Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue o item seguinte a respeito de currículo e construção de conhecimento.

No currículo que privilegia a construção do conhecimento, o aluno constrói sua aprendizagem significativa de maneira autônoma, ou seja, sem interferência do professor e da metodologia de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

  • A.

    é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

  • B.

    o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.

  • C.

    é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.

  • D.

    não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.

  • B.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

  • C.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.

  • D.

    O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

Em educação, o conceito de currículo é um dos mais complexos. Talvez o caminho mais direto para sanar esse tipo de problema seja o de precisar as funções do currículo e seu papel nas atividades educativas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo não tem como função primordial elencar os conteúdos que serão avaliados para formação do perfil do aluno que se deseja.

  • B.

    Não compete ao currículo proporcionar informações sobre a maneira de se ensinar e dar seqüência aos conteúdos e objetivos escolares e sim ao projeto pedagógico.

  • C.

    O currículo é um projeto que apresenta as atividades educativas escolares, definindo intenções e ações adequadas sobre o que, quando e como ensinar e avaliar.

  • D.

    O currículo é uma seqüência de disciplinas que formam a matriz curricular de um curso ou de uma instituição que ofereça determinado nível de ensino.

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

Criar oportunidades periódicas de reunir professores que trabalham com um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis de ensino para reavaliar currículos e programas é um tipo de ação que colabora para a melhoria da qualidade de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A reforma do ensino médio apregoada apresenta uma visão curricular de superação do ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Currículo é o nome dado ao conjunto de conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os princípios básicos da andragogia incluem o(a)

  • A.

    respeito à dignidade e aos direitos da criança, consideradas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e religiosas.

  • B.

    socialização dos educandos por meio da participação em diferentes práticas sociais, fazendo que se interessem pelo próprio corpo e executando ações relacionadas à saúde e higiene.

  • C.

    experimentação e utilização de recursos disponíveis para a satisfação de necessidades essenciais, a expressão de desejos e sentimentos e a ação com progressiva autonomia.

  • D.

    efetivação do processo educativo por meio de situações e não por disciplinas, a construção do currículo em função da necessidade do estudante, a experiência do aprendiz como fonte de maior valor.

Na concepção democrático-participativa, ao se planejar um currículo,

  • A.

    é necessário considerar a garantia de uma base cultural comum e uma base de formação moral de práticas de cidadania. Deve-se constituir um espaço de síntese entre a cultura articulada e as experiências concretas dos alunos, sem perder de vista o espaço democrático na organização escolar.

  • B.

    o diretor da escola deve ter autonomia, com base na legislação vigente nos sistemas de ensino, para selecionar os profissionais que participarão no processo de ensino e deliberar sobre os conteúdos que devem ser ensinados na escola e em outros ambientes educacionais.

  • C.

    é preciso considerar apenas as necessidades locais da comunidade, criando e reinventando os objetivos e as metas compatíveis com os interesses do grupo de profissionais que atuam na instituição.

  • D.

    não é necessário criar um sistema de acompanhamento e avaliação das práticas de gestão para que as decisões sejam revistas pelos responsáveis das ações na implantação e na execução das mesmas.

Vários autores concordam que existem pelo menos três tipos de manifestações de currículo: o formal, o real e o oculto. Acerca dessas manifestações de currículo, assinale a opção correta.

  • A.

    O formal refere-se às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino.

  • B. O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, ao que acontece em sala de aula e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.
  • C.

    O formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino; o real, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem e o oculto, ao que acontece em sala de aula.

  • D.

    O formal refere-se ao que acontece em sala de aula; o real, ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino e o oculto, às influências provenientes da experiência cultural que afetam a aprendizagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...