Questões sobre A Supervisão: Concepção e Prática

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A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais, julgue os itens seguintes.

Na avaliação de programas, os avaliadores formam um grupo distinto do grupo dos colaboradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

A organização curricular caracteriza-se pela segmentação do conhecimento em áreas e disciplinas autônomas e pela divisão entre tomada de consciência e ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Sob as referidas influências, instituiu-se a dualidade estrutural, com base na qual se definem os diferentes tipos de escola, a partir da classe social de origem do educando e do papel a ela destinado na divisão social e técnica do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Os professores devem especializar-se em temas ou disciplinas, para serem, posteriormente, agrupados conforme as suas especialidades, de modo que se tornem capazes de discutir e compreender o trabalho pedagógico integralmente, a partir do local onde ele é realizado, a escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

As principais atribuições/funções que os diretores devem desenvolver em suas unidades escolares são

  • A.

    mediar as demandas do sistema de ensino com a sua realidade escolar; estar atualizado com relação às diretrizes educacionais nos diversos âmbitos: nacional, estadual e municipal; zelar pela organização administrativa da escola em consonância com sua proposta pedagógica; garantir e organizar os registros realizados por sua unidade; motivar a participação da comunidade escolar e dos demais profissionais da escola e mediar os conflitos existentes.

  • B.

    auxiliar os professores no planejamento e registro das atividades realizadas; comandar as equipes de auxiliares escolares no que se refere à limpeza e organização do espaço; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; elaborar a proposta pedagógica da escola; cuidar da parte administrativa/financeira da unidade; discutir temas junto a comunidade escolar que influenciem no trabalho desenvolvido na escola.

  • C.

    adequar a escola às Diretrizes Curriculares Nacionais; captar recursos em editais privados ou públicos para complementar os recursos destinados a sua unidade; vivenciar situações em sala de aula para posteriormente contribuir com a ação e planejamento dos educadores; estabelecer cronograma escolar e principalmente momentos para a participação da comunidade escolar; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

  • D.

    elaborar a proposta pedagógica da escola; organizar os momentos de planejamento junto aos professores; controlar as faltas e notas dos alunos; estabelecer parcerias com empresas privadas para a captação de recursos para sua unidade escolar; desenvolver plano administrativo para manter a escola; sistematizar todo o trabalho realizado pela escola e aprová-lo junto à Secretaria Estadual de Educação.

  • E.

    auxiliar na limpeza e organização do espaço escolar; contratar profissionais e organizar a carga horária de cada um deles; vivenciar, junto aos professores, situações de ensino para poder auxiliar no planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas; organizar festas de final de ano para arrecadação de fundos.

O Censo Escolar, de âmbito nacional, realiza o levantamento de informações estatístico-educacionais relativas

  • A.

    ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

  • B.

    à Educação Infantil e Educação Especial.

  • C.

    à Educação Básica e suas modalidades.

  • D.

    à Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.

  • E.

    Educação Básica e Ensino Superior.

A produção de dados estatístico-educacionais que retratem a realidade da Educação é fundamental para o estabelecimento de políticas de melhoria da educação brasileira. Por meio dos censos educacionais, busca-se

  • A.

    identificar os níveis e modalidades de ensino, investindo em três pesquisas distintas sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

  • B.

    alcançar informações que permitam formular, implementar e monitorar as políticas educacionais e avaliar o desempenho dos sistemas de ensino.

  • C.

    verificar como temáticas específicas estão sendo tratadas e avaliadas pelo docentes, notadamente junto ao alunado de baixa renda.

  • D.

    divulgar a fidedignidade e a validade de seus resultados, notadamente em função da necessidade de cumprir os requisitos legais.

  • E.

    apresentar uma sistemática de operacionalização, cuja viabilidade depende do trabalho dos gestores em assegurar a cooperação da comunidade escolar.

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