Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.

A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.

  • A. Os currículos são os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas, aliado aos saberes escolares que serão ensinados e os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
  • B. Os currículos são os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  • C. Os currículos são os conhecimentos escolares, considerados relevantes e significativos, acrescidos das intencionalidades educativas e da condução pedagógica do ensino.
  • D. Os currículos são as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio às relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos alunos e dos professores.

O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O currículo escolar deve ser organizado com a finalidade de ir ao encontro das capacidades e interesses dos alunos e inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido, pois, tudo que cerca o aluno, em todas as horas do dia, constitui matéria de currículo.
  • B. O currículo é um documento imutável que contém um conjunto neutro de conhecimentos a serem transmitidos em sala de aula.
  • C. O currículo é algo dinâmico e seus movimentos variam de acordo com as realidades ideológicas vividas num determinado momento.
  • D. O currículo escolar reúne uma série de informações que compreendem o conjunto de saberes a serem estudados, os procedimentos metodológicos praticados, os instrumentos de avaliações utilizados e outras informações necessárias para o funcionamento de uma escola.

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

  • A. a tarefa de uma pedagogia crítica consiste em transmitir os conhecimentos universais, considerados patrimônio da humanidade.
  • B. a “pedagogia crítica social dos conteúdos” é a única dentre as pedagogias críticas que estabelece conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
  • C. a pedagogia libertadora de Paulo Freire é defensável na medida em que não enfatiza a aquisição do conhecimento, mas os métodos de aquisição.
  • D. uma prática educacional ganha especificidade quando se mistura à política e essa característica garante a possibilidade de luta dos marginalizados.
  • E. a forte intenção crítica da pedagogia crítica social dos conteúdos é suficiente para que sua proposta se afaste, definitivamente, das teorias mais tradicionais do currículo.

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:

1. tradicionais;

2. críticas;

3. pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 3, 2, 1.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 2, 1, 3.

Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.

( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, V.
  • D. F, F, V, F.
  • E. V, F, V, V.

“À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção.” Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.

  • A. Os objetivos devem ser alcançados por meio do processo de ensino.
  • B. As experiências de aprendizagem escolares devem ser vividas pelos alunos.
  • C. Os planos pedagógicos devem ser elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais.
  • D. Os processos de avaliação terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
  • E. Os conteúdos são distribuídos por uma base nacional diferente em cada estado brasileiro e uma parte é diversificada em conformidade com as legislações.

Leia atentamente a frase abaixo:

O currículo escolar se restringe ao conteúdo de áreas de conhecimento da escola.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  • A. FALSA, pois o currículo escolar compreende à própria dinâmica de ação escolar, integrando todos os elementos que interagem para a consecução de seus fins e objetivos.
  • B. VERDADEIRA, pois os conteúdos das áreas do conhecimento escolar são o que há de mais importante em uma instituição escolar.
  • C. FALSA, pois o currículo escolar diz respeito apenas as notas finais dos alunos.
  • D. VERDADEIRA, pois o currículo escolar compreende apenas o processo avaliativo do final de ano.

Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:

I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.

II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.

III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.

IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.

  • A. Somente a I.
  • B. Somente I e III.
  • C. Somente II e IV.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:

I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica

II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas

III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola

IV – articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia

Estão corretas apenas as afirmações

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III.
  • D. I e IV.
  • E. I, II, III e IV.

Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:

  • A. disciplinaridade dos conhecimentos.
  • B. interdisciplinaridade entre conceitos.
  • C. transversalidade dos temas.
  • D. identidade dos conhecimentos.
  • E. multidisciplinaridade das matérias escolares.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...