Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com a didática de ensino, na perspectiva sócio-histórica, entende-se por instrumentalização o(a)
momento em que a criança é capaz de realizar sozinha o processo de aprendizagem. Dessa maneira, o nível de desenvolvimento de uma criança resulta daquilo que ela consegue realizar sem a ajuda dos outros.
etapa na qual o professor deve desenvolver o conteúdo, de modo sistematizado, buscando equacionar, conceitualmente, os problemas levantados na etapa anterior.
processo no qual se parte do conhecimento complexo e abrangente a que se tem chegado para um conhecimento mais ampliado (sincrético).
momento em que o educando vai se apropriar de instrumentos culturais e científicos necessários para transformar sua vida, pois ela não traz nenhum conhecimento aproveitável.
etapa final na qual o docente modifica o discente, por meio da transferência dos conhecimentos científicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A problematização é um dos elementos essenciais da didática na perspectiva sócio-histórica. É o momento no qual ocorre a discussão de questões inerentes ao conteúdo proposto. A respeito da problematização, assinale a alternativa correta.
É o momento de superação da teoria sobre a prática social dos indivíduos.
Um conteúdo problematizado deverá mostrar-se exclusivamente nas dimensões histórica, social e política.
É o espaço para desligar a vivência do conteúdo, percebida no momento da prática social do conteúdo em sua teoria.
O processo de investigação para solucionar as questões em estudo nega a aprendizagem significativa.
É momento no qual se aproximam conhecimentos espontâneos dos conhecimentos científicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.
II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.
III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.
IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.
V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
De acordo com os teóricos da pedagogia histórico-crítica, é possível realizar um trabalho pedagógico significativo para o aluno, por meio de uma metodologia de trabalho que venha ao encontro de seus interesses, confrontando-os com a realidade em que vivem. A respeito desse assunto, assinale a alternativa incorreta.
Uma proposta de trabalho crítico e transformador da realidade vivida pelo aluno, que aponte caminhos e ações didático-pedagógicas de mediação entre aluno e objeto de conhecimento, pode tornar as aulas mais interessantes e significativas para os alunos.
É necessário que cada educador realize uma avaliação de sua prática docente, visando atender às necessidades de transformação social por meio de uma prática educativa significativa.
Além das ferramentas convencionais de mediação utilizadas em sala de aula, os educadores precisam lançar mão das novas tecnologias, que os auxiliam no processo de ensino e de mediação da aprendizagem dos conteúdos escolares.
O confronto com a realidade dá-se por meio da tomada de consciência de suas limitações. O melhor instrumento do professor para tornar isso significativo para o aluno é a avaliação somativa.
O compromisso da escola e dos educadores, nesse momento, é ensinar de forma significativa, lançando mão de metodologias que instiguem o aluno para a aprendizagem, tendo a certeza de que estes farão um novo uso social dos conteúdos científicos aprendidos na escola para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
A didática, na perspectiva sócio-histórica, tem a prática social como ponto de partida de todo o processo pedagógico. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A prática social imediata do aluno não é tema relevante para o professor.
A relação do conteúdo com a vivência dos alunos está ausente no cotidiano dessa prática pedagógica.
A preparação do aluno ocorre por meio de uma mobilização para a construção do conhecimento escolar, partindo-se do princípio de que ele nada conhece.
O conteúdo a ser desenvolvido deve estar vinculado à realidade, uma vez que é socialmente necessário.
Devem ser trazidos para a sala de aula apenas as vivências e as experiências que o educador tem sobre o conteúdo a ser trabalhado.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da concepção sócio-histórica afirmam que a cultura da excludência se instalou na organização escolar e que a nova Lei de Diretrizes e Bases pouco avançou na direção de exclusão dessa cultura. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Essa linha de pensamento concorda que as ênfases da educação devam ser a avaliação, a reprovação e a repetência; por isso, não avança além da cultura da exclusão.
O fracasso escolar e o processo disciplinar e seriado de ensino-aprendizagem não tem relação com a redução do direito à educação básica.
O direito à educação básica continua entendido como ensino com todas as conotações disciplinares seriadas, escalonadas, avaliativas e seletivas que esse conceito adquiriu ao longo da história da educação brasileira.
A superação da cultura do fracasso não passa pela retomada de uma discussão política acerca dos componentes do direito à formação básica e universal.
Os termos sistema de educação ou de ensino colocados na LDB deixam de ser uma questão semântica para ser uma questão política, mas não expressam os conflitos em torno do conteúdo dado ao direito à educação básica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2010
Os teóricos da pedagogia histórico-crítica afirmam que a dialética é a essência dessa proposta didática. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Nessa concepção didática, há um entendimento idealista da dialética, que se resume no ato de transformar as questões sociais em diálogo, no qual todos têm espaço para expor suas ideias, sem haver uma reordenação teórica destas.
Não é possível a emancipação do sujeito sem que ele se aproprie de conhecimentos historicamente construídos e sistematizados socialmente, tendo como ponto de partida e de chegada a prática social vivida pelo educando, respeitando as três fases do método dialético prática, teoria, prática.
A ideia de práxis, defendida pelos marxistas, não se aplica aqui pelo fato de transformar a educação em um ato político. Essa concepção está mais preocupada com as questões histórico-críticas que com as políticas.
Essa concepção defende a emancipação do educando por meio da retrospectiva histórico-crítica. Por isso, tem como fundamento psicológico as teorias da aprendizagem focadas no estímulo e na resposta.
A emancipação do sujeito ocorre de diferentes formas: a educação é um importante instrumento; mas, sem ela, é possível se apropriar dos conhecimentos historicamente construídos e socialmente sistematizados.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Originada das contribuições do marxismo, a pedagogia histórico-crítica compreende a educação como
processo objetivo e operacional dotado de uma organização racional capaz de minimizar as interferências subjetivas, sendo necessário operacionalizar objetivos e mecanizar o processo pedagógico para que resulte em eficiência.
expressão de linguagem que se profere sobre a realidade, referindo-se à clareza dos enunciados relativos aos fenômenos e não aos próprios fenômenos.
modo de adequar as necessidades individuais ao meio social, devendo retratar a vida cotidiana para promover real aprendizagem, desenvolvendo experiências que permitam ao educando promover a própria educação.
ato de produzir mediação no seio da prática social global, dela decorrendo um método pedagógico no qual professores e alunos se inserem em um mesmo contexto, com posições distintas, para a solução de problemas.
ato político em que o aprendizado é autogestionário, não espontâneo e voltado para uma necessidade prática, em um processo de produção que destitua o projeto educativo da burguesia.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Na esteira do neoprodutivismo, também são identificadas as suas variantes: o neoescolanovismo, o neoconstrutivismo e o neotecnicismo. Relacione essas correntes pedagógicas, numeradas à esquerda com suas respectivas características, dispostas à direita.
A associação correta é:I – S , II– P , III – R.
I – Q , II– S , III – P.
I – P , II– R , III – S.
I – P , II– Q , III – R.
I – R , II– S , III – P.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
José Carlos Libâneo (2005) apresenta uma classificação, provisória, das correntes pedagógicas contemporâneas: racional-tecnológica, neocognivistas, sociocríticas; holísticas e pós-modernas. Segundo o autor, a corrente racionaltecnológica corresponde
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...