Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

A ação supervisora, quando fundamentada na participação do corpo docente, pode ser grande aliada do professor na avaliação crítica da qualidade de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.

O supervisor escolar tem como uma de suas funções estimular grupos de estudo entre os professores, focalizando a formação permanente desse grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.

O supervisor escolar, profissional integrado ao corpo docente, trabalha de forma interdisciplinar, articulando sujeitos e elementos do processo de ensino e aprendizagem: professores, alunos, competências, habilidades, metodologia e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Assim como a escola, entende-se ser o ensino pertencente à sociedade e balizado pela sua cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Devido a sua natureza, a escola deve ser administrada monoliticamente, o que implica admitir a sua intrínseca diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na ótica das discussões de abordagem sociocultural, é ponto pacífico a limitação social imposta à escola, tanto quanto esta limita a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

  • A. Apenas a I está correta.
  • B. Apenas I e II estão corretas.
  • C. Apenas II e III estão corretas.
  • D.

    Apenas I e III estão corretas

  • E. I, II e III estão corretas.

Qual das afirmações abaixo expressa a Concepção Burocrática de Planejamento?

  • A.

    Ênfase na dimensão grupal e nos princípios da totalidade.

  • B.

    Ênfase na hierarquização vertical e no pragmatismo.

  • C.

    Ênfase no cumprimento de leis e normas.

  • D.

    Ênfase na subjetividade e na dimensão individual.

  • E.

    Ênfase nas condições do sistema econômico e na orientação determinista.

Assinale a alternativa correta que se refere a uma perspectiva de gestão inovadora.

  • A.

    A concepção de gestão da educação emancipatória está ligada a uma visão da educação, enquanto ato pedagógico, numa perspectiva fenomenológica.

  • B.

    A gestão da educação com enfoque tecnocrático é vivenciada na maioria das escolas públicas, constituindo-se exigência legal.

  • C.

    O planejamento da gestão escolar deve possuir um caráter desenvolvimentista, pois é característico das políticas governamentais.

  • D.

    A gestão da educação deve envolver, apenas, pais e alunos.

  • E.

    A concepção de gestão da educação dialógica deve ser a única visão pertinente para o trabalho administrativo e docente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...