Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Planejar currículo implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. Ele é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento. Dessa maneira, o planejamento curricular terá de se fundamentar de modo que:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere às teorias tradicionais, críticas e pós-críticas relativas ao currículo e à construção do conhecimento, julgue os itens subsequentes. Currículo oculto e eficiência são elementos característicos da teoria crítica.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
No que se refere à concepção, à importância, às dimensões e aos níveis do planejamento participativo, julgue os itens a seguir. O planejamento curricular, que apresenta alto grau de incerteza, é um elemento pertinente ao nível estratégico de planejamento escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A figura a seguir representa a arquitetura curricular dos cursos superiores de tecnologia do IFRN.
A figura revela uma matriz curricular
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
São princípios do currículo integrado assumido pelo IFRN:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
Sobre a concepção de currículo integrado, analise as afirmações a seguir.
I. A concepção de currículo integrado remete à ideia de completude, à compreensão das partes em relação ao todo ou da unidade dentro da diversidade, com base nos conceitos de Politecnia e Formação Integrada.
II. A concepção de currículo integrado demanda valorização da polivalência, segundo exigências e princípios inerentes ao domínio da estrutura lógica, conceitual, investigativa e metodológica dos diversos cursos e atores participantes.
III. A concepção de currículo integrado compreende a educação como uma totalidade social nas múltiplas mediações que caracterizam os processos educativos. Nesse sentido, a formação geral é parte inseparável da formação para o trabalho.
IV. A concepção de currículo integrado supera o ser humano segmentado historicamente pela divisão social do trabalho entre o planejar e o executar. Fundamenta-se, pois, na priorização do trabalho e da tecnologia, na globalização das aprendizagens e nas especializações dos saberes.
Estão corretas as afirmações
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Ao planejar o currículo da escola, é necessário que se viabilize o conjunto de vários tipos de aprendizagens, como por exemplo, os valores, comportamentos e vivências cotidianas dos alunos. Esse cuidado diz respeito ao currículo:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O estudo do currículo leva a descobrir inúmeras informações que o torna mais fundamental para a realização de uma prática educativa mais eficiente e comprometedora. Neste sentido, é INCORRETO afirmar que:
Para Jonnaert, Etayebi e Defise (2010), o currículo de um sistema educativo deve possibilitar a definição clara de suas finalidades e a operacionalização do conjunto de um plano de educação e sua aplicabilidade por meio de um plano de ação administrativo.
Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo.
I. Um mesmo currículo pode ser entendido segundo três níveis de interpretação bem diferentes: currículo oficial, currículo implantado e currículo assimilado.
II. Entre as correntes curriculares está a que se refere a uma abordagem cultural do currículo, a qual gerou a pedagogia por objetivos e a pedagogia (do domínio).
III. Uma abordagem focalizada nos alunos não exclui, nem os saberes disciplinares, nem os interesses para a sociedade.
A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS
A organização de uma proposta curricular crítica prevê a complexidade. Trata-se, ao mesmo tempo, de reconhecer a unidade dentro do diverso, o diverso dentro da unidade; de reconhecer as diversidades individuais e culturais em meio à unidade humana.
No que diz respeito à organização curricular, a perspectiva da complexidade aponta entre seus direcionamentos mais amplos, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...