Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

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A pesquisa no trabalho escolar possibilita que

  • A.

    o aluno cresça, pois terá que estudar mais.

  • B.

    o aluno seja o sujeito da sua aprendizagem, pois amplia sua participação neste processo.

  • C.

    o professor amplie seus conhecimentos, pois obtém um maior rendimento escolar

  • D.

    o aluno construa novos conhecimentos, pois irá estudar somente aquilo que ele não sabe.

  • E.

    o professor trabalhe de forma integrada com a proposta curricular da escola.

A pesquisa deve ser entendida como elemento fundamental na organização do trabalho pedagógico pois:

  • A.

    o professor trabalha mais em sala de aula.

  • B.

    os professores conseguem realizar um trabalho consistente.

  • C.

    a descoberta de novos conhecimentos toma a aprendizagem mais agradável.

  • D.

    a construção de novos conhecimentos leva a novas aprendizagens

  • E.

    o aluno aprende muito mais.

Para reduzir conflitos entre chefes e subordinados, você planeja um programa de treinamento em que haja troca das suas respectivas posições. Nesta situação, você utilizaria com maior proveito a técnica de

  • A.

    simulação.

  • B.

    estudo de caso.

  • C.

    rotação de cargo.

  • D.

    desempenho de papel.

  • E.

    trabalho em equipe.

O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:

  • A.

    A prática autocrática, a postura individualista e o isolamento administrativo.

  • B.

    O distanciamento físico e a autonomia dos profissionais da educação.

  • C.

    O racionalismo técnico e a postura centralizadora.

  • D.

    A qualidade pedagógica, o currículo com significado, o aumento do profissionalismo, a postura coletiva e a aproximação dos educadores.

O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:

  • A.

    elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

  • B.

    assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e na definição das prioridades de atendimento à demanda.

  • C.

    assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação, elaborar e executar sua proposta pedagógica e participar do Conselho Municipal de Educação.

  • D.

    garantir o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da Associação de Pais e Mestres.

  • E.

    administrar pessoal, recursos materiais e financeiros da escola, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da definição do orçamento Municipal para a educação e do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

Uma das funções essenciais no âmbito da prática supervisora enfatizada pelos PCN diz respeito à coordenação, formulação e implementação do projeto político pedagógico na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

O supervisor escolar tem como função estimular o hábito de estudo entre os professores, focalizando a respectiva formação permanente, na qual o conhecimento é (re)elaborado e (re)construído no processo ensinoaprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

O supervisor escolar é um profissional integrado ao corpo docente que trabalha de forma interdisciplinar, articulando os sujeitos e os elementos envolvidos no processo ensinoaprendizagem: professores, alunos, objetivos, conteúdos, métodos e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

Hoje, a prática profissional do supervisor é vista como uma interpretação do significado das políticas e das práticas pedagógicas, ou seja, um duplo movimento que busca comprometer-se com os princípios e as finalidades da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à concepção e à prática da supervisão — funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais —, julgue os itens a seguir.

A prática profissional de supervisão recebeu destaque especial no período desenvolvimentista brasileiro. Sua função, à época, passou a estabelecer padrões de comportamento para os alunos e os critérios de aferição do rendimento escolar, visando à eficiência do ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
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