Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:

  • A. Priorize testes, provas e exames como métodos de avaliação eficazes para analisar o potencial de cada aluno.
  • B. Considere o saber como algo a ser transmitido, desconsiderando o que o aluno já possui.
  • C. Compreenda o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, indo ao encontro das suas capacidades e interesses, pois tudo que o cerca, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • D. Transforme a sala de aula num ambiente de escuta e recepção, onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para saber posteriormente o que o professor explicou.

No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura a seguir representa a arquitetura curricular dos cursos superiores de tecnologia do IFRN.

A figura revela uma matriz curricular

  • A. fundamentada numa concepção baseada em núcleos polivalentes, envolvendo unidades de conhecimentos tecnológicos.
  • B. composta por dois núcleos que articulam os conhecimentos de formação geral e os conhecimentos específicos da formação.
  • C. baseada na formação humana e envolvendo a prática profissional com foco nos conteúdos do núcleo fundamental.
  • D. centrada na prática profissional como prioridade para o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.

São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:

  • A. a inclusão social, respeitando-se a diversidade quanto às condições físicas, intelectuais, culturais e socioeconômicas dos sujeitos e o foco no conhecimento dos processos de formação propedêutica.
  • B. a formação de atitudes e capacidade de comunicação, visando a melhor preparação para o trabalho, e a distinção entre a educação de jovens e adultos e a educação profissional.
  • C. a flexibilização curricular, possibilitando aos alunos escolherem diversos itinerários formativos em um mesmo curso, e a centralização administrativa, pedagógica e financeira da Instituição.
  • D. o entendimento da realidade concreta como síntese de múltiplas relações e a integração entre a educação básica e a educação profissional, tendo como núcleo básico a ciência, o trabalho e a cultura.

Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.

I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.

II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.

III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.

IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.

Estão corretas as afirmações

  • A. I e III.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Ao planejar o currículo da escola, é necessário que se viabilize o conjunto de vários tipos de aprendizagens, como por exemplo, os valores, comportamentos e vivências cotidianas dos alunos. Esse cuidado diz respeito ao currículo:

  • A. experienciado
  • B. oculto
  • C. formal
  • D. real
  • E. ofi cial

O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:

  • A. A ideia de que o currículo mantém uma profunda relação com a produção de identidades sociais e individuais, tem levado muitos educadores a repensarem novas maneiras e atitudes de formular projetos educacionais e curriculares, engajados em elaborar um currículo que, ao contrário do até então utilizado, não mais reforce as desigualdades sociais.
  • B. A escola, além de desenvolver o currículo explícito referente à transmissão de conteúdo, desenvolve também o currículo oculto que se refere à transmissão de valores.
  • C. Houve uma mudança em relação aos conceitos elaborados e defendidos sobre o currículo, deixando de significar apenas atividades ocorridas fora da sala de aula e ganhando sentido mais amplo, considerando principalmente as matérias ensinadas na sala de aula e que, certamente, contribuem muito para a aprendizagem.
  • D. O currículo e a educação são elementos fundamentais na construção de uma cultura. O currículo, numa visão crítica, é visto como um terreno de produção e criação simbólica, cultural e assim a educação e o currículo são partes integrantes e ativas de um processo de produção e criação de significados e de sujeitos.

Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.

Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.

I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.

II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).

III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares, nem os interesses para a sociedade.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.

No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:

  • A. Potencializar, em cada ciência, sua unicidade, pela abordagem complexa dos conhecimentos.
  • B. Integrar ciências e humanidades na abordagem global e contextualizada dos conhecimentos.
  • C. Alimentar a compreensão geral da realidade, pela via da filosofia, da sociologia, da arte, da literatura, no enfrentamento e na reflexão a respeito das grandes interrogações humanas.
  • D. Dominar e integrar, pela via das tecnologias da informática e das multimídias, a informação, de modo a revisitar permanentemente o conhecimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...