Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique a alternativa que não se refere aos desafios que se colocam para os educadores, considerando as ideias de Vygotsky a respeito dos jogos, brincadeiras e ludicidade infantis.
Os primeiros questionamentos filosóficos sobre o que é a criança e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.
I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.
II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
No artigo O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: (... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.
I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.
II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada teórico ao texto indicativo de suas contribuições. Assinale a alternativa com a associação correta.
Leia o texto abaixo e responda ao item 11.
Texto 1
A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.
A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.
( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.
( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.
( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.
( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.
A sequência está correta em
Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição constitui uma experiência para o desenvolvimento infantil. No contexto da formação humana, qual a importância dessa experiência na Educação Infantil?
Nos processos pedagógicos da Educação Infantil, quando a criança é encorajada a conhecer as principais famílias de instrumentos musicais, a ela é possibilitada a oportunidade de desenvolver-se em que campo da formação humana?
Com as crianças acima de dois anos, o Professor de Educação Infantil pode promover a seguinte brincadeira:
Com devido propósito pedagógico, essa brincadeira é indicada para estimular especificamente:
No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança refere-se à:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...