Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
A complexidade do mundo atual coloca para a escola a necessidade de que os sujeitos, no processo de formação, aprendam a:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
Desde o regime militar (1964-1985) até os dias atuais, a política econômica e a educacional vêm demonstrando mudanças na configuração de classe dos docentes, em especial os da educação básica, sem, contudo superar a pauperização econômica e cultural. Somem-se a isso as novas exigências ao processo escolar, que resultam na intensificação do trabalho destes profissionais. Segundo Maria Manuela Alves Garcia e Simone Barreto Anadon (2009), a intensificação do trabalho docente corresponde
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
O multiculturalismo constitui hoje preocupação significativa dos pesquisadores brasileiros. Há uma pluralidade de interpretações do fenômeno multicultural e inúmeras e diversificadas são as concepções desse fenômeno. Segundo Atonio Flávio Moreira (2003), no âmbito da educação, multiculturalismo corresponde
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
A interdisciplinaridade tornou-se moda nas últimas décadas. O termo, porém, é concebido e assumido de forma polissêmica. De acordo com Norberto J. Etges (2005), interdisciplinaridade significa:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade Federal do Goiás (UFGO) - 2009
Como se sabe a passagem da modernidade para a pós-modernidade configura uma profunda crise da razão, também entendida como crise ou ruptura de paradigmas. De acordo com Boaventura Sousa Santos (1997), no que se refere ao conhecimento, o paradigma emergente caracteriza-se por
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que
o mundo ocidental assistiu, a partir da década de cinquenta do século XX, na era de ouro do capitalismo, ao florescimento da análise marxista da função reprodutora das instituições escolares.
a concepção pedagógica negadora da escola como instituição socializadora nasceu em decorrência da análise reprodutivista do aparelho ideológico de ensino, em uma conjuntura de expansão do capitalismo de massa.
o neoliberalismo emergiu em um contexto social de crise fiscal do Estado, onerado com as responsabilidades sociais propaladas pelo Estado de bem-estar social.
o neoliberalismo, que advoga um Estado mínimo, implica a compreensão das mínimas responsabilidades estatais na área de educação.
o capitalismo e o Estado de bem-estar social ganharam força e expandiram-se a partir de princípios do século XX, propiciando grande desenvolvimento da área educacional, em nível mundial.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
A partir dos anos 70 do século XX, o pensamento pedagógico brasileiro tomou como base a economia, enfocando o papel da educação no desenvolvimento econômico, a preocupação com as questões relacionadas ao financiamento do ensino e a relação entre educação e trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Ao longo dos anos 60 do século passado, a psicologia era a base para o estudo e a solução dos problemas pedagógicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
Em oposição ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir de 1934 houve uma busca pela cientificidade na educação, fundamentada, sobretudo, na sociologia.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.
A configuração do pensamento pedagógico genuinamente brasileiro se iniciou com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o fortalecimento da educação laica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...