por natureza, um processo dinâmico e flexível que para funcionar de forma adequada, como elemento facilitador de uma gestão para mudança, exige talento político e:
formação.
liderança.
competências.
informação.
especialização.
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
Analise as afirmativas.
I. Documento redigido de maneira que não se possa modificá-lo posteriormente, por ter valor jurídico.
II. Documento que apresenta os resultados finais obtidos pelo aluno.
III. Documento indispensável em caso de transferência, caso ocorra no decorrer do período letivo.
As afirmativas anteriores referem-se, respectivamente, a
I. ata II. ficha individual III. boletim escolar
I. redação técnica II. histórico escolar III. ficha individual
I. declaração escolar II. arquivo III. ficha de avaliação
I. ata II. histórico escolar III. ficha individual
I. ficha de avaliação II. boletim escolar III. declaração escolar
Analise as afirmativas sobre escrituração em arquivo escolar.
I. Deve guardar documentos, formulários e papéis referentes ao estabelecimento de forma ordenada.
II. Deve possibilitar a reconstituição do passado, sendo um centro ativo de informações.
III. Quanto mais complexo for o sistema de arquivamento, menores serão as possibilidades de erros e maiores as probabilidades de funcionamento eficiente.
IV. Todos os registros de atividades e atos escolares dos alunos deverão estar no arquivo escolar.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
I, IV
II, III
I, II, IV
I, II, III, IV
Em uma escola municipal de Campinas, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho de Escola para tratar de assuntos constantes em uma pauta previamente elaborada. Porém, a reunião acontecerá, excepcionalmente, sem os representantes dos alunos, uma vez que foi marcada às 9h, período em que os alunos estão em aula, devido à dificuldade de encontrar no calendário data mais conveniente, por tratar-se de novembro. Diante do exposto, é correto afirmar que
a situação descrita não é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias do Conselho não devem ocorrer jamais no período da manhã, devido à legislação vigente.
a situação descrita é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias, quando marcadas com urgência, podem coincidir com o horário das aulas e, para estes casos excepcionais, os alunos não precisam participar.
a situação descrita não é possível de ocorrer, pois os alunos como representantes do Conselho devem participar de todas as reuniões, inclusive as extraordinárias.
a situação descrita é possível de ocorrer, pois, dependendo da reunião, se na pauta não há um assunto que compete aos alunos, eles são dispensados de participar.
É dia de reunião para composição de Conselho de Escola de uma escola pública municipal de Campinas. Devem participar da constituição do Conselho alunos, pais, professores e funcionários da escola e, neste caso, também um representante da Associação de Moradores do Bairro. Sabendo-se que se trata de uma escola de Ensino Fundamental com 20 classes, assinale a alternativa que apresenta qual será a proporcionalidade de Conselheiros e professores que comporão o Conselho de Escola.
19 Conselheiros e 40% de professores.
5 professores e 5 Conselheiros.
O número é variável, depende da necessidade constatada pela equipe gestora da escola.
40% de professores e 1 Conselheiro.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:
uma relação autônoma de componentes curriculares previstos na reunião de docentes, com os devidos detalhamentos de conteúdos fundamentais, imprescindíveis para os conhecimentos e informações a serem adquiridos e memorizados adequadamente pelos alunos.
como redes de fazeres e saberes, produzidas e compartilhadas nos cotidianos escolares, cujos fios, nós e linhas de fuga não se limitam a esses cotidianos, prolongando-se para além deles nos diferentes contextos vividos pelos sujeitos que praticam e habitam, direta ou indiretamente, as escolas.
como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes a serem incorporados pelos alunos, tendo em vista seu aprimoramento cultural, indispensável para vencer obstáculos no percurso da vida, seja como pessoa, seja como profissional ajustado e cumpridor de todas as regras.
um processo dinâmico, com várias interfaces, sujeito a realizar as missões em diferentes níveis educativos, de acordo com as características destes, numa preocupação linear de realizações pedagógicas, coerentes com um planejamento detalhado e rígido.
como uma relação de saberes científicos, contemporâneos, de acordo com as intenções de um mundo globalizado, de aceitação dos principais conceitos que poderão ser vividos pelos alunos no futuro, numa atitude de aceitação e obediência ao que foi dito nas escolas.
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