Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção do conhecimento, julgue os seguintes itens.
Um currículo organizado a partir da lógica da seriação favorece a análise do desenvolvimento do aluno pelo professor de maneira integral.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Um currículo construído mediante condicionamentos obtidos por meio de reforços baseia-se na concepção pedagógica
progressista libertadora.
progressista libertária.
liberal tradicional.
liberal tecnicista.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função do processo educativo na concepção liberal renovada não-diretiva.
No currículo, não deve haver conteúdos tradicionais estruturados externamente, devendo o professor trabalhar com conteúdos que emerjam do próprio grupo.
A organização do currículo deve ser embasada na crença de que a assimilação da criança é idêntica à do adulto, apesar de menos desenvolvida.
No currículo, deve-se enfatizar o desenvolvimento das relações e da comunicação, tornando a transmissão de conteúdos secundária.
O processo de aquisição do saber é mais importante que o saber propriamente dito, ou seja, o mais importante é aprender a aprender.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a concepção progressista crítico-social,
os conteúdos devem ser colocados à disposição dos alunos, servindo para a promoção da autogestão, sem ser objeto de cobranças de avaliações.
os conteúdos a serem trabalhados devem ser aqueles que possam ser observáveis e mensuráveis, eliminando-se a subjetividade.
não é suficiente que os conteúdos sejam bem ensinados, sendo necessário que tenham uma ligação com seus significados humano e social.
a organização curricular deve privilegiar a aprendizagem dos meios para que os alunos busquem por si mesmos os conhecimentos relevantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma escola realizou uma reformulação curricular que previa o trabalho a partir de salas ambientes nas quais os professores seriam auxiliares, e os alunos buscariam soluções para problemas propostos previamente.
Nessa situação hipotética, prevalece a concepção pedagógica
renovada não-diretiva.
renovada progressivista.
progressista libertadora.
progressista libertária.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O currículo elaborado pela secretaria de educação de um município para ser trabalhado pelas escolas da rede pública de ensino denomina-se currículo
formal.
real.
oculto.
emancipador.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A organização curricular seriada baseia-se na
valorização da razão de ensinar em detrimento de o que ensinar.
inexistência de etapas preparatórias para aprendizagens posteriores.
consideração de uma lógica temporal rígida e inflexível.
superação do conceito de aprovação/reprovação por meio da lógica de continuidade da aprendizagem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considere um currículo organizado a partir da compreensão de que os conhecimentos são acumulados pelas gerações adultas e repassados aos mais jovens como verdades. Nesse caso, a concepção pedagógica desse currículo pode ser corretamente caracterizada como
renovada não-diretiva.
renovada progressivista.
liberal tecnicista.
liberal tradicional.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das concepções de currículo e da construção de conhecimento, assinale a opção correta.
A organização curricular embasada na lógica de ciclos ou fases de formação favorece o acompanhamento integral do desenvolvimento do aluno.
A concepção crítica considera que as etapas de elaboração e implementação são independentes.
Em uma perspectiva emancipadora, o saber do professor é considerado o ponto de partida para a seleção de conteúdos a serem trabalhados.
A dimensão crítica do currículo caracteriza-se pela organização hierarquizada das áreas de conhecimento, com ênfase naquelas consideradas mais nobres.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...