Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.

Um currículo organizado a partir da lógica da seriação favorece a análise do desenvolvimento do aluno pelo professor de maneira integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um currículo construído mediante condicionamentos obtidos por meio de reforços baseia-se na concepção pedagógica

  • A.

    progressista libertadora.

  • B.

    progressista libertária.

  • C.

    liberal tradicional.

  • D.

    liberal tecnicista.

Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não-diretiva.

  • A.

    No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.

  • B.

    A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.

  • C.

    No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.

  • D.

    O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.

De acordo com a concepção progressista crítico-social,

  • A.

    os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.

  • B.

    os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.

  • C.

    não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social.

  • D.

    a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.

Uma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente.

Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica

  • A.

    renovada não-diretiva.

  • B.

    renovada progressivista.

  • C.

    progressista libertadora.

  • D.

    progressista libertária.

No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O currículo elaborado pela secretaria de educação de um município para ser trabalhado pelas escolas da rede pública de ensino denomina-se currículo

  • A.

    formal.

  • B.

    real.

  • C.

    oculto.

  • D.

    emancipador.

A organização curricular seriada baseia-se na

  • A.

    valorização da razão de ensinar em detrimento de o que ensinar.

  • B.

    inexistência de etapas preparatórias para aprendizagens posteriores.

  • C.

    consideração de uma lógica temporal rígida e inflexível.

  • D.

    superação do conceito de aprovação/reprovação por meio da lógica de continuidade da aprendizagem.

Considere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como

  • A.

    renovada não-diretiva.

  • B.

    renovada progressivista.

  • C.

    liberal tecnicista.

  • D.

    liberal tradicional.

Acerca das concepções de currículo e da construção de conhecimento, assinale a opção correta.

  • A.

    A organização curricular embasada na lógica de ciclos ou fases de formação favorece o acompanhamento integral do desenvolvimento do aluno.

  • B.

    A concepção crítica considera que as etapas de elaboração e implementação são independentes.

  • C.

    Em uma perspectiva emancipadora, o saber do professor é considerado o ponto de partida para a seleção de conteúdos a serem trabalhados.

  • D.

    A dimensão crítica do currículo caracteriza-se pela organização hierarquizada das áreas de conhecimento, com ênfase naquelas consideradas mais nobres.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...