Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme a educação libertadora,

  • A. o aprender é significativo se decorre de imposição ou memorização.
  • B. o processo de aprendizagem compreende codificação-decodificação e a problematização da situação concreta, por meio da troca de experiência em torno da prática social.
  • C. a escola é instrumento de apropriação do saber a serviço dos interesses da classe dominante, podendo contribuir para amenizar a seletividade social.
  • D. há uma subordinação entre a cultura erudita e a cultura popular.
  • E. os conteúdos são constituídos de realidades exteriores ao aluno, sendo um saber artificial.

Jean Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo da criança em quatro estágios. O primeiro, que vai do nascimento até os dois anos de idade, é o estágio

  • A. intuitivo.
  • B. pré-operacional.
  • C. operações formais.
  • D. sensório-motor.
  • E. operações concretas.

De acordo com a teoria do comportamento de Skinner, a recompensa após uma resposta adequada a determinado estímulo é denominada

  • A. modelagem.
  • B. extinção.
  • C. contingência.
  • D. reforço.
  • E. punição.

Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

  • A. investir na formação inicial dos professores.
  • B. promover planejamentos colaborativos entre os professores.
  • C. oferecer aos estudantes atividades complementares.
  • D. melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade.
  • E. envolver as famílias nos projetos da escola.

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.

  • A. reforço positivo
  • B. assimilação, acomodação e equilibração
  • C. estágios do desenvolvimento sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e formal
  • D. aprendizagem condicionada
  • E. zona de desenvolvimento proximal

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

  • A. corrigir o aluno, dando-lhe, imediatamente, a resposta correta.
  • B. punir o aluno, pois essa é a melhor forma de eliminar o erro.
  • C. levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.
  • D. ignorar o erro, pois, ao longo do tempo, o aluno descobrirá, sozinho, a compreensão correta do conteúdo.
  • E. fazer o aluno repetir a resposta certa quantas vezes forem necessárias para que ele consiga decorá-la.

Para Piaget, as ações das crianças sobre os objetos e as interações com outras pessoas são de importância fundamental na construção do conhecimento. Assim, a teoria desenvolvida por Piaget caracteriza-se como

  • A. empirista.
  • B. humanista.
  • C. interacionista.
  • D. gestaltista
  • E. comportamental.

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. A finalidade da educação infantil consiste no desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em conformidade com o desenvolvimento individual de cada criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. Cabe especificamente aos professores da educação infantil a responsabilidade pelo desenvolvimento integral das crianças nessa primeira etapa de sua educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. Desempenhar o papel da família dos estudantes é papel que não se inclui entre as atribuições da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...