Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2016
(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.
Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.
Para construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança, o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente o seguinte procedimento didático:
O jogo é uma atividade particularmente poderosa para estimular a atividade construtiva da criança. A construção das estruturas que possibilitam o conhecimento é explicada por Piaget (1976) por um processo de equilibração, no qual intervêm os mecanismos de regulação que conduzem às reequilibrações e, consequentemente, ao aprimoramento das estruturas anteriores. De acordo com essa teoria de Piaget, NÃO se pode afirmar que
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo Freire)
Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Das alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente o modelo de democracia cuja experiência mais marcante e conhecida foi a da Grécia Antiga. Esse modelo, conhecido como democracia direta, é
Uma criança adentra na despensa de sua casa e pega um biscoito ou dois, e se serve de um torrão de açúcar. Ninguém chama de ladrão ou pune a criança que faz isto. A criança que comete o mesmo ato numa instituição poderá ser punida e ficar marcada em virtude das regras que vigoram ali. Com base nesse relato, analise as afirmativas:
I- Os pais devem estabelecer regras para que as crianças aprendam que sempre devem comunicar (pedir) para que não sofram na escola com as restrições.
II- Pais e educadores deverão ser cautelosos a fim de não se tornarem inquisidores ferozes, exigindo uma confissão, pois poderão levar a criança a mentir.
III- Existem muitos "roubos" que não devem ser classificados como tal. Deve-se, nesses casos, ter compreensão e não comunicar a Direção e os pais.
IV- As consequências negativas de mentiras e de roubos devem ser explicadas com calma e com exemplos práticos.
Estão corretas as afirmativas
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientização cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2016
Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade.
Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2016
Arroyo e Silva (2012) afirmam que fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).
Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é
A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo direito à educação. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...