Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A elaboração de um currículo define:

I. Conteúdos, programas e práticas pedagógicas.

II. Papel dos agentes envolvidos no processo educativo.

III. Articulação das áreas do conhecimento.

IV. Aproveitamento do tempo escolar.

V. Definição de normas e padrões de comportamento.

No que se refere à elaboração de um currículo, estão CORRETOS:

  • A.

    Todos os itens estão corretos.

  • B.

    Apenas os itens I, II, III, IV estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens I, III, IV, V estão corretos.

  • D.

    Apenas os itens II, III, IV, V estão corretos.

Entende-se por Educação Especial:

  • A.

    Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.

  • B.

    A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.

  • C.

    Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.

  • D.

    Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), os sistemas de ensino NÃO deverão assegurar, aos educandos com necessidades especiais:

  • A.

    O acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível de ensino regular.

  • B.

    Currículos, métodos e técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

  • C.

    Professores com vasta experiência, porém sem especialização adequada.

  • D.

    Educação especial para o trabalho, visando sua efetiva integração na vida em sociedade.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, na concepção de Educação Infantil,

I. as polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento têm constituído o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em Educação Infantil.

II. referencial é uma proposta fechada, inflexível e obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais.

III. há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva.

IV. em concepções mais abrangentes, os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, III e IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

Sobre o exercício da tutoria no processo de mediação pedagógica a distância, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I No cenário da Educação a Distância, o papel do tutor restringe-se aos limites conceituais impostos na sua nomenclatura, já que ele, em sua missão precípua, é apenas um motivador dos estudos.

II A diferença entre o docente e o tutor é institucional, o que leva a consequências pedagógicas importantes, pois as intervenções do tutor, na educação a distância, são demarcadas em um quadro institucional diferente.

III Cabe ao tutor promover recompensas positivas aos seus aprendizes, tal como nos modelos de educação baseados na meritocracia, incentivando o espírito competitivo e dinâmico dos estudantes.

IV Um processo de mediação pedagógica eficaz em EaD depende, entre outros aspectos, da capacidade articuladora do professor tutor dos meios tecnológicos numa perspectiva criativa e instigadora.

  • A.

    Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmativas I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV são corretas.

Sobre a concepção de infância e de criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A concepção de criança é uma noção recentemente construída e não se modificou ao longo dos tempos.

  • B.

    A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico.

  • C.

    As crianças pequenas brasileiras enfrentam um cotidiano bastante tranquilo, mesmo as das escolas públicas, com excelentes condições de vida.

  • D.

    A Educação Infantil em creches e pré-escolas passou a ser, ao menos do ponto de vista legal, um dever da iniciativa privada e um direito da criança.

Segundo a Portaria 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que regulamenta a oferta de carga horária a distância em cursos e disciplinas presenciais, as instituições de ensino superior poderão

  • A.

    ofertar, no mínimo, 20% da carga horária de cada disciplina de um curso utilizando metodologias próprias da educação a distância, desde que previstas em seu projeto pedagógico.

  • B. introduzir a oferta de 20% de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial para complementação de aprendizagem ou de recuperação de estudos.
  • C.

    introduzir, na organização pedagógica e didática de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem modalidade semipresencial.

  • D.

    ofertar atividades complementares de ensino, reforço e recuperação, por meio das TIC para os cidadãos que, por motivo de saúde, estejam impedidos de acompanhar o ensino presencial.

Um dos pressupostos norteadores do currículo para a educação de jovens e adultos integrada à educação profissional técnica de nível médio é a formação integral do educando. Esse pressuposto refere-se à

  • A.

    formação que integra, no currículo, o trabalho que o aluno jovem ou adulto já exercia na prática, mas que não tinha habilitação para tal, oferecendo-lhe melhores oportunidades de emprego e renda.

  • B.

    formação de cidadãos-profissionais comprometidos com a sustentabilidade local e com o espírito competitivo, o que lhe permite ocupar as melhores vagas no mercado de trabalho e alavancar, sustentavelmente, a economia local.

  • C.

    formação que contempla uma educação básica sólida, em vínculo estreito com a formação profissional, com vistas a formar cidadãos-profissionais capazes de compreender e atuar no mundo do trabalho de forma crítica, ética e competente.

  • D.

    formação que integra diferentes habilitações profissionais, permitindo que o aluno ocupe diversas funções no mundo do trabalho, o que aumenta suas possibilidades de emprego e oportuniza ao jovem ou adulto inserir-se mais adequadamente na sociedade.

Conforme o documento “Política da Educação Especial do Estado de Santa Catarina”:

1. São educandos aqueles diagnosticados com deficiência, com condutas típicas e com altas habilidades.

2. A deficiência não pode ser compreendida como a expressão da totalidade do indivíduo, mas sim da interação entre a pessoa com deficiência e o contexto histórico-cultural.

3. Os alunos com diagnóstico de autismo estão incluídos no grupo de Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).

4. Os atendimentos, em educação especial, direcionados aos educandos da rede regular de ensino, não terão o caráter de apoio, complemento ou suplemento.

5. A presença de um Instrutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em todos os níveis de ensino, etapas e modalidades da Educação Básica precisa deixar de ser considerada como “atendimento” em educação especial direcionada à rede regular de ensino.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

Assinale a alternativa que melhor define “currículo escolar”.

  • A.

    É um processo que busca superar as visões parciais e dicotômicas do planejamento e da avaliação em direção a uma concepção dialética.

  • B.

    É a seleção prévia dos conteúdos principais a serem trabalhados durante um ano letivo em torno de temas geradores.

  • C.

    O caminho, a jornada, o trajeto a ser percorrido pelo aluno no período de sua formação e que tem referências, mapas, mas que sempre admite mudanças, atalhos, alterações significativas de rotas. Esse caminho está diretamente imbricado com os sujeitos - professores e alunos -, o objeto de estudo e o contexto.

  • D.

    Um espaço de reflexão crítica, coletiva e constante sobre a prática da sala de aula e da instituição para a troca de experiências e o desenvolvimento da atitude de cooperação.

  • E. É a necessidade de se fazer o trabalho a partir dos reais problemas da escola, o que exige que seja feita uma problematização da realidade para não se cair nas armadilhas de uma ideologia dominante.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...