Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O currículo é peça central para que a Escola cumpra sua função educadora. Nesse sentido, é preciso que, ao construílo, a instituição escolar observe alguns cuidados, como os que estão apresentados a seguir:
I indique estratégias de enfrentamento e superação a todas as formas de racismo e discriminação.
II defina meios de combate a todas as formas de naturalização e estigmatização das diferenças.
III ponha em discussão entre seus pares se o discurso da igualdade, de que muitos educadores são portadores (somos todos iguais), não mascara uma visão etnocêntrica do homem e da humanidade.
IV considere-o uma atividade produtiva em que tem maior valor o que as pessoas fazem com ele do que aquilo que ele (o currículo) faz com as pessoas.
Considere os cuidados apontados e assinale a opção correta.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
A concepção pós-crítica é caracterizada pela identificação do outro e da possibilidade de múltiplas culturas na construção do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
A concepção tradicional propõe a existência de um currículo implícito, considerado oculto.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
Em uma perspectiva tradicional, a base nacional comum e a parte diversificada são consideradas como partes distintas do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
A ênfase nos conceitos pedagógicos de ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos é própria da teoria crítica.
abolir a cultura dos aprendizes.
estimular o estudo das fórmulas apresentadas nos livros.
ser considerada como um instrumento contra a exclusão social.
alijar a visão de que a matemática é uma representação do ambiente.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os próximos itens, referentes às concepções ou teorias do currículo.
Na teoria pós-crítica, a discussão é centrada na questão ideológica e nas relações de poder entre as classes sociais.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Supondo-se que não haja na rede de ensino do estado professores habilitados para o ensino de música, esse conteúdo poderá ser suprimido do currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Ao proporem a reestruturação curricular, as escolas deverão assegurar a manutenção não só de todos os componentes curriculares constantes do núcleo nacional comum, mas também dos referentes à parte diversificada do currículo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...