Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A complexidade do mundo atual coloca para a escola a necessidade de que os sujeitos, no processo de formação, aprendam a:

  • A. reproduzir o conteúdo trabalhado; seguir instruções, agir individualmente, para se tornarem aptos e competitivos.
  • B. resolver problemas imediatos, por meio do acúmulo de informações em uma aprendizagem passiva e disciplinadora.
  • C. pensar, refletir, adquirir estruturas mentais que possibilitem a aprendizagem autônoma e dominar os conceitos científicos básicos das diferentes áreas do conhecimento.
  • D. responder com coerência aos diferentes níveis de demanda do campo de atuação profissional, independente da área de conhecimento, para a qual está sendo formado.

Desde o regime militar (1964-1985) até os dias atuais, a política econômica e a educacional vêm demonstrando mudanças na configuração de classe dos docentes, em especial os da educação básica, sem, contudo superar a pauperização econômica e cultural. Somem-se a isso as novas exigências ao processo escolar, que resultam na intensificação do trabalho destes profissionais. Segundo Maria Manuela Alves Garcia e Simone Barreto Anadon (2009), a intensificação do trabalho docente corresponde

  • A. ao maior profissionalismo dos professores, que devem trabalhar conteúdos de cunho universalista, garantindo a qualidade da educação, ferramenta imprescindível para a obtenção e manutenção do posto de trabalho no mercado competitivo do mundo contemporâneo.
  • B. à ampliação das responsabilidades e atribuições no cotidiano escolar dos professores, incorporação de tarefas administrativas às pedagógicas, atividades de formação para rever habilidades e competências, além da colonização da subjetividade.
  • C. à competência profissional para trabalhar currículos híbridos, que contemplam a aprendizagem significativa, o ensino pelo método científico, demandas recentes dos diferentes segmentos que compõem as instituições escolares.
  • D. à capacidade de planejar ambientes de aprendizagem dotados de estímulos estéticos, que minimizem ameaças e promovam a sensibilidade e o aconchego, possibilitando desafios e a conquista de conhecimentos pelos alunos.

O multiculturalismo constitui hoje preocupação significativa dos pesquisadores brasileiros. Há uma pluralidade de interpretações do fenômeno multicultural e inúmeras e diversificadas são as concepções desse fenômeno. Segundo Atonio Flávio Moreira (2003), no âmbito da educação, multiculturalismo corresponde

  • A. à discriminação das diferenças e ao estímulo ao tratamento próprio a cada grupo social, em ambientes educativos especializados.
  • B. à natureza da resposta que é dada à inevitável presença das diferenças culturais em ambientes educativos.
  • C. à identificação das diferenças e ao estímulo ao respeito, à tolerância e à convivência com estas diferenças.
  • D. à pressuposição de conhecimentos universais a serem reproduzidos e assimilados pelos estudantes organizados em grupos homogêneos, por gênero, idade, etnia, classe social.

A interdisciplinaridade tornou-se moda nas últimas décadas. O termo, porém, é concebido e assumido de forma polissêmica. De acordo com Norberto J. Etges (2005), interdisciplinaridade significa:

  • A. mecanismo de redução do conhecimento de várias áreas a um denominador comum, tornando-se um conceito hegemônico.
  • B. princípio da máxima exploração das potencialidades de cada uma das ciências, da diversidade, da criatividade e da compreensão de seus limites.
  • C. organização curricular flexível, que possibilite a formação de profissionais especializados em um campo de atuação específico.
  • D. complexo de habilidades e competências a ser adquirido pelos estudantes, a fim de preparem-se para os desafios do mundo do trabalho.

Como se sabe a passagem da modernidade para a pós-modernidade configura uma profunda crise da razão, também entendida como crise ou ruptura de paradigmas. De acordo com Boaventura Sousa Santos (1997), no que se refere ao conhecimento, o paradigma emergente caracteriza-se por

  • A. um conhecimento complexo, discursivo e permeável a outros conhecimentos, local e articulável em rede com outros saberes locais e globais.
  • B. um conhecimento de demarcações rígidas entre as disciplinas ou entre gêneros, entre ciências sociais e humanidades.
  • C. um conhecimento útil, capaz de equacionar interesse e capacidade, aprofundando os laços entre modernidade e capitalismo.
  • D. um conhecimento no qual se percebe a nítida distinção entre sujeito e objeto, o que favorece a abstração de ambos.

Considerando o contexto histórico de surgimento das concepções pedagógicas, é correto afirmar que

  • A.

    o mundo ocidental assistiu, a partir da década de cinquenta do século XX, na era de ouro do capitalismo, ao florescimento da análise marxista da função reprodutora das instituições escolares.

  • B.

    a concepção pedagógica negadora da escola como instituição socializadora nasceu em decorrência da análise reprodutivista do aparelho ideológico de ensino, em uma conjuntura de expansão do capitalismo de massa.

  • C.

    o neoliberalismo emergiu em um contexto social de crise fiscal do Estado, onerado com as responsabilidades sociais propaladas pelo Estado de bem-estar social.

  • D.

    o neoliberalismo, que advoga um Estado mínimo, implica a compreensão das mínimas responsabilidades estatais na área de educação.

  • E.

    o capitalismo e o Estado de bem-estar social ganharam força e expandiram-se a partir de princípios do século XX, propiciando grande desenvolvimento da área educacional, em nível mundial.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.

A partir dos anos 70 do século XX, o pensamento pedagógico brasileiro tomou como base a economia, enfocando o papel da educação no desenvolvimento econômico, a preocupação com as questões