Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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Identifique a alternativa que não se refere aos desafios que se colocam para os educadores, considerando as ideias de Vygotsky a respeito dos jogos, brincadeiras e ludicidade infantis.

  • A. É importante compreender necessidades, interesses e potenciais de cada grupo e de cada criança para reconhecer as influências culturais que enriquecem seus repertórios lúdicos.
  • B. A observação de como as crianças brincam e de como se relacionam umas com as outras, com os objetos e com o mundo a sua volta deve ser a base do trabalho do educador.
  • C. A partir das realidades lúdico-culturais o professor pode elaborar, conforme os estágios de desenvolvimento e dos repertórios específicos, propostas adequadas a cada grupo e a cada criança.
  • D. As necessidades, incentivos e motivos das crianças devem ser levados em conta pelo professor, ao propor atividades lúdicas.
  • E. É importante que o professor perceba que as crianças antes de tudo seguem as regras estabelecidas para o jogo para, na sequência, assumir os papeis brincando de faz de conta.

Os primeiros questionamentos filosóficos sobre “o que é a criança” e qual o melhor meio para educá-las nasceram e desenvolveram-se na Grécia, principalmente com Platão e Aristóteles. O psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) é responsável por uma grande revolução acerca dos estudos referentes à criança.

I. Para o pesquisador, o homem é o sujeito da sua ação sobre o meio, ou seja, a compreensão da realidade, o desenvolvimento do raciocínio lógico-formal dá-se no indivíduo através de uma sucessão progressiva de momentos de maturação deste indivíduo em relação com o ambiente.

II. Segundo essa teoria, a vida é um processo de maturação contínua, ou seja, uma sucessão de momentos inter-relacionados. Diante deste processo, a criança é vista como um adulto pré-formado, que já traz em si a possibilidade de seu crescimento intelectual. A criança não é um resultado do meio, mas sim de sua própria razão, que já nasce com ela e precisa ser desenvolvida.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II é coerente com a ideia expressa na assertiva I.
  • B. As assertivas I e II são falsas.
  • C. As duas assertivas são verdadeiras.
  • D. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • E. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.

No artigo “O que é básico na Educação básica? Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura” de Sonia Kramer, a autora faz uma analogia da cultura com o ar: “(... Quero falar de cultura como do ar que respiramos. E abordo, em relação ao tema cultura, dois aspectos: um relativo a tradições culturais, costumes e valores dos diferentes grupos, suas trajetórias, suas experiências, seu saber; outro referente ao acervo de conhecimentos culturais disponíveis a cada momento da história de uma dada sociedade, um povo, um país.”

I. No primeiro caso, temos uma imensa pluralidade de experiências possíveis, de valores e saberes: na dança e na música (priorizando as clássicas e populares em detrimento ao funk e pagode); na produção de objetos; nas comemorações civis e religiosas; nos modos de cuidar das crianças, da terra, dos alimentos, das vestimentas; nas trajetórias contadas, experiências sofridas, etc.

II. O segundo aspecto trata-se do acervo cultural acumulado, uma espécie de outra camada de ar que a gente respira e que se encontra disponível na literatura (nos seus mais diversos gêneros) no cinema, na música, na fotografia, no teatro, na pintura, na escultura, na poesia, nos museus, na arquitetura, etc.

A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:

  • A. A assertiva II complementa a ideia expressa na assertiva I.
  • B. A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
  • C. A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
  • D. As duas assertivas são verdadeiras.
  • E. As assertivas I e II são falsas.

Enumere a segunda coluna pela primeira associando cada teórico ao texto indicativo de suas contribuições. Assinale a alternativa com a associação correta.

  • A. 1, 2, 3, 5, 4.
  • B. 4, 2, 5, 1, 3.
  • C. 4, 3, 5, 1, 2.
  • D. 5, 2, 4, 1, 3.
  • E. 4, 1, 5, 2, 3.

Leia o texto abaixo e responda ao item 11.

Texto 1

A escola como ato social foi assim vista pela primeira vez pelo pedagogo Émile DURKHEIM, que defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem permear. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, onde a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista e sim através de uma perspectiva coletiva.

A respeito da afirmação acima, julgue os itens abaixo e escolha a alternativa correta:

  • A. Saviani considera que a escola é conservadora e reprodutora, contudo acredita que ela pode ser, além disso, um espaço de transformação.
  • B. Pérez Gomes atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente.
  • C. Boudelaire propõe uma escola unitária e desinteressada, uma escola que não aja de forma imediatista, mas desinteressadamente, conduzindo o aluno ao hábito de estudar, analisar, raciocinar e abstrair.
  • D. Gramsci demonstra como as funções reprodutivista e pedagógica foram secundarizadas na escola cedendo espaço às novas funções geradas pelo desenvolvimento tecnológico.
  • E. O sociólogo francês Pierre Bourdieu afirma que os mecanismos objetivos que determinam a função social da escola são dois: conservar as desigualdades e reproduzir as classes sociais.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo.

( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve.

( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura.

( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento.

( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V, F.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, V, V, V.

Explorar o ambiente engatinhando pelos espaços da instituição constitui uma experiência para o desenvolvimento infantil. No contexto da formação humana, qual a importância dessa experiência na Educação Infantil?

  • A. Essa experiência pode incitar a criança aos estágios superiores de autonomia da adolescência.
  • B. A experiência em questão constitui um ponto de partida para todas as vivencias no campo cognitivo.
  • C. Com essa experiência poderá se completar a dinamização do campo de experiência da práxis educativa.
  • D. A partir dessa experiência a criança poderá vincular aprendizados em relação ao mundo natural.

Nos processos pedagógicos da Educação Infantil, quando a criança é encorajada a “conhecer as principais famílias de instrumentos musicais”, a ela é possibilitada a oportunidade de desenvolver-se em que campo da formação humana?

  • A. No campo do brincar e as brincadeiras.
  • B. No campo da linguagem plástica.
  • C. No campo da música e da linguagem musical.
  • D. No campo da linguagem visual.

Com as crianças acima de dois anos, o Professor de Educação Infantil pode promover a seguinte brincadeira:

Com devido propósito pedagógico, essa brincadeira é indicada para estimular especificamente:

  • A. Linguagem e força.
  • B. Nutrição e cuidados higiênicos.
  • C. Conhecimento de cores e resistência física
  • D. Cooperação, coordenação motora, concentração.

No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança refere-se à:

  • A. Competência matemática.
  • B. Competência combinatória.
  • C. Competência para realizar.
  • D. Competência para observar.
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