Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As orientações inscritas no projeto de educação nacional e a visão pós-moderna de conhecimento expressam uma visão diferenciada de currículo.
A esse respeito, assinale a afirmativa CORRETA.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O currículo de uma determinada instituição é oficializado por uma instituição maior, os chamados órgãos oficiais, como, por exemplo, o Ministério de Educação e as Secretarias Estaduais e Municipais da Educação. Sobre sua finalidade e importância, é INCORRETO afirmar que:
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo. Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do currículo em teorias:
1. tradicionais;
2. críticas;
3. pós-críticas.
Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.
( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.
( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
A sequência está correta em
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.
( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder.
( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.
( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.
A sequência está correta em
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. O currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Na organização curricular é preciso considerar alguns pontos básicos para sua construção. Considerando essa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.
Leia atentamente a frase abaixo:
O currículo escolar se restringe ao conteúdo de áreas de conhecimento da escola.
Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:
Objetivos gerais da Educação Infantil segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil:
I - ( ) Desenvolver uma imagem positiva de si; observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade.
II - ( ) Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças; estabelecer e ampliar, cada vez mais, as relações sociais.
III - ( ) Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação diante delas e valorizando a diversidade.
IV - ( ) Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; descobrir, conhecer, progressivamente, seu próprio corpo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Em relação às Diretrizes Curriculares do Ensino Técnico Profissional podemos afirmar que a educação profissional observará as seguintes premissas:
I - organização, por áreas profissionais, em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica II - articulação entre escola de nível médio e empresas conveniadas III - interdisciplinaridade entre o mundo do trabalho e a escola IV articulação de esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia Estão corretas apenas as afirmaçõesPedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Uma professora trabalha com temas como água, animais, Dengue, Copa do Mundo, etc. a partir de uma metodologia de trabalho com projetos. Os temas são escolhidos pelas crianças a cada dois meses, aproximadamente. Essa forma de trabalho traz implícita uma concepção de organização curricular que se caracteriza pela:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...