Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os distúrbios de aprendizagem podem ser encontrados em crianças, adolescentes e pessoas na fase adulta. Eles geram dificuldades que estão presentes no cotidiano da escola sendo enfrentadas por educadores e, também, pelos responsáveis e demais pessoas que convivem com indivíduos detentores desses problemas. A dislexia tem sido o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Analise as afirmativas e assinale a única que NÃO se trata de uma característica da dislexia.

  • A. As crianças apresentam dificuldade em perceber as sinalizações gráficas e o uso de coordenação/subordinação das orações. Não aglutina ou separa devidamente as palavras.
  • B. Os disléxicos sofrem com a falta de rapidez ao ler. Sua leitura é sem ritmo e, muitas vezes, com muito sacrifício; decodificam as palavras, mas não conseguem compreendê-las.
  • C. As causas da dislexia não podem ser atribuídas a questões emocionais, culturais ou instrucionais; embora esses fatores tenham uma influência no desempenho de pessoas disléxicas, eles não são determinantes.
  • D. As crianças disléxicas possuem falhas nas conexões cerebrais. Elas podem contar apenas com a região do cérebro responsável por processar fonemas e sílabas, enquanto a área responsável pela análise de palavras não exerce a sua função.

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e a relação entre linguagem e pensamento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A linguagem para Piaget sistematiza a experiência direta das crianças e, por isso, adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
  • B. Para Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão. A formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.
  • C. A linguagem para Piaget só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se, pois, aos processos de pensamento. A linguagem possibilita à criança evocar um objeto ou acontecimento ausente na comunicação de conceitos.
  • D. Para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação.

Quanto à perspectiva do emérito psicólogo Lev Vygostky (1896-1934), com relação ao desenvolvimento infantil da fala é adequado afirmar que:

  • A. A criança só desenvolve a fala quando são alfabetizados.
  • B. A criança desenvolve sem a ajuda de outras crianças ou adultos.
  • C. De forma autônoma, a criança não carece de estímulos externos para desenvolvimento da fala, haja vista que a fala é inerente ao ser humano.
  • D. A criança só desenvolve a fala no contato com os mais velhos.

Segundo Heywood (2004, p. 13.), “a fascinação pelos anos da infância, um fenômeno relativamente recente, fez com que o conceito de infância sofresse alterações significativas ao longo da história”. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Até o século XII, as condições gerais de higiene e saúde eram muito precárias, o que tornava o índice de mortalidade infantil muito alto.

( ) Por volta do século XII, iniciou a representação da infância na arte medieval.

( ) A mudança de paradigma no que se refere ao conceito de infância está diretamente ligada ao fato de que as crianças eram consideradas adultos imperfeitos.

( ) A noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta-vozes.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, F, F.

“Cuidar e educar iniciam-se na educação infantil, ações destinadas a crianças a partir de zero ano, que devem ser estendidas ao ensino fundamental, médio e posteriores.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Educar exige cuidado; cuidar é educar, envolvendo acolher, ouvir, encorajar, apoiar, no sentido de desenvolver o aprendizado de pensar e agir, cuidar de si, do outro, da escola, da natureza, da água e do Planeta.

II. Apenas pelo cuidado se constrói a educação e as dimensões que a envolvem como projeto transformador e libertador.

III. A relação entre cuidar e educar se concebe mediante internalização consciente de eixos norteadores, que remetem à experiência fundamental do valor, que influencia significamente a definição da conduta, no percurso cotidiano escolar.

IV. Cuidado é, pois, um princípio que norteia a atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e conviver no mundo; por isso, na escola, o processo educativo comporta uma atitude fragmentada da ação humana.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Geralmente, no ambiente escolar, a indisciplina:

  • A. A indisciplina questiona a autoridade que o Professor detém sobre o currículo e até sobre o comportamento da turma.
  • B. A indisciplina dos alunos pode ser revidada com castigos físicos aos mesmos.
  • C. A indisciplina dos alunos é consequência exclusiva dos professores com pouca experiência na docência.
  • D. A indisciplina dos alunos não se relaciona com a prática docente, tampouco com o currículo seguido, devendo unicamente às relações familiares dos alunos.

Na Educação Infantil, ter livros, revistas, enciclopédias e jornais ao alcance das crianças:

  • A. Contribui para as crianças participarem da comunidade de leitores e escritores.
  • B. A descrição do ciclo vital dos seres vivos.
  • C. Possibilita a identificação dos tipos de linha.
  • D. Reconhecer as sementes como estrutura produzida na flor e presentes nos frutos com função de reprodução do vegetal

Na Educação Infantil, ao se desenvolver temáticas atinentes à relação ao cuidado e às relações humanas espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos que lhes permitam ser capazes de:

  • A. Desenvolver o gosto e a sensibilidade em relação aos sons, à música, aos movimentos e à dança.
  • B. Perceber a sonoridade em relação às diferentes fontes sonoras como o corpo humano, animais, objetos e contextos do mundo natural e social.
  • C. Explorar os diferentes usos sociais e funções da matemática no cotidiano.
  • D. Desenvolver hábitos de autocuidado, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem-estar à saúde, à higiene, à alimentação, ao conforto, à segurança e à proteção do corpo.

Na Educação Infantil, quando uma criança amplia o repertório de textos orais que se constituem patrimônio cultural significa que ela:

  • A. Atingiu um objetivo definido pela Prova Brasil.
  • B. Estabeleceu conexões acerca da linguagem oral e a matemática.
  • C. Construiu saberes e conhecimentos acerca da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • D. Avançou nos elementos dramáticos e materiais da Educação Infantil.

Na Educação Infantil, a vivência de “fazer releituras de obras de arte” é uma experiência da formação humana de uma criança que pode ser corretamente classificada como:

  • A. Uma experiência no campo da Arte e à linguagem plástica e visual.
  • B. Uma experiência no campo da linguagem oral.
  • C. Uma experiência no campo da matemática.
  • D. Uma experiência no campo do mundo social, das brincadeiras e do ser fragmentado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...