Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nome dado o currículo que diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa:
Currículo real;
Currículo formal;
Currículo padrão;
Currículo oculto.
A ___________ deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).
A expressão que preenche adequadamente a lacuna acima é:
composição curricular;
Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
Avaliação:
Educação Infantil.
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil apresenta diversas características relevantes.
Qual das afirmativas abaixo se refere à característica da adequação:
elaboração do currículo conforme a avaliação dos interesses, habilidades e necessidades das crianças;
o conteúdo curricular tem estrutura aberta, que permite a introdução de novos elementos e a modificação dos existentes;
os referenciais devem gerar diferentes propostas pedagógicas atendendo as demandas e peculiaridades de cada região;
a organização interna é consistente com uma ordenação didática que facilita a compreensão do seu conteúdo curricular e sua relação com os componentes que a integram.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os estudiosos da área do Currículo, atualmente, afirmam que este, em seu sentido mais amplo, significa:
matérias pedagógicas.
vida profissional.
atividades extraclasses.
a vida e as matérias pedagógicas.
a vida e todo o programa de escola, inclusive as atividades extraclasse.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Tomás Tadeu da Silva afirma em seu livro: Documentos de Identidades Uma introdução às teorias do Currículo, que após os estudos das teorias críticas e pós críticas pode-se dizer que o currículo é:
teoria.
matéria
documento de identidade.
metodologia.
subjetividade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação, por meio deste instrumento, podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. Define-se como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas educacionais, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino básico (Brasil, 1991), caracterizado, essencialmente, pelos índices de repetência e evasão escolar. Assinale a alternativa que corresponde à referida definição:
sistema integrado de avaliação do ensino.
sistema de supervisão do sistema de ensino.
sistema de avaliação do ensino básico.
sistema de inspeção do ensino básico.
sistema de atendimento especializado.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo o Art. 8º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.
De acordo com a referida Lei, são incumbências do Município os itens abaixo, EXCETO:
assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, Ensino Médio a todos que o demandarem.
organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.
autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
oferecer a Educação Infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o Ensino Fundamental.
assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
De acordo com a LDBEN, a Educação Física, integrada à Proposta Pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno em alguns casos. NÃO será isento o aluno:
que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.
maior de 30 anos de idade.
que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física.
que seja atleta.
que tenha prole.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A Lei de Diretrizes e Bases da Educacional estabelece em seu Art. 7º que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições:
cumprimento das normas gerais da educação nacional e do respectivo sistema de ensino; autorização de funcionamento e avaliação de qualidade pelo Poder Público e capacidade de autofinanciamento, ressalvado o previsto no Art. 213 da Constituição Federal.
cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
cumprimento das normas gerais da educação nacional; autorização e avaliação de qualidade, pelo Poder Público, segundo as normas dos Conselhos Federal e Estadual de Educação e garantia pelo Poder Público de mecanismos de controle indispensáveis à necessária autorização para a cobrança de taxas, mensalidades e quaisquer outros pagamentos.
cumprimento das normas gerais da educação nacional.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Sobre o a presença de música do currículo da Educação Básica, é correto afirmar:
Música é componente curricular obrigatório.
Música é conteúdo obrigatório e exclusivo do componente curricular Arte.
Música é conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do componente curricular Arte.
Música e Arte devem ser trabalhadas em EducaçãoArtística.
Música e Arte são componentes curriculares facultativos para os alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...