Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber
o brincar com papéis ou de faz-de-conta, jogos de construção, jogos de regras.
a comunicação, a percepção, a reflexão mental.
a exploração do mundo físico, o conhecimento do espaço e o brincar.
artes visuais, língua oral, música.
o brincar; o movimento; o conhecimento de si e do outro.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as características de um currículo elaborado a partir das competências estão:
aprendizagem centrada no aluno e adequação do fluxo escolar
adequação do fluxo escolar e aprendizagem por conceitos- chave.
aprendizagem por conceitos-chave e aprendizagem centrada no aluno.
aprendizagem centrada no aluno e resolução de problemas de aprendizagem.
resolução de problemas de aprendizagem e adequação do fluxo escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O currículo por competência surge como "novo" paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).
Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:
Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado
Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade
Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança
Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe
Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo por área de conhecimento significa:
exigir a dedicação integral dos professores.
exigir a dedicação total dos alunos.
integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.
superar a concepção tradicional de currículo.
modificar a estrutura organizacional da escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Organizar o currículo a partir das disciplinas significa
dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente
favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento
não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.
respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.
privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A proposta curricular do estado de Pernambuco divide o processo de escolarização em ciclos de ensino. A que corresponde o 4° ciclo?
Ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a regularidade do conhecimento científico.
À especialização do conhecimento adquirido anteriormente, no ciclo de ampliação do conhecimento
À Identificação dos dados da realidade, onde ocorrem as primeiras aproximações com o esporte.
À organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades.
À confrontação dos elementos descoberto após a identificação dos dados da realidade.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Das medidas abaixo, constituem adaptações de acesso ao currículo:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários.
Apenas I.
I e II.
I, II e III.
II e III.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "objetivo":
Introdução de métodos e procedimentos complementares.
Introdução de critérios específicos de avaliação.
Eliminação de objetivos básicos.
Eliminação de conteúdos básicos do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Constitui adaptações de acesso ao currículo:
Favorecer a participação nas atividades escolares.
Propiciar o mobiliário específico necessário.
Adaptar materiais de uso comum em sala de aula.
Todas as anteriores estão corretas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considerando a contextualização e a interdisciplinaridade dos conteúdos como eixos orientadores da construção curricular, marque a alternativa que confirme esta concepção:
os saberes docentes são reafirmados pois há uma visão única dos conhecimentos disciplinares.
não há mais diferenciação curricular entre os diversos componentes curriculares
a interdisciplinaridade valoriza a autonomia escolar perante o sistema de ensino.
há uma mudança curricular para expressar a proposta pedagógica construída coletivamente.
a cultura do aluno é confrontada com a cultura erudita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...