Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao introduzir um novo conteúdo curricular, o professor precisa conhecer o que os alunos já sabem a respeito, que opiniões têm, que hipóteses levantam. Um bom recurso que levaria o professor a mobilizar e despertar o interesse dos alunos seria(m)

  • A. questionamentos individuais.
  • B. provas objetivas.
  • C. exposição oral.
  • D. problematização planejada.
  • E. questionamento em grupo.

Uma das preocupações contemporâneas dos estudiosos de currículo na formação docente é o

  • A. intelectualismo.
  • B. multiculturalismo.
  • C. cientificismo.
  • D. compromisso.
  • E. conservadorismo.

Um debate que se instaurou recentemente no contexto educacional foi o que identificava uma oposição entre competências e conteúdos curriculares. As Diretrizes para a Implementação do Ensino Médio no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (Indicação CEE nº 9/2000) oferece uma forte contribuição a esse debate, ao esclarecer que:

  • A.

    organização curricular em áreas e projetos interdisciplinares supõe um ensino de competências, colocando os conteúdos numa dimensão menos relevante.

  • B.

    competências sem conteúdo caracterizam um esvaziamento da escola e conteúdos que não se traduzam em competências são efêmeros.

  • C.

    currículo saturado de informações enciclopédicas deve dar lugar a ensino por competências, eliminando os conteúdos.

  • D.

    conteúdos com caráter específico de formação profissional são primazia no Ensino Médio, visando a desenvolver competências para o mundo do trabalho.

  • E.

    conteúdos devem dar lugar a competências, por serem elas que são exigidas do profissional no mundo contemporâneo.

"O exercício da cidadania exige o acesso de todos à totalidade dos recursos culturais relevantes para intervenção e participação responsável na vida social. Para que a escola atenda a esses objetivos, torna-se necessária uma proposta educacional que expresse a busca da qualidade da formação a ser oferecida a todos os estudantes. A escola, mais do que nunca, é um espaço social privilegiado de construção de conhecimentos, significados éticos necessários e constitutivos das ações de cidadania."

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A construção da proposta pedagógica da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

Uma educação que pretenda atender aos princípios expostos no texto acima deve ter uma proposta curricular que privilegie a(os):

  • A.

    demarcação das diversas áreas do conhecimento, principalmente pela disciplinarização.

  • B.

    implementação da informática como conteúdo obrigatório.

  • C.

    oferta dos conhecimentos básicos da nossa cultura a todos os alunos.

  • D.

    construção do conhecimento pelo aluno, independente do professor.

  • E.

    conteúdos necessários à aprovação no vestibular.

Só se erra quando se busca conhecer. Uma criança, um jovem, um adulto que, ao buscar entender algo se equivoca, sinaliza que está tentando entender. Aquele que não tenta entender, não se equivoca, não erra...

Na aprendizagem,

  • A. o professor é o condutor do pensamento correto, evitando assim os possíveis erros.
  • B. não existe o pensar errado, todo conhecimento é válido cientificamente.
  • C. o certo se sobressai porque o professor é quem induz o erro do aluno.
  • D. não existe processo de conhecimento sem incertezas e erros.
  • E. é importante considerar todos os conhecimentos elaborados pelo aluno como certos.

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular voltada para a formação de competências deve-se preocupar, prioritariamente, com a assimilação de conceitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular voltada para a formação do ser aprendente deve proporcionar oportunidades de desenvolvimento de múltiplas metodologias nos componentes curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

O conjunto de componentes curriculares teóricos deve constituir 30% de qualquer proposta curricular e o dos denominados práticos, baseados em conhecimento empírico, 50%.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

É fundamental que, nas instituições de ensino, a proposta curricular esteja coerente com os fins que se almejam alcançar ao término do processo educativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, que se referem a currículo.

Uma proposta curricular deve embasar-se, independentemente da área do conhecimento, em uma filosofia que constitua o eixo condutor dos componentes curriculares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...