Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Conforme os postulados da pedagogia crítica, o currículo deve ser uma construção social realizada mediante um processo dialético.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

Compete ao gestor escolar acompanhar a implementação do currículo no cotidiano da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda no que se refere ao currículo, julgue os itens seguintes, com base nos postulados da pedagogia crítica.

O currículo deve ser reduzido ao nível prático da instrução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O currículo fundamentado na avaliação formativa sustenta-se na defesa da subjetividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Sendo parte integrante do projeto político-pedagógico da escola, o currículo possibilita o desenvolvimento de práticas pedagógicas cidadãs e democráticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

O uso de um currículo crítico e transformador possibilita uma prática avaliativa classificatória e autoritária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

Currículo e avaliação devem ser definidos separadamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, no que se refere ao currículo e às práticas avaliativas.

A depender de suas características, é correto afirmar que as práticas avaliativas podem corroborar práticas de preconceito, exclusão e injustiça social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a imagem abaixo.

 A UNESCO, ao estabelecer os quatro pilares da Educação, do século XXI, aponta as competências necessárias ao mundo globalizado. As competências necessárias para construir um Currículo de Tecnologia da Informação e da Comunicação, relacionadas ao pilar “aprender” a “conhecer”, são:

  • A. tomar decisões, solucionar problemas, responder a perguntas, criar e inovar, refletir e pensar criticamente, imaginar e desenvolver a sensibilidade, exercer flexibilidade, adaptabilidade e resiliência.
  • B. respeitar o outro e seus direitos, negociar fins e meios, resolver divergências e conflitos, colaborar, trabalhar e aprender em equipe, liderar.
  • C. construir visão, definir objetivos e metas, escolher estratégias e táticas, planejar atividades, organizar ambiente, comunicar, motivar, liderar, monitorar, avaliar.
  • D. buscar/pesquisar informação; gerenciar informação (organizar, armazenar, recuperar); tratar, analisar e avaliar informação; compartilhar e trocar informações entre pessoas; disseminar informações ao público em geral; discutir, debater e criticar informações.
  • E. perceber, pensar, imaginar, raciocinar; sentir emoções, decidir, planejar.

Atualmente, a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Envolve dominantemente atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Trata-se do chamado currículo

  • A.

    subliminar.

  • B.

    ideológico.

  • C.

    político.

  • D.

    atitudinal.

  • E.

    oculto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...