Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. A criança aprende em todos os espaços e tempos. Quanto maior for o contato dela com outras crianças e com a natureza, maior será sua possibilidade de desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue os próximos itens. A criança exige cuidados e atendimento específicos; por isso, é necessária uma conduta que a mantenha sempre limpa e em contato com objetos de conhecimento escolarizados. Sua exposição demasiada a elementos não estruturados ou à natureza — barro, areia, água, árvore, jardins — assim como a liberdade em excesso podem não resultar em aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com o perfil das crianças da atualidade, assinale a opção correta.

  • A. A aprendizagem dos alunos independe dos métodos de ensino adotados pelo professor.
  • B. Atualmente, os alunos mais preparados são aqueles oriundos de escolas que utilizam apenas metodologias que envolvem novas tecnologias de comunicação.
  • C. A mecatrônica é a tecnologia do futuro, por isso os professores precisam dominar esta área de conhecimento para alcançarem seus objetivos pedagógicos.
  • D. As crianças devem ser tratadas como sujeitos, ou seja, os professores precisam estar atentos aos seus desejos e anseios, para garantir o sucesso da aprendizagem.
  • E. Devido ao fato de lidar com conhecimentos produzidos pela humanidade ao longo da história, a escola deve renovar as metodologias, mas priorizar a repetição de conteúdos.

A respeito dos atos de educar e de cuidar na organização do trabalho pedagógico da educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. Devido ao fato de atender crianças de zero a três anos de idade, a função da creche é cuidar, ao passo que a função da pré-escola é educar.
  • B. Educar e cuidar são duas ações vinculadas que contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.
  • C. Como o ato de cuidar é uma atividade que pode ser desempenhada por qualquer pessoa, os professores que atuam em creches não precisam ter formação específica.
  • D. O ato de educar é um processo exclusivo da escola e da ação docente e relaciona-se com a ampliação dos conhecimentos.
  • E. O ato de cuidar, que está diretamente ligado à vida e à saúde da criança, proporciona as condições necessárias para o aprendizado.

Com base na leitura do texto 15A3AAA, assinale a opção correta.

  • A. A efetivação da educação inclusiva pressupõe a adoção de um mesmo currículo escolar para todos os alunos, independentemente de suas necessidades.
  • B. Os fundamentos gerais da educação escolar e da educação inclusiva são opostos.
  • C. A pedagogia da diversidade considera que origens social, étnica e linguística não constituem causas impeditivas para inserir estudantes surdos entre os demais estudantes.
  • D. O aprendizado do uso social da leitura e da escrita independe da presença de professor, pois os alunos podem executá-lo com os colegas.
  • E. A Declaração de Salamanca foi um movimento com pouca visibilidade social e educacional porque considerava o estudante da perspectiva individual.

Na história da educação brasileira, é possível identificar diferentes concepções pedagógicas, as quais denotam o modo de realizar o ato educativo. Considerando essa informação, julgue os itens que se seguem. A falta de condições objetivas é um dos impeditivos para a aplicação, em larga escala, dos princípios norteadores da concepção progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto, julgue os itens subsequentes.

Em uma perspectiva sociocultural, a relação entre educação e sociedade pode ser compreendida como um mecanismo de preservação da herança cultural geracional, permitindo trocas de saberes entre as diferentes sociedades, bem como a recriação de valores, normas, ideias, saberes, hábitos e crenças de determinado grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema relacionado a essa frase, de Vigotsky, assinale a opção correta.

  • A. A Base Nacional Comum Curricular define brincadeira como brincar e se expressar.
  • B. Brincar é um direito de aprendizagem.
  • C. Na educação infantil, a alteração de regras nas brincadeiras não é permitida, pois se deve prezar pela assimilação de regras e obediência.
  • D. Brincar não estimula o desenvolvimento intelectual da criança.
  • E. O binômio brinquedo e brincadeira está relacionado somente ao incentivo à leitura.

Considerando as ideias de Maria Montessori expressas no texto precedente, assinale a opção correta, a respeito da leitura e da escrita na educação infantil.

  • A. Maria Montessori é contrária à manipulação dos materiais, a fim de não cansar e não chatear as crianças.
  • B. Segundo Montessori, em suas tarefas, o professor, no cumprimento de seu papel de mediador, deve interferir nas atividades das crianças.
  • C. No método Montessori, o aprendizado da leitura e da escrita se inicia quando as crianças completam seis anos de idade.
  • D. No método de alfabetização Montessori, dissocia-se a letra do som, para tornar o processo menos abstrato.
  • E. As ideias de Montessori se coadunam com as de Paulo Freire no que diz respeito aos conceitos de leitura.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...