Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os contatos diários entre educadores da creche e a família das crianças geram um tipo de relacionamento singular e muito especial. Segundo Oliveira et al. (2002),

  • A. o educador de creche deve se posicionar como alguém que se propõe a substituir a família na ausência desta, devido à importância do cuidado e da afetividade na faixa etária atendida.
  • B. a família precisa ter certos limites de horários e espaços, em relação à sua participação na creche, para se manter o bom atendimento às crianças, que é o objetivo principal do trabalho na creche.
  • C. a família que permanece na creche por alguns instantes diários no período de adaptação prejudica o trabalho do educador, pois a conduta familiar pode entrar em conflito com a adotada pela creche.
  • D. a família precisa ter livre acesso à creche, independente de horários ou setores, para garantir uma relação de transparência e confiança mútua, necessária ao bom desenvolvimento das crianças.

No livro Creches: crianças, faz de conta & Cia, Oliveira et al. (2002) tratam de questões importantes relativas à educação infantil. Entre elas, enfatizam o seguinte aspecto:

  • A. a ociosidade infantil que pode acarretar aumento do número de eventos negativos (brigas, gritarias, quebra de materiais) nas creches.
  • B. as atividades de organização coletiva que são vividas uniformemente pelas turmas de crianças, dada a unidade de diretrizes da instituição.
  • C. o tempo dos adultos que deve ser gasto prioritariamente com atividades realmente pedagógicas, e não com arrumação de sacolas, lençóis e roupas.
  • D. o repouso e o sono que são atividades domésticas; já na creche, o educador deve aproveitar o tempo da criança com estímulos variados e adequados à sua faixa etária.

Segundo Vygotsky, a construção do pensamento e da subjetividade é

  • A. um processo cultural.
  • B. uma formação natural.
  • C. um processo universal.
  • D. uma condição inata.

Para Zilma Ramos de Oliveira (2007), a vivência da disciplina na creche e na pré-escola envolve o seguinte aspecto:

  • A. o trabalho educativo deve fixar-se no aprendizado de regras de moralidade, pois elas fazem parte de uma totalidade uniforme.
  • B. o ambiente moral deve ser construído depois de ocorrências de condutas consideradas indisciplinadas.
  • C. o campo da disciplina contém contradições e irracionalidades, pois lida com situações dinâmicas plenas de antagonismo.
  • D. a organização curricular deve buscar um ambiente livre de contradições, que priorize a apropriação de normas de conduta.

Segundo Faria (2003, p. 74), o espaço físico representa um dos elementos fundamentais para a pedagogia infantil. A organização deste espaço deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadas nas crianças”, entre as quais destacam-se:

  • A. o imaginário, o lúdico, o artístico, o afetivo e o cognitivo.
  • B. a linguagem, o imaginário, o psicológico, o afetivo, o lúdico.
  • C. a organização, o cognitivo, o lúdico, a habilidade e o afetivo.
  • D. a fala, a motricidade, o afetivo, o lúdico e o cognitivo.

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

A educação popular é exclusiva de escolas públicas em bairros de periferia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Sob a influência da concepção de educação popular, o projeto político-pedagógico das escolas passou por transformações, entre as quais se destaca a importância conferida ao envolvimento de todos os atores do processo educativo em sua elaboração e execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Como produto histórico de seu tempo, a educação popular alimentou-se do compromisso, da paixão, da coragem e do saber das militâncias de resistência, que, nos dias de hoje, são desnecessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os simpatizantes da Escola Nova propunham democratizar e transformar a escola por meio da própria escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os conservadores eram representados pelos católicos defensores da pedagogia tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...