Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:

  • A.

    dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.

  • B.

    valorizados em suas especificidades.

  • C.

    redefinidos como algo transitório.

  • D.

    reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.

  • E.

    reconsiderados em sua origem epistemológica.

Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:

  • A.

    autônomo diante dos demais agentes escolares.

  • B.

    sujeito do seu processo de conhecimento.

  • C.

    responsável pela transformação da sociedade.

  • D.

    conhecedor das soluções dos problemas

  • E.

    dinâmico e idealizador.

A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:

  • A.

    privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.

  • B.

    uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar

  • C.

    transformação metodológica das práticas curriculares.

  • D.

    reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.

  • E.

    adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.

No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:

  • A.

    construir seu próprio conhecimento.

  • B.

    identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.

  • C.

    perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.

  • D.

    estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo

  • E.

    demonstrar interesse em conhecer novas realidades.

Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:

  • A.

    permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.

  • B.

    favorecer ao professor a metodologia de ensino.

  • C.

    aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.

  • D.

    possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.

  • E.

    introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.

Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  • A.

    Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.

  • B.

    Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.

  • C.

    Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.

  • D.

    Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.

  • E.

    Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.

A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:

  • A.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.

  • B.

    Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.

  • C.

    Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.

  • D.

    Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.

Pertence exclusivamente ao currículo do Ciclo II:

  • A.

    Sintetizar e expressar oralmente as idéias de um texto lido por outro ou por si próprio.

  • B.

    Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, utilizando-se de recursos pessoais ou convencionais.

  • C.

    Saber utilizar a técnica operatória em situações que envolvam a adição e subtração.

  • D.

    Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.

Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da:

  • A.

    Terceira série.

  • B.

    Quarta série.

  • C.

    Quinta série.

  • D.

    Sexta série.

Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina."(PCN - Introdução)Mas, currículo pode significar também:

  • A. Discussões e reelaborações de conteúdo.
  • B. Diferentes contextos da Pedagogia.
  • C. Expressão de princípios e metas do projeto educativo
  • D. Flexibilidade de conteúdo.
  • E. Organização da matéria de estudo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...