Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.
Em uma perspectiva cognitiva, o currículo acentua o desenvolvimento das capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem.
O currículo tecnicista corresponde a um conjunto de disciplinas a serem estudadas pelos alunos ao longo das séries escolares.
O currículo tradicional gera um formato de currículo baseado na tecnologia de elaboração e de aplicação de programas curriculares.
O currículo sócio-crítico corresponde melhor à idéia de plano de estudos, selecionando experiências de aprendizagem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Os conceitos de ideologia, emancipação e reprodução cultural são próprios da teoria pós-crítica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
A teoria crítica põe em relevo os conceitos de subjetividade, multiculturalismo e identidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Ensino, planejamento e eficiência são conceitos enfatizados pela teoria tradicional de currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do currículo, é correto afirmar que
deve ser neutro, de forma a evitar que interesses do sistema interfiram no processo educativo.
deve possuir parte comum e parte diversificada para contemplar os aspectos sociais, formativos e culturais da realidade educacional.
deve centrar-se apenas na dimensão político-pedagógica da instituição de ensino.
é concebido como um manual do fazer educativo na instituição de ensino.
Há muito tempo, o currículo vem sendo compreendido como o conjunto padronizado de exigências acadêmicas ou de fragmentos de conhecimentos e habilidades que todo aluno deve aprender para terminar com sucesso o seu curso. Essa concepção de currículo vem sendo cada vez mais rejeitada pelos professores em razão de muitas faltas advindas da padronização.
Marque a alternativa que NÃO corresponde a essas razões.
A percepção de muitos alunos de que o currículo tradicional é tedioso, desinteressante e sem propósito.
Não há mais um corpo único de informações que sejam distintas e estáticas.
A boa capacitação de consultores, secretarias de educação e especialistas envolvidos no processo de pré-definição do currículo.
A falta de adaptação à diversidade, inerente às experiências passadas e à velocidade de aprendizagem dos alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...