Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:

  • A.

    armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.

  • B.

    intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.

  • C.

    delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.

  • D.

    reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.

  • E.

    ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.

Sobre o currículo é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    é elemento imprescindível para compreender o que costumamos chamar de prática pedagógica;

  • B.

    é um enfoque puramente economicista para compreender o poder reprodutor da educação;

  • C.

    está estreitamente relacionado com o conteúdo da profissionalização dos docentes;

  • D.

    se entrecruzam componentes e determinações muito diversas: pedagógicas, políticas, práticas administrativas, de controle sobre o sistema escolar, de inovação pedagógica.

"Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo a opção por um referencial teórico que o sustente" (Veiga, 1995, p. 26). Desse modo, o currículo escolar deve ser:

  • A.

    historicamente situado e culturalmente determinado;

  • B.

    mera simplificação do conhecimento cientifico, adequada a faixa etária e aos interesses dos alunos;

  • C.

    definida as delimitações das diferentes disciplinas curriculares, segmentalizando-as;

  • D.

    orientação para a organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.

"O conjunto de normas e valores implícitos nas atividades escolares, porém não mencionados pelos professores ou não intencionalmente buscados por eles. São, portanto, aprendizagens ou efeitos de aprendizagens não intencionais que se dão como resultado certos elementos presentes no ambiente da escola". O texto faz menção ao:

  • A.

    currículo vazio;

  • B.

    currículo oficial;

  • C.

    currículo explícito;

  • D.

    currículo oculto.

Com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil assinale a alternativa que prevê um dos objetivos da Educação Infantil:

  • A.

    perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • B.

    descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimento e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bemestar;

  • C.

    posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • D.

    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

São princípios norteadores da Educação Infantil previstos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, EXCETO:

  • A.

    o direito das crianças a brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;

  • B.

    a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.

  • C.

    o atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade;

  • D.

    o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil “Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural”. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.

( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.

  • A. F, V, F
  • B. V, F, F
  • C. F, V, V
  • D. V, V, V
  • E. V, F, V

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se

  • A. aquele que não se manifesta claramente, não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem.
  • B. as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos pelos alunos do seio social.
  • C. aquele estabelecido pelos sistemas de ensino.
  • D. aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência dos planos de ensino.
  • E. tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea com várias práticas, atitudes, comportamentos em vigor no meio.

O marco de nossa experiência, baseado na prática, teoria e pesquisas, é a imagem das crianças como ricas, fortes e poderosas. A ênfase é colocada em vê-las como sujeitos únicos, com direitos, em vez de simplesmente com necessidades.

Carlina Rinaldi

Essa concepção de infância está presente em instituições de Educação Infantil que promovem atividades que viabilizam para a criança a(o):

  • A.

    apropriação de conteúdos de linguagem e cognição, considerando-os como elementos constituintes do desenvolvimento infantil, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • B.

    aproximação dos adultos que exercerão papéis fundamentais na construção dos seus modelos de comportamento social e cultural, possibilitando seu desenvolvimento afetivo e cognitivo.

  • C.

    aproximação da cultura, da linguagem, da cognição e da afetividade, como elementos constituintes do desenvolvimento humano, voltados para a construção da imaginação e da lógica.

  • D.

    desenvolvimento integral por meio de experiências interativas e afetivas que irão moldar suas atitudes em relação aos companheiros da mesma faixa etária, contribuindo para sua socialização.

  • E.

    desenvolvimento da percepção do outro, possibilitando a construção da identidade e a ampliação do repertório de soluções frente a situações-problema presentes no cotidiano.

A proposta dos temas transversais se define em torno de alguns pontos: I. constituem novas disciplinas, pressupondo um tratamento diferenciado das demais disciplinas do currículo formal;

II. dispensa a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente com valores e atitudes em todas as áreas;

III. implica a necessidade de trabalho contínuo e regular a respeito de posturas a serem desenvolvidas;

IV. permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre os diferentes membros da comunidade;

V. emergem de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito de diferentes campos do conhecimento.

Assinale a alternativa que contém apenas afirmativas coerentes com a proposta dos temas transversais, apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...