Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A matrícula no ensino religioso, componente da parte diversificada do currículo, é facultativa para o aluno da educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

Na elaboração da proposta curricular, têm de ser levadas em consideração a situação concreta da escola, a cultura organizacional e a cultura local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O currículo sociocrítico acentua o desenvolvimento de capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem, tendo as disciplinas apenas um valor instrumental para a aprendizagem das habilidades cognitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O sociointeracionismo destaca a origem social das funções mentais. Os professores que trabalham com essa teoria estão associados ao currículo construtivista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

Currículo real é aquele que de fato é trabalhado em sala de aula, em decorrência da efetivação do que foi planejado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, julgue os itens de 79 a 83.

O currículo oculto é aquele estabelecido pelo sistema de ensino expresso em diretrizes curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Ubiratan D'Ambrósio, a avaliação deve ser

  • A.

    entendida como uma orientação para o professor na condução de sua prática pedagógica.

  • B.

    vista como um instrumento para reprovar ou reter alunos, o que garante a construção de seus esquemas de conhecimentos teóricos e práticos.

  • C.

    realizada com instrumentos externos disponibilizados ao professor, tais como provas ou testes padronizados.

  • D.

    aplicada como instrumento de seleção e classificação de alunos, de modo a garantir turmas homogêneas.

Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A.

    No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.

  • B.

    A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.

  • C.

    Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.

  • D.

    Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

  • B.

    O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.

  • C.

    O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

  • D.

    O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...