Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

Lista completa de Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

  • A.

    referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.

  • B.

    elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.

  • C.

    habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.

  • D.

    saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.

  • E.

    conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

  • A.

    alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.

  • B.

    respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.

  • C.

    avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.

  • D.

    diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.

  • E.

    envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.

"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.

Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.

  • A.

    A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.

  • B.

    O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.

  • C.

    Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.

  • D.

    O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.

  • E.

    Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.

"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:

  • A.

    Conselho de Classe;

  • B.

    Conselho de Escola;

  • C.

    Grêmio Estudantil;

  • D.

    Círculo de Pais e Professores;

  • E.

    Serviço de Orientação Pedagógica.

São características de um bom gestor, EXCETO:

  • A.

    participar do planejamento e fazer o acompanhamento do trabalho docente;

  • B.

    estar sempre preocupado com os resultados da aprendizagem;

  • C.

    concentrar as decisões em sua figura;

  • D.

    manter as questões administrativas em dia.

Devemos trabalhar na direção da construção de uma cultura de avaliação, isto é, a avaliação incorporada de forma institucionalizada e como um espaço de reflexão sistemática, com vistas à elaboração de subsídios para a tomada de decisão.

De acordo com as idéias acima, uma cultura de reflexão e ação permite que:

  • A. a comunidade avalie o trabalho realizado, decidindo quem permanece na instituição.
  • B. alunos possam avaliar uns aos outros, em função da clareza dos objetivos a serem alcançados em cada momento.
  • C. o Conselho de Escola coordene a auto-avaliação de todos os que dela participam.
  • D. se assuma a responsabilidade da gestão de uma instituição e/ou de um sistema.
  • E. a Direção da escola realize, sem conflitos, a avaliação do trabalho dos seus funcionários.

Em relação aos mecanismos de participação, assinale a opção correta.

  • A.

    Para ser eficaz, a participação deve ser deliberativa e vinculante, não podendo ser consultiva.

  • B.

    Quanto à estrutura de sua intervenção, a participação pode ser executiva, hipótese em que se trabalha com o princípio da cogestão ou com entidades de utilidade pública.

  • C.

    A participação direta pode ser empregada apenas em organizações de pequeno porte, visto ser impossível utilizá-la quando há grandes contingentes humanos envolvidos.

  • D.

    Os conselhos de controle social não são considerados mecanismos de participação popular devido à ingerência dos poderes públicos locais.

Assinale a opção correta quanto aos tipos de liderança e às relações humanas no trabalho.

  • A.

    De acordo com o estilo autocrático de liderança, a obediência é a principal atitude de grupo e a responsabilidade de determinação das ações é do chefe e de sua equipe de trabalho.

  • B.

    Segundo o estilo democrático, a cooperação é a principal atitude do grupo e a tomada de decisão é compartilhada por toda a equipe.

  • C.

    O estilo liberal destaca a iniciativa como principal atitude do grupo e determina que a responsabilidade de determinação das ações é apenas do chefe.

  • D.

    No estilo autocrático, as idéias e as ações a serem executadas são determinadas pelo chefe, e a iniciativa é tomada individualmente por cada membro da equipe.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O regimento escolar insere as normas de conduta, estabelecendo a forma de ação e direção instituída para gerenciamento do cotidiano da escola. Assim, podemos perceber que a importância da clareza do documento está contida em sua própria definição, que deve ser apresentada em:

  • A.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • B.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, alíneas e incisos.

  • C.

    títulos, capítulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

  • D.

    capítulos, títulos, seções, artigos, parágrafos, incisos e alíneas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em virtude das condições econômicas e sociais desfavoráveis na sociedade brasileira, um grande contingente de crianças e adolescentes, na escola pública, requer uma ampliação do tempo pedagógico para alcançar o padrão de desempenho escolar desejável. Cabe à escola se organizar para garanti-lo. Ao Conselho Escolar, cabe acompanhar e verificar os resultados desses procedimentos pedagógicos. Neste sentido, sobre o Conselho Escolar, é correto afirmar que:

  • A.

    pode auxiliar a escola na ampliação de sua autonomia em relação à condução das atividades pedagógicas e administrativas, mesmo que ela perca sua vinculação com as diretrizes e normas do sistema público de ensino.

  • B.

    constitui o espaço inadequado para encontrar saídas alternativas e propor novas condutas de participação individual e coletiva no ambiente escolar.

  • C.

    incentiva as medidas que são tomadas, visando à instauração ou aprofundamento das relações democráticas, porém seu objetivo último não diz respeito, propriamente, às aprendizagens dos estudantes.

  • D.

    é de sua competência ficar atento aos sinais que evidenciam que os estudantes estão sendo respeitados em seu ritmo de aprendizagem e que, de fato, a reorganização do trabalho pedagógico favorece este ritmo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...