Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação às tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como objetivo político formar as crianças e os jovens para a autogestão individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supressão da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o conteúdo que atende a esse objetivo o interesse e a decisão do grupo.

  • B.

    A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formação da cidadania, garantindo a todos os educandos condições de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condições sócio-históricas, os conteúdos escolares são os que decorrem das ciências, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crítica.

  • C.

    A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revolução Francesa, de perspectiva política, destina-se à equalização social, por meio da formação de indivíduos em condições iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade.

  • D.

    De acordo com a pedagogia crítico-social dos conteúdos, o conteúdo da prática educativa deve ser a reflexão coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo político a emancipação organizada das camadas populares.

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

  • A.

    tecnicista, visto que, por meio das técnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem à máquina social, o que resultaria no aperfeiçoamento da ordem social vigente.

  • B.

    histórico-crítica, visto que, com sua atitude, o professor buscou fornecer aos alunos instrumental para participação organizada e ativa na democratização da sociedade.

  • C.

    liberal renovada não diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formação de atitude, e sua preocupação eram os problemas psicológicos dos alunos. Assim, conduziu aulas favoráveis à mudança do indivíduo.

  • D.

    libertária, visto que a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles próprios discutir esses conteúdos livremente em grupos, de modo informal e não diretivo.

A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.

  • A.

    histórico-crítica, tecnicista, renovada não diretiva e libertária

  • B.

    tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista

  • C.

    tradicional, tecnicista, libertadora e renovada não diretiva

  • D.

    renovada progressivista, tradicional, libertária e renovada não diretiva

De acordo com dados do INEP/MEC, em 1990, constatava-se que mais de 50% dos alunos repetiam a primeira série do ensino fundamental. Os números da educação no Brasil de 2003, recentemente divulgados, revelam que as taxas decaíram. A proporção nacional, na primeira série do ensino fundamental, é de 30,1%; e, na segunda série, de 19,8%. São ainda elevadas, constituindo-se um sério problema para a educação. Os dados de fluxo mostram que as chances de repetência são bem maiores no Nordeste e no Norte do país. Quase 11% dos alunos da região mais rica (Sudeste) refazem a primeira série; na região mais pobre (Nordeste), o número é de 43%. No Norte, é de praticamente 48%. Diante dessa informação e de acordo com a perspectiva sócio-histórica, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A população do Norte e Nordeste do país tem maiores dificuldades de aprendizagem.

  • B.

    Os números apresentados pelo INEP/MEC revelam como as oportunidades educacionais estão distribuídas de forma desigual.

  • C.

    O ensino oferecido é igual para todo o país, mas algumas regiões têm maiores privilégios.

  • D.

    Há um número maior de pessoas com facilidade de aprendizagem na região Sudeste.

  • E.

    Muita coisa mudou na educação de 1990 para 2003, pois houve melhoria da qualidade da educação, por isso aumentou a reprovação.

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nessa perspectiva, não há transferência de aprendizagem, o aluno aprende sozinho.

  • B.

    O sucesso da aprendizagem depende apenas do aluno e de sua capacidade de processar informações.

  • C.

    A transferência de aprendizagem se dá a partir do momento em que o aluno supera sua visão parcial e adquire uma visão mais clara e unificadora.

  • D.

    Os estímulos externos não são determinantes na aprendizagem.

  • E.

    Para o aluno alcançar o sucesso, é necessário um esforço pessoal muito grande que independe das condições de ensino.

O papel do professor é de grande importância no contexto da sala de aula atualmente, pois cabe a este assessorar os alunos em diversos campos do conhecimento. De acordo com a concepção sócio-histórica da educação, assinale a alternativa que não apresenta uma habilidade essencial ao exercício da profissão docente.

  • A.

    Flexibilidade, capacidade de adequar uma situação a outra, de acordo com o contexto sócio, político, econômico e cultural.

  • B.

    Diagnóstico, capacidade de identificar e analisar as características gerais e específicas de cada situação de aprendizagem.

  • C.

    Estilos de liderança, capacidade de escolher o estilo de liderança mais adequado à situação.

  • D.

    Espírito de coletividade, capacidade de trabalhar com projetos coletivos e compartilhado na escola.

  • E.

    Autoritarismo, capacidade de liderar sem permitir a intervenção daqueles que são subalternos.

Quando se relaciona didática e ensino, entende-se que o ensino tem como função principal assegurar o processo de transmissão e assimilação dos conteúdos do saber escolar. Acerca desse tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O ensino tem um caráter unilateral, que valoriza apenas a atividade do aluno.

  • B.

    Os conteúdos do saber escolar são conhecimentos sistematizados.

  • C.

    A transmissão e a assimilação são dois momentos inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    A aquisição da bagagem de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades intelectuais são inseparáveis.

  • E.

    A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem.

A pedagogia crítico-social dos conteúdos atribui grande importância à didática. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A didática está implícita na orientação do trabalho escolar, não assumindo características próprias.

  • B.

    O papel da didática é treinar o professor para executar as ações que são pensadas pelos sistemas de ensino.

  • C.

    Nessa concepção, a didática assume um papel de instrumentalizadora da racionalização.

  • D.

    A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vista as finalidades sociopolíticas e pedagógicas.

  • E.

    Cabe à didática apenas estudar os princípios e as leis gerais do ensino e da aprendizagem.

A pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita chegou ao Brasil em meados dos anos 80 do século passado e causou grande impacto, revolucionando o ensino da língua nas séries iniciais e, ao mesmo tempo, provocando uma revisão do currículo escolar. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    essa proposta se pautava na ideia de que o currículo escolar desconsiderava a atividade construtiva do aluno sobre a língua escrita.

  • B.

    os conhecimentos específicos que a criança já tem sobre a escrita não são importantes para aquisição e domínio do conhecimento.

  • C.

    os conteúdos escolares que são ensinados devem estar em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

  • D.

    essa nova proposta curricular considera que não se devem corrigir os erros; assim, o professor é dispensável no processo de ensino.

  • E.

    nessa concepção de ensino, é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, por isso a reconstrução de conceitos não é aconselhável.

Na perspectiva sócio-histórica, a gestão da sala de aula deve levar em conta o papel de mediação assumido pelo professor no processo de ensino e aprendizagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O professor é o único que colabora para que o conhecimento ocorra de forma mediada.

  • B.

    A mediação pressupõe a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.

  • C.

    O papel do adulto é insubstituível sem, no entanto, desvalorizar a participação do aluno nesse processo.

  • D.

    O professor se contentará em satisfazer as necessidades e as carências dos alunos.

  • E.

    As tendências espontâneas são suficientes para que os alunos desejem estudar mais e progredir.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...