Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber

  • A.

    o brincar com papéis ou de faz-de-conta, jogos de construção, jogos de regras.

  • B.

    a comunicação, a percepção, a reflexão mental.

  • C.

    a exploração do mundo físico, o conhecimento do espaço e o brincar.

  • D.

    artes visuais, língua oral, música.

  • E.

    o brincar; o movimento; o conhecimento de si e do outro.

Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:

  • A.

    aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar

  • B.

    adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.

  • C.

    aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.

  • D.

    aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.

  • E.

    resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.

O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

 Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

  • A.

    Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado

  • B.

    Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade

  • C.

    Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança

  • D.

    Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe

  • E.

    Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.

Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

  • A.

    exigir a dedicação integral dos professores.

  • B.

    exigir a dedicação total dos alunos.

  • C.

    integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.

  • D.

    superar a concepção tradicional de currículo.

  • E.

    modificar a estrutura organizacional da escola.

Organizar o currículo a partir das disciplinas significa

  • A.

    dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente

  • B.

    favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento

  • C.

    não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.

  • D.

    respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.

  • E.

    privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.

A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?

  • A.

    Ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a regularidade do conhecimento científico.

  • B.

    À especialização do conhecimento adquirido anteriormente, no ciclo de ampliação do conhecimento

  • C.

    À Identificação dos dados da realidade, onde ocorrem as primeiras aproximações com o esporte.

  • D.

    À organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades.

  • E.

    À confrontação dos elementos descoberto após a identificação dos dados da realidade.

Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:

I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.

II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.

III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III.

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":

  • A.

    Introdução de métodos e procedimentos complementares.

  • B.

    Introdução de critérios específicos de avaliação.

  • C.

    Eliminação de objetivos básicos.

  • D.

    Eliminação de conteúdos básicos do currículo.

Constitui adaptações de acesso ao currículo:

  • A.

    Favorecer a participação nas atividades escolares.

  • B.

    Propiciar o mobiliário específico necessário.

  • C.

    Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.

  • D.

    Todas as anteriores estão corretas.

Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:

  • A.

    os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.

  • B.

    não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares

  • C.

    a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.

  • D.

    há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.

  • E.

    a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...