Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A partir da interdisciplinaridade e da contextualização, os componentes curriculares são:
dispensados em favor de uma proposta unificadora de currículo.
valorizados em suas especificidades.
redefinidos como algo transitório.
reaproveitados somente naquilo que é essencial para o aluno.
reconsiderados em sua origem epistemológica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para trabalhar a partir da perspectiva da Pedagogia de Projetos, é necessário que o aluno seja considerado:
autônomo diante dos demais agentes escolares.
sujeito do seu processo de conhecimento.
responsável pela transformação da sociedade.
conhecedor das soluções dos problemas
dinâmico e idealizador.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A concepção de Pedagogia de Projetos que fundamenta a organização curricular é:
privilegiamento da vontade e do ritmo do aluno na construção curricular.
uma mudança radical no currículo, impondo nova organização escolar
transformação metodológica das práticas curriculares.
reflexão sistemática sobre o processo de aprendizagem escolar.
adoção da perspectiva interdisciplinar de currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No currículo por competências o aluno deve ser capaz de:
construir seu próprio conhecimento.
identificar os diferentes pontos de vista da realidade e optar por somente um.
perceber a aprendizagem como abrangência para todos os aspectos da vida.
estudar os conteúdos disciplinares ao mesmo tempo
demonstrar interesse em conhecer novas realidades.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em certa escola, os professores decidiram modificar o currículo, adotando a perspectiva da construção de competências. Esta mudança visava a:
permitir ao professor maior independência em relação ao currículo formal.
favorecer ao professor a metodologia de ensino.
aumentar a autonomia do professor e da sua disciplina.
possibilitar ao professor o conhecimento dos diferentes conteúdos ensinados aos alunos.
introduzir a perspectiva integrada do conhecimento.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Os currículos do ensino fundamental e médio, segundo a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Incluem em sua base comum nacional o incentivo ao desporto educacional e práticas desportivas não formais.
Devem ter uma base nacional comum a ser complementada em cada sistema e estabelecimento de ensino por uma parte diversificada.
Autorizam e credenciam os estabelecimentos de ensino baixando normas gerais e específicas para seu funcionamento.
Incluem em sua parte diversificada, a partir do primeiro ano da educação básica, o ensino de uma língua estrangeira moderna.
Integram sua parte diversificada programas de aceleração de estudos para alunos da educação básica em atraso escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A possibilidade de elaboração de um currículo multicultural na educação de surdos precisa ser construída a partir:
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de um déficit.
Da idéia de diferença que constitui o surdo a partir de uma perda.
Da idéia de diferença construída historicamente, a partir de uma determinada cultura, onde se instauram relações de poder e ideologia.
Não se deve elaborar o currículo na educação para surdos (sob risco de discriminar), e sim adaptá-lo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Pertence exclusivamente ao currículo do Ciclo II:
Sintetizar e expressar oralmente as idéias de um texto lido por outro ou por si próprio.
Resolver situações-problema envolvendo as quatro operações, utilizando-se de recursos pessoais ou convencionais.
Saber utilizar a técnica operatória em situações que envolvam a adição e subtração.
Estabelecer semelhanças e diferenças entre os objetos, pela observação de suas formas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, a partir da:
Terceira série.
Quarta série.
Quinta série.
Sexta série.
Currículo é um termo muitas vezes utilizado para se referir a programas de conteúdos de cada disciplina."(PCN - Introdução)Mas, currículo pode significar também:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...