Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Preocupados com a alienação e a fragmentação do currículo de sua escola, um grupo de professores se propôs a ajudar alunos em cursos de formação de professores e de licenciaturas em geral a elaborar projetos interdisciplinares cujo objetivo comum é o desenvolvimento de leitores competentes.
Em relação a essa proposta, julgue os itens seguintes.
A resposta ao problema de fragmentação e alienação do currículo deve basear-se em análise feita localmente, de modo a atender a necessidades locais.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Nas séries finais do Ensino Fundamental, o currículo proporcionará a ampliação do domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão matemática, das coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, dos princípios da explicação científica, das condições de fruição da Arte e das mensagens estéticas que representam o domínio do saber tradicionalmente acumulado e determinam o que necessita ser desenvolvido e explorado pelos diversos componentes curriculares, para a formação global do aluno, a sua inserção no mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos. Nesta fase, o currículo de uma escola deverá:
I- enfatizar o desenvolvimento da capacidade memorística do aluno.
II- contemplar componentes curriculares da base nacional comum, complementados por uma parte diversificada.
III- favorecer a competição entre os educandos necessária à formação da pessoa nos diferentes níveis.
IV- dar ênfase aos componentes da parte diversificada visando à orientação para o trabalho.
O correto está somente em:
II e IV.
II.
I e III.
I, II e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:
I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.
II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.
III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.
IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.
O correto está somente em:
I, II e III.
I e II.
III.
II, III e IV.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na proposta de reforma curricular do ensino médio, a interdisciplinaridade é compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos por meio de relações de complementaridade, convergência ou divergência.
A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se elementos do mesmo processo. Por meio da investigação de um tema ou problema, vincula teoria e prática e torna o aluno agente na produção do conhecimento. O professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento.
As idéias acima dizem respeito à
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.
A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,
são feitas as afirmativas a seguir.
I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam
concepções de educação e de docentes qualificados.
II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência
crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,
a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato
pedagógico.
III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras
e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,
familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,
literária e artística.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por
busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.
compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.
definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.
atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.
adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.
O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:
tecnicista
moderna.
crítica.
tradicional.
renovada.
No ritual das aulas, é ele quem adota o professor; é ele quem direciona o processo pedagógico: o livro didático.
As teorias críticas do currículo analisam a utilização do livro didático como uma prática em que os alunos
dependem dos pais; à aula cabe a função da correção dos exercícios feitos em casa.
interagem entre eles, com o professor e com o conhecimento.
aprendem sozinhos, podendo estabelcer seus próprios ritmos, com ou sem a presença do professor.
têm prazer de realizar as atividades, pois aprendem a estudar com mais facilidade.
ouvem, copiam, fazem os exercícios e falam, somente, quando o professor permite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...