Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A pesquisa no trabalho escolar possibilita que
o aluno cresça, pois terá que estudar mais.
o aluno seja o sujeito da sua aprendizagem, pois amplia sua participação neste processo.
o professor amplie seus conhecimentos, pois obtém um maior rendimento escolar
o aluno construa novos conhecimentos, pois irá estudar somente aquilo que ele não sabe.
o professor trabalhe de forma integrada com a proposta curricular da escola.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A pesquisa deve ser entendida como elemento fundamental na organização do trabalho pedagógico pois:
o professor trabalha mais em sala de aula.
os professores conseguem realizar um trabalho consistente.
a descoberta de novos conhecimentos toma a aprendizagem mais agradável.
a construção de novos conhecimentos leva a novas aprendizagens
o aluno aprende muito mais.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Para reduzir conflitos entre chefes e subordinados, você planeja um programa de treinamento em que haja troca das suas respectivas posições. Nesta situação, você utilizaria com maior proveito a técnica de
simulação.
estudo de caso.
rotação de cargo.
desempenho de papel.
trabalho em equipe.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:
A prática autocrática, a postura individualista e o isolamento administrativo.
O distanciamento físico e a autonomia dos profissionais da educação.
O racionalismo técnico e a postura centralizadora.
A qualidade pedagógica, o currículo com significado, o aumento do profissionalismo, a postura coletiva e a aproximação dos educadores.
O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:
elaborar e executar sua proposta pedagógica; administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e na definição das prioridades de atendimento à demanda.
assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação, elaborar e executar sua proposta pedagógica e participar do Conselho Municipal de Educação.
garantir o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da Associação de Pais e Mestres.
administrar pessoal, recursos materiais e financeiros da escola, assessorar os Órgãos Regionais de Educação na elaboração do Plano Municipal de Educação e participar da definição do orçamento Municipal para a educação e do Conselho de Acompanhamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
Uma das funções essenciais no âmbito da prática supervisora enfatizada pelos PCN diz respeito à coordenação, formulação e implementação do projeto político pedagógico na escola.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
O supervisor escolar tem como função estimular o hábito de estudo entre os professores, focalizando a respectiva formação permanente, na qual o conhecimento é (re)elaborado e (re)construído no processo ensinoaprendizagem.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
O supervisor escolar é um profissional integrado ao corpo docente que trabalha de forma interdisciplinar, articulando os sujeitos e os elementos envolvidos no processo ensinoaprendizagem: professores, alunos, objetivos, conteúdos, métodos e avaliação.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
Hoje, a prática profissional do supervisor é vista como uma interpretação do significado das políticas e das práticas pedagógicas, ou seja, um duplo movimento que busca comprometer-se com os princípios e as finalidades da educação.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência à concepção e à prática da supervisão funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais , julgue os itens a seguir.
A prática profissional de supervisão recebeu destaque especial no período desenvolvimentista brasileiro. Sua função, à época, passou a estabelecer padrões de comportamento para os alunos e os critérios de aferição do rendimento escolar, visando à eficiência do ensino.
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