Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:
referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.
elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.
habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.
saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.
conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.
"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:
alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.
respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.
avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.
diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.
envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.
Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.
A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.
O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.
Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.
O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.
Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.
"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:
Conselho de Classe;
Conselho de Escola;
Grêmio Estudantil;
Círculo de Pais e Professores;
Serviço de Orientação Pedagógica.
São características de um bom gestor, EXCETO:
participar do planejamento e fazer o acompanhamento do trabalho docente;
estar sempre preocupado com os resultados da aprendizagem;
concentrar as decisões em sua figura;
manter as questões administrativas em dia.
Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.
De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.
Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.
Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.
A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.
Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.
De acordo com o estilo autocrático de liderança, a obediência é a principal atitude de grupo e a responsabilidade de determinação das ações é do chefe e de sua equipe de trabalho.
Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe.
O estilo liberal destaca a iniciativa como principal atitude do grupo e determina que a responsabilidade de determinação das ações é apenas do chefe.
No estilo autocrático, as idéias e as ações a serem executadas são determinadas pelo chefe, e a iniciativa é tomada individualmente por cada membro da equipe.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:
capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.
títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.
títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.
capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Em virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis na sociedade brasileira, um grande contingente de crianças e adolescentes, na escola pública, requer uma ampliação do tempo pedagógico para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe à escola se organizar para garanti-lo. Ao Conselho Escolar, cabe acompanhar e verificar os resultados desses procedimentos pedagógicos. Neste sentido, sobre o Conselho Escolar, é correto afirmar que:
pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, mesmo que ela perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino.
constitui o espaço inadequado para encontrar saídas alternativas e propor novas condutas de participação individual e coletiva no ambiente escolar.
incentiva as medidas que são tomadas, visando à instauração ou aprofundamento das relações democráticas, porém seu objetivo último não diz respeito, propriamente, às aprendizagens dos estudantes.
é de sua competência ficar atento aos sinais que evidenciam que os estudantes estão sendo respeitados em seu ritmo de aprendizagem e que, de fato, a reorganização do trabalho pedagógico favorece este ritmo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...