Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), fazem parte dos conselhos escolares:

  • A.

    diretores, professores e estudantes, apenas.

  • B.

    professores, diretores e supervisores.

  • C.

    diretores, supervisores e pais.

  • D.

    diretores, professores e pais, apenas.

  • E.

    professores, funcionários, estudantes e pais.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, sobre a organização do tempo, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indireta, para a construção da identidade e o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivências das crianças.

  • B.

    A oferta permanente de atividades diversificadas em um mesmo tempo e espaço é uma oportunidade de propiciar a escolha através do educador.

  • C.

    Organizar, todos os dias, atividades como cantos para desenhar, para ouvir música, para pintar, para olhar livros, para modelar, para jogos de regras etc., auxilia o desenvolvimento da autonomia, uma vez que são atividades individuais.

  • D.

    A arrumação da sala após uma atividade é um exemplo que contém várias ações que elas podem realizar sozinhas. Não é necessário considerar um tempo ao final de cada atividade dedicado para a arrumação visto que, para aprender a cooperar e perceber que a arrumação é algo da responsabilidade de todos, não se deve pressionar a criança.

A Educação Especial, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN, em obediência aos princípios da Declaração de Salamanca (1994), deve permear todos os níveis da educação e promover inclusão de todos os alunos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo parceria com outros órgãos da comunidade, por meio. de:

  • A.

    métodos e técnicas.

  • B.

    adaptações e estratégias.

  • C.

    métodos e estratégias.

  • D.

    recursos e estratégias.

  • E.

    técnicas e recursos.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), “cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Para cuidar é preciso, antes de tudo, estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solitário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de vínculo entre quem cuida e quem é cuidado. É preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada, entendendo o cuidado em seu aspecto:

  • A.

    afetivo e relacional.”

  • B.

    educacional e social.”

  • C.

    relacional e educacional.”

  • D.

    lúdico e afetivo.”

  • E.

    afetivo e educacional.”

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

  • A.

    transdisciplinaridade e conhecimento.

  • B.

    interculturalidade e informação.

  • C.

    pluralidade e contextualização.

  • D.

    interdisciplinaridade e contextualização.

  • E.

    contextualização e conhecimento.

A educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais. Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que tratam de questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social. O que norteia os temas transversais é a:

  • A.

    contextualização e o conhecimento.

  • B.

    liberdade e a responsabilidade.

  • C.

    cidadania e a democracia.

  • D.

    informação e conhecimento.

  • E.

    ética e moral.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Termas Transversais – “A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição a manutenção da vida. A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formação econômica cuja base é a produção e o consumo em larga escala. A lógica, associada a essa formação, que rege o processo de exploração da natureza hoje, é responsável por boa parte da destruição dos recursos naturais e é criadora de necessidades que exigem, para a sua própria manutenção, um crescimento sem fim das demandas desses recursos, nos aspectos:

  • A.

    orgânicos e climáticos.”

  • B.

    biológicos e ecológicos.”

  • C.

    micro e macro.”

  • D.

    quantitativos e qualitativos.”

  • E.

    ambientais e planetários.”

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ética – “A forma de operar com a diversidade de valores por vezes conflitantes, também é dada culturalmente, ainda que do ponto de vista do sujeito, dependa também do desenvolvimento biopsicológico. O preconceito, a discriminação, o negar-se a dialogar com sistemas de valores diferentes daqueles do seu meio social, o agir de forma violenta com aqueles que possuem valores diferentes, são aprendidos.” Na legitimação de valores, estão estreitamente articuladas as perspectivas:

  • A.

    emocional e social.

  • B.

    social e individual.

  • C.

    social e psicológico.

  • D.

    individual e familiar.

  • E.

    familiar e escolar.

Sobre a oposição, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Opor-se, significa, em certo sentido, diferenciar-se do outro, afirmar o seu ponto de vista, os seus desejos.

( ) Vários são os contextos em que tal conduta pode ocorrer, sua intensidade depende de vários fatores, tais como características pessoais, grau de liberdade oferecido pelo meio, momento específico do desenvolvimento pessoal em que se encontra.

( ) É raro haver fases em que a oposição é mais intensa, ocorrendo de forma sistemática e concentrada.

  • A.

    V/ F/ V

  • B.

    F/ V/ F

  • C.

    V/ V/ F

  • D.

    F/ V/ V

A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma:

  • A.

    educação emancipadora.

  • B.

    escola para todos.

  • C.

    educação intercultural.

  • D.

    escola participativa.

  • E.

    educação sem fronteiras.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...