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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.
A ação supervisora, quando fundamentada na participação do corpo docente, pode ser grande aliada do professor na avaliação crítica da qualidade de ensino.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.
O supervisor escolar tem como uma de suas funções estimular grupos de estudo entre os professores, focalizando a formação permanente desse grupo.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.
O supervisor escolar, profissional integrado ao corpo docente, trabalha de forma interdisciplinar, articulando sujeitos e elementos do processo de ensino e aprendizagem: professores, alunos, competências, habilidades, metodologia e avaliação.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Assim como a escola, entende-se ser o ensino pertencente à sociedade e balizado pela sua cultura.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Devido a sua natureza, a escola deve ser administrada monoliticamente, o que implica admitir a sua intrínseca diversidade cultural.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na ótica das discussões de abordagem sociocultural, é ponto pacífico a limitação social imposta à escola, tanto quanto esta limita a sociedade.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.
A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.
Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.
De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.
De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.
I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.
II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.
III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e III estão corretas
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?
Ênfase na dimensão grupal e nos princípios da totalidade.
Ênfase na hierarquização vertical e no pragmatismo.
Ênfase no cumprimento de leis e normas.
Ênfase na subjetividade e na dimensão individual.
Ênfase nas condições do sistema econômico e na orientação determinista.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a alternativa correta que se refere a uma perspectiva de gestão inovadora.
A concepção de gestão da educação emancipatória está ligada a uma visão da educação, enquanto ato pedagógico, numa perspectiva fenomenológica.
A gestão da educação com enfoque tecnocrático é vivenciada na maioria das escolas públicas, constituindo-se exigência legal.
O planejamento da gestão escolar deve possuir um caráter desenvolvimentista, pois é característico das políticas governamentais.
A gestão da educação deve envolver, apenas, pais e alunos.
A concepção de gestão da educação dialógica deve ser a única visão pertinente para o trabalho administrativo e docente.
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