Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:

  • A.

    Currículo real;

  • B.

    Currículo formal;

  • C.

    Currículo padrão;

  • D.

    Currículo oculto.

A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:

  • A.

    composição curricular;

  • B.

    Lei de Diretrizes e Bases da Educação;

  • C.

    Avaliação:

  • D.

    Educação Infantil.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.

Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da “adequação”:

  • A.

    elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;

  • B.

    o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;

  • C.

    os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;

  • D.

    a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.

Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:

  • A.

    matérias pedagógicas.

  • B.

    vida profissional.

  • C.

    atividades extraclasses.

  • D.

    a vida e as matérias pedagógicas.

  • E.

    a vida e todo o programa de escola, inclusive as atividades extraclasse.

Tomás Tadeu da Silva afirma em seu livro: Documentos de Identidades – Uma introdução às teorias do Currículo, que após os estudos das teorias críticas e pós críticas pode-se dizer que o currículo é:

  • A.

    teoria.

  • B.

    matéria

  • C.

    documento de identidade.

  • D.

    metodologia.

  • E.

    subjetividade.

O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição:

  • A.

    sistema integrado de avaliação do ensino.

  • B.

    sistema de supervisão do sistema de ensino.

  • C.

    sistema de avaliação do ensino básico.

  • D.

    sistema de inspeção do ensino básico.

  • E.

    sistema de atendimento especializado.

Segundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO:

  • A.

    assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem.

  • B.

    organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

  • C.

    autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

  • D.

    oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.

  • E.

    assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:

  • A.

    que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.

  • B.

    maior de 30 anos de idade.

  • C.

    que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.

  • D.

    que seja atleta.

  • E.

    que tenha prole.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:

  • A.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.

  • B.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.

  • C.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional; autorização e avaliação de qualidade, pelo Poder Público, segundo as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Educação e garantia pelo Poder Público de mecanismos de controle indispensáveis à necessária autorização para a cobrança de taxas, mensalidades e quaisquer outros pagamentos.

  • D.

    cumprimento das normas gerais da educação nacional.

  • E. avaliação de qualidade pelo Poder Público.

Sobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar:

  • A.

    Música é componente curricular obrigatório.

  • B.

    Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • C.

    Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular “Arte”.

  • D.

    Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística.

  • E.

    Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...