Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A matrícula no ensino religioso, componente da parte diversificada do currículo, é facultativa para o aluno da educação básica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
Na elaboração da proposta curricular, têm de ser levadas em consideração a situação concreta da escola, a cultura organizacional e a cultura local.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O currículo sociocrítico acentua o desenvolvimento de capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem, tendo as disciplinas apenas um valor instrumental para a aprendizagem das habilidades cognitivas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O sociointeracionismo destaca a origem social das funções mentais. Os professores que trabalham com essa teoria estão associados ao currículo construtivista.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
Currículo real é aquele que de fato é trabalhado em sala de aula, em decorrência da efetivação do que foi planejado.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.
O currículo oculto é aquele estabelecido pelo sistema de ensino expresso em diretrizes curriculares.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Ubiratan D'Ambrósio, a avaliação deve ser
entendida como uma orientação para o professor na condução de sua prática pedagógica.
vista como um instrumento para reprovar ou reter alunos, o que garante a construção de seus esquemas de conhecimentos teóricos e práticos.
realizada com instrumentos externos disponibilizados ao professor, tais como provas ou testes padronizados.
aplicada como instrumento de seleção e classificação de alunos, de modo a garantir turmas homogêneas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.
No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.
A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.
Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.
Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.
O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.
O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...