Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

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As relações entre currículo formal e dinâmica do ensino em situações formais nos levam a refletir sobre, EXCETO:

  • A.

    A dimensão formal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.

  • B.

    A dimensão percebida que representa o que os professores realizam, partindo do que compreendem e interpretam do formal.

  • C.

    A dimensão vivenciada que representa o que os alunos recebem e aprendem a partir do que foi planejado.

  • D.

    A dimensão observada (operacional), sob a perspectiva daqueles que descrevem o ensino formal como ele acontece, independentemente da perspectiva de professores, alunos e administração.

  • E.

    A dimensão informal que identifica o currículo aprovado pelas entidades responsáveis, formais do sistema educacional.

Entende-se por Educação Especial:

  • A.

    A modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com necessidades especiais.

  • B.

    Uma modalidade de educação que visa separar os educandos com necessidades especiais, em salas especiais, com o objetivo de desenvolver um trabalho mais direcionado e com maior atenção.

  • C.

    Uma modalidade da educação básica e superior que visa formar indivíduos com necessidades espaciais para o mercado de trabalho.

  • D.

    Uma modalidade de educação escolar, onde a sua oferta é dever exclusivo do setor privado, tendo inicio na educação infantil, na faixa etária de zero a seis anos.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei 9394/96) é correto afirma:

  • A.

    O ensino religioso deve ser obrigatório para a educação básica.

  • B.

    O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

  • C.

    O ensino religioso assegura o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil e o proselitismo.

  • D.

    O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino infantil e fundamental.

Faça a correspondência entre as colunas no que tange as definições:

I. Educação infantil.

II. Ensino Fundamental.

III. Ensino Médio.

IV. Ensino Superior.

( ) Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) Tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o plenodomínio da leitura, da escrita e do cálculo.

( ) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

( ) Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.

  • A.

    IV – III – II – I;

  • B.

    IV – I – II – III;

  • C.

    I – II – III – IV;

  • D.

    III – IV – II – I;

  • E.

    II – I – III – IV.

O currículo é o polo estruturante do trabalho dos educadores e afeta a organização do trabalho dos educandos. A organização de trabalho dos educadores é condicionada pela organização escolar que, por sua vez, é inseparável da organização curricular. Uma porta de entrada para repensar e reinventar os currículos é

  • A.

    a reorganização curricular com base no trabalho mais coletivo dos(as) educadores(as), no planejamento por coletivos de área ou por coletivos de ciclo, revendo os conteúdos de docência e de ação educativa. Também nos coletivos docentes passar a investigar os currículos a partir dos educandos, pois não há como ignorá-los. Tornam-se, assim, produtores coletivos do currículo.

  • B.

    a integração com as famílias. Os educandos e as famílias obrigam a manter o nosso sistema educacional, a estrutura das escolas de forma rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, estamentos e hierarquias. O trabalho docente reproduz essas estruturas, hierarquias, níveis, prestígios, carreiras e até salários, hierarquizados. As sociedades, por meio das famílias dos educandos, produzem os currículos escolar, que condicionam a vida profissional dos educadores e a escolaridade dos estudantes.

  • C.

    a concordância com os currículos existentes nas escolas que, organizados pelos órgãos do sistema, inspirados no referente político da garantia do direito de todos ao conhecimento, à cultura, permitem a humanização do trabalho dos profissionais das escolas; hierarquizam os docentes.

  • D.

    olhar os alunos, pois o ordenamento curricular representa uma determinada visão do conhecimento e uma determinada visão dos alunos. O currículo deve partir de protótipos de alunos e estrutura-se em função desses protótipos, reproduzindo e legitimando-os. O ordenamento curricular termina reproduzindo e legitimando a visão que, como docentes ou gestores, os profissionais têm educandos, das categorias e das hierarquias em que os classificam.

As adaptações curriculares de pequeno porte (não significativas) são as ações realizadas

  • A.

    pela Direção da escola para promover as adaptações arquitetônicas necessárias para facilitar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • B.

    no âmbito administrativo, pela Secretaria de Educação, para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais no processo de ensino aprendizagem.

  • C.

    no âmbito pedagógico orientadas pelo Ministério da Educação com o objetivo de capacitar os professores para a melhoria no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais.

