Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.

O modelo de currículo proposto por Bobbitt integra a teoria pós-crítica de currículo, cujo foco é a economia.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.

Segundo Althusser, a escola é um aparelho do Estado que atua ideologicamente mediante a imposição de um currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.

Consoante a perspectiva multiculturalista de currículo, a igualdade só será obtida por meio do acesso ao currículo hegemônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma escola alguns professores comentavam sobre o cotidiano escolar quando um deles afirmou que o currículo, os conteúdos, o ordenamento e sequenciação, as hierarquias e cargas horárias estruturam toda a rotina escolar e definem as relações entre educadores e educandos. Alguns professores comentaram a colocação do docente. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de currículo de acordo com a conversa dos professores.

  • A.

    O currículo é um registro apropriado para demonstrar que objetivos e conteúdos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, mas que na prática tem pouca utilidade.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não determina, em tese, quais são os saberes privilegiados nas escolas.

  • C.

    A organização curricular não condiciona a organização da escola e o trabalho docente.

  • D.

    As categorias docentes mais ou menos prestigiadas estão relacionadas ao prestígio dado pelos currículos aos conhecimentos ensinados por pelos professores.

Em uma escola pública, o currículo está sendo revisto de modo a atender a diversidade de alunos matriculados desde o ano anterior. Há crianças com deficiências inseridas nas turmas regulares, alunos que ficaram afastados da escola por mais de um ano, alunos que vieram de outros estados brasileiros, crianças cujos pais não são alfabetizados e não têm condições de ajudá-los nas tarefas de casa, entre outros. Considerando esta situação, assinale a alternativa que apresenta as características imprescindíveis para um adequado currículo.

  • A.

    Currículo multicultural que atenda a cada um, de modo particular, para que as pessoas compartilhem seus próprios saberes das diversas áreas do conhecimento.

  • B.

    Currículo democrático que vise à humanização de todos e favoreça o contato com instrumentos, materiais e conhecimentos que não estejam acessíveis às pessoas.

  • C.

    Currículo tradicionalmente instituído e que possa ser generalizado em diversas realidades brasileiras.

  • D.

    Currículo que transmita noções de conhecimentos que serão utilizados futuramente na localidade em que o aluno vive.

Uma orientadora pedagógica na rede pública. Em reunião de início de ano com os professores de uma escola para reestruturação curricular, explicitou aos presentes que o currículo deve basear-se em alguns aspectos importantes, considerando a perspectiva construtivista. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta todos os aspectos a serem ponderados na realização do projeto curricular.

  • A.

    Saber trabalhar em equipe, levar em conta as múltiplas possibilidades, pesquisar para interpretar indícios, considerar os limites de tempo, espaço e conteúdos a serem ensinados e valorizar o ensino pelo projeto curricular.

  • B.

    Conteúdos atitudinais, procedimentais e conceituais, quantidade de alunos em cada ano/ ciclo e quantidade de professores polivalentes.

  • C.

    Os pilares da Educação, o tempo, o espaço e os conteúdos envolvidos em cada ano/ ciclo.

  • D.

    As aprendizagens imprescindíveis em cada final de ciclo e a disponibilidade formativa dos professores polivalentes e dos auxiliares em Educação.

Uma professora trabalha com o 4º ano do ensino fundamental em uma escola em que há outras 4 turmas e prefere planejar e desenvolver suas aulas de forma individual. Isso faz com que seu planejamento seja bastante diferente das demais professoras do mesmo ano/ ciclo. Este ano, resolveu não seguir o currículo convencional e, ao final do trimestre, a orientadora pedagógica notou que os alunos dela estavam muito aquém dos conhecimentos dos alunos das outras salas de 4º ano. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual não é adequado desenvolver qualquer conteúdo em sala de aula, sem seguir parâmetros comuns.

  • A.

    Todos os professores do mesmo ano/ ciclo devem seguir os mesmos conteúdos na mesma semana, a fim de que os alunos não destoem tanto, mesmo que as turmas tragam consigo diferentes saberes.

  • B.

    Existem parâmetros a serem seguidos, que são determinados pela orientadora pedagógica, levando em conta as características da comunidade escolar.

  • C.

    É preciso partir dos conhecimentos prévios dos alunos e avançar conforme tenham maturidade para tal. O acompanhamento curricular deve estar atrelado ao desenvolvimento da turma, independentemente de qualquer parâmetro.

  • D.

    Existem conteúdos mínimos a serem seguidos em cada área do conhecimento, indispensáveis ao exercício da cidadania plena.

Uma professora acaba de ingressar na rede pública municipal. A coordenadora e a orientadora pedagógica reuniram-se com ela para explicar-lhe algumas diretrizes curriculares que devem ser consideradas no desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Por meio desta conversa, a professora ficou ciente de que o conceito de currículo envolve outros três. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente estes três conceitos.

  • A.

    Currículo informal/ currículo formal/ currículo padrão.

  • B.

    Currículo formal/ currículo em ação/ currículo oculto.

  • C.

    Currículo neutro/ currículo ideológico/ currículo aplicado.

  • D.

    Currículo comum/ currículo diversificado/ currículo aplicado.

O currículo da Educação Básica deve

  • A.

    contemplar conteúdos da base nacional comum integrados a uma parte diversificada que enriquece e complementa a primeira com conhecimentos mais diretamente relacionados à comunidade escolar.

  • B.

    prever disciplinas que contemplam a base nacional comum do currículo e projetos específicos da parte diversificada, atendendo carga horária específica para as diferentes naturezas de conteúdos.

  • C.

    enfatizar conteúdos reconhecidos e valorizados socialmente que superem as defasagens socioculturais das classes populares e aproximem a qualidade da escola pública à da rede privada de ensino.

  • D.

    focar, nos primeiros anos do ensino fundamental, a Língua Portuguesa, a Matemática e as Artes, e, nos anos finais, as ciências naturais e exatas, contemplando leitura e escrita em todas as áreas.

Sobre a imitação, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A percepção e a compreensão da complementaridade presente nos atos e papéis envolvidos nas interações sociais é um aspecto importante do processo de diferenciação entre o eu e o outro. O exercício da complementaridade está presente, por exemplo, nos jogos de imitação típico das crianças.

  • B.

    É visível o esforço das crianças, desde muito pequenas, em reproduzir gestos, expressões faciais e sons produzidos pelas pessoas com as quais convivem. Imitam também animais domésticos, objetos em movimento etc. Na fase dos dois aos três anos, a imitação entre crianças pode ser uma forma privilegiada de comunicação e para brincar com outras crianças. A oferta de múltiplos brinquedos de diferentes tipos facilita essa interação.

  • C.

    A imitação é resultado da capacidade de a criança observar e aprender com os outros e de seu desejo de se identificar com eles, ser aceita e de diferenciar-se. É entendida como reconstrução externa e não meramente uma cópia ou repetição mecânica.

  • D.

    As crianças tendem a observar, de início, as ações mais simples e mais próximas à sua compreensão, especialmente aquelas apresentadas por gestos ou cenas atrativas ou por pessoas de seu círculo afetivo. A observação é uma das capacidades humanas que auxiliam as crianças a construírem um processo de diferenciação dos outros, que podem influenciar negativamente na construção de sua identidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...