Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
I - A criança deve ter possibilidade de fazer deslocamentos e movimentos amplos nos espaços internos e externas às salas de referência das turmas e à instituição, envolver-se em explorações e brincadeiras com objetos e materiais diversificados que contemplem as particularidades das diferentes idades, as condições específicas das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e as diversidades sociais, culturais, étnico-raciais e linguísticas das crianças, famílias e comunidade regional.
II - De modo a proporcionar às crianças diferentes experiências de interações que lhes possibilitem construir saberes, fazer amigos, aprender a cuidar de si e a conhecer suas próprias preferências e características, deve-se possibilitar que elas participem de diversas formas de agrupamento (grupos de mesma idade e grupos de diferentes idades), formados com base em critérios estritamente pedagógicos.
III - As especificidades e os interesses singulares e coletivos dos bebês e das crianças das demais faixas etárias devem ser considerados no planejamento do currículo, vendo a criança em cada momento como uma pessoa inteira na qual os aspectos motores, afetivos, cognitivos e linguísticos integramse, embora em permanente mudança.
IV - Em qualquer experiência de aprendizagem que seja trabalhada pelas crianças, devem ser abolidos os procedimentos que não reconhecem a atividade criadora e o protagonismo da criança pequena, que promovam atividades mecânicas e não significativas para as crianças.
V - Cabe ao professor criar oportunidade para que a criança, no processo de elaborar sentidos pessoais, se aproprie de elementos significativos de sua cultura não como verdades absolutas, mas como elaborações dinâmicas e provisórias. Trabalha-se com os saberes da prática que as crianças vão construindo ao mesmo tempo em que se garante a apropriação ou construção por elas de novos conhecimentos.
Assinale:
Se apenas I, II e III estiverem corretas.
Se apenas I, II, III e V estiverem corretas.
Se apenas II, III, IV e V estiverem corretas.
Se todas estiverem corretas.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
A tarefa do ensino na Educação Infantil é garantir às crianças seu direito de viver a infância e se desenvolver, as experiências no espaço de Educação Infantil devem possibilitar o encontro pela criança de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma enquanto desenvolvem formas de agir, sentir e pensar.
É importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na EducaçãoInfantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas.
É desnecessário pensar um currículo sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva bem como para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens.
O professor necessita articular condições de organização dos espaços, tempos, materiais e das interações nas atividades para que as crianças possam expressar sua imaginação nos gestos, no corpo, na oralidade e/ou na língua de sinais, no faz de conta, no desenho e em suas primeiras tentativas de escrita.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
Um ponto inicial de trabalho integrado da instituição de Educação Infantil com as famílias pode ocorrer no período de adaptação e acolhimento dos novatos se os professores derem oportunidade para os pais falarem sobre seus filhos e as expectativas que têm em relação ao atendimento na Educação Infantil.
A participação dos pais junto com os professores e demais profissionais da educação nos conselhos escolares, no acompanhamento de projetos didáticos e nas atividades promovidas pela instituição possibilita agregar experiências e saberes e articular os dois contextos de desenvolvimento da criança.
Os pais não precisam ser ouvidos como usuários diretos do serviço prestado tampouco como mais uma voz das crianças, em particular daquelas muito pequenas.
As preocupações dos professores sobre a forma como algumas crianças parecem ser tratadas em casa descuido, violência, discriminação, superproteção e outras devem ser discutidas com a direção de cada instituição para que formas produtivas de esclarecimento e eventuais encaminhamentos possam ser pensados.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
O trabalho com as famílias requer que as equipes de educadores as compreendam como parceiras, reconhecendo-as como criadoras de diferentes ambientes e papéis para seus membros, que estão em constante processo de modificação de seus saberes, fazeres e valores em relação a uma série de pontos, dentre eles o cuidado e a educação dos filhos.
É importante acolher as diferentes formas de organização familiar e respeitar as opiniões e aspirações dos pais sobre seus filhos.
Toda família pode ver na professora ou professor alguém que lhe atrapalha a pensar sobre seu próprio filho e trocar opiniões sobre como a experiência na unidade de Educação Infantil se liga a este plano.
O trabalho pedagógico desenvolvido na Educação Infantil pode apreender os aspectos mais salientes das culturas familiares locais para enriquecer as experiências cotidianas das crianças.
Não está de acordo com parecer CNE/CEB nº 20/2009:
A perspectiva do atendimento aos direitos da criança na sua integralidade requer que as instituições de Educação Infantil, na organização de sua proposta pedagógica e curricular, assegurem espaços e tempos para participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização das diferentes formas em que elas se organizam.
A família constitui o segundo contexto de educação e cuidado do bebê. Nela ele recebe os cuidados materiais, afetivos e cognitivos necessários a seu bem-estar, e constrói formas de significar o mundo.
Quando a criança passa a frequentar a Educação Infantil,é preciso refletir sobre a especificidade de cada contexto no desenvolvimento da criança e a forma de integrar as ações e projetos educacionais das famílias e das instituições.
A integração com a família necessita ser mantida e desenvolvida ao longo da permanência da criança na creche e pré-escola, exigência inescapável frente às características das crianças de zero a cinco anos de idade, o que cria a necessidade de diálogo para que as práticas junto às crianças não se fragmentem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens subsecutivos.
O nível curricular do planejamento tem como pressuposto a previsão global e sistemática de toda ação a ser desencadeada pela escola e tem como requisito a interação entre professor e aluno, que se concretiza no âmbito educacional.
As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:
diagnóstico, aplicação e avaliação.
pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A escola brasileira traz números alarmantes de alunos que não aprendem a ler e escrever no decorrer da escolaridade, como afirma o Plano Curricular de Minas Gerais. A esse respeito, está correto afirmar que a escola produz analfabetos funcionais, ou seja, alunos que
dominam as habilidades de codificar e decodificar, mas não utilizam essas competências nas práticas sociais.
dominam a leitura, mas têm dificuldade em codificar os sons da língua transformando em sinais gráficos.
dominam a escrita, mas têm dificuldade em decodificar os sinais gráficos transformando em sons.
não dominam a escrita convencional e têm muita dificuldade em decodificar os sinais gráficos.
Para que a escola seja inclusiva, respeitando e valorizando a diversidade cultural existente em nossa sociedade, nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados,
o estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena é obrigatório.
a aprendizagem de LIBRAS tornou-se parte integrante dos currículos escolares.
o direito à liberdade de expressão foi legalmente instituído aos grupos socialmente discriminados.
a aquisição da leitura e da escrita se dará a partir do estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Leia a seguir o trecho abaixo extraído da obra Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura (MEC/SEB, 2007):
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...