  • D.

    pelo professor, com o objetivo de permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.

A partir da ação e interação com o mundo (a natureza, as pessoas, os objetos) e das práticas culturais, a criança constitui o que se chama de função simbólica, ou seja, a possibilidade de representar, mentalmente, por símbolos, o que ela experiencia, sensivelmente, no real. O desenvolvimento da função simbólica no ser humano é de extrema importância, uma vez que é por meio do exercício desta função que o ser humano pode

  • A.

    desenvolver a percepção e a memória. A percepção é realizada pelos cinco sentidos externos. O ser humano desenvolve estes sentidos desde que não haja impedimentos nos órgãos dos sentidos ou nas estruturas cerebrais. Os sentidos funcionam com interdependência, o que tem uma relevância fundamental para os professores, pois o ensino deve mobilizar várias dimensões da percepção para que o aluno possa “guardar” conteúdos na memória de longa duração.

  • B.

    arquivar, evocar e esquecer. Ela é modulada pela emoção, isto quer dizer que os estados emocionais podem interferir no comportamento. Em sala de aula, não é somente o conteúdo que motiva, mas, sobretudo, como o professor trabalha com este, seja ele da escrita, artes ou ciências.

  • C.

    unir elementos percebidos e experiências em novas redes de conexão. O funcionamento dessa função e seu desenvolvimento, embora relacionados às outras funções psicológicas superiores, têm uma grande autonomia e se manifestam tanto na ação como no ato de aprender.

  • D.

    construir significados e acumular conhecimentos. É a atividade mais básica das ações que acontecem na escola, tanto do educador como do educando. Quando os elementos do currículo não mobilizam adequadamente o exercício desta função, a aprendizagem não se concretiza.

Em relação ao tema Currículo e Diversidade, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.

( ) A diversidade pode ser entendida como um fenômeno que atravessa o tempo e o espaço e se torna uma questão cada vez mais séria quanto mais complexas vão se tornando as sociedades.

( ) A diversidade cultural é dependente do contexto. Aquilo que julgamos como diferença social, histórica e culturalmente construída recebe a mesma interpretação em diferentes sociedades.

( ) Na perspectiva curricular de organização e relacionamento com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a diversidade está presente na parte diversifi cada, a qual os educadores sabem que, hierarquicamente, por mais que possamos negar, ocupa um lugar menor do que o núcleo comum.

( ) A incorporação da diversidade no currículo deve ser entendida como uma ilustração ou modismo, uma vez que está compreendida no campo político e tenso no qual as diferenças são produzidas.

( ) Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. As diferenças são também construídas pelos sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher ao meio social e no contexto das relações de poder.

  • A.

    V, F, V, F, V

  • B.

    V, V, V, V, F

  • C.

    F, V, F, V,V

  • D.

    V, V, F, F, V

  • E.

    F, V, V, F, F

A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma diretriz que poderia subsidiar as atividades de uma escola sobre a História e Cultura Indígena.

  • A.

    Respeitar os costumes, línguas, crenças e tradições indígenas.

  • B.

    Respeitar o direito originário sobre as terras ocupadas pelos índios.

  • C.

    Perpetuar a imagem do “bom selvagem”, atribuída a essas populações desde os tempos do Brasil Colonial.

  • D.

    Promover cursos de formação de professores e pesquisar bibliografia sobre o tema indígena.

Discutia-se a grade curricular em reunião escolar. Surgiu o assunto da inserção da cultura afro-brasileira em todo currículo. O diretor pediu, então, que os professores citassem exemplos de atividades escolares que valorizam a cultura afro-brasileira. Três deles foram pertinentes em suas colocações e um deles apresentou um exemplo equivocado. Assinale a alternativa que o apresenta.

  • A.

    Apresentar as biografias de Pixinguinha, Machado de Assis e Clementina de Jesus e ressaltar as suas contribuições para a cultura brasileira.

  • B.

    Contar histórias sobre a Princesa Zacimba Gaba, Chico Rei e Zumbi dos Palmares para os alunos.

  • C.

    Pesquisar sobre o Candomblé, religião de origem africana.

  • D.

    Enaltecer a importância da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, nas aulas de História do Brasil.

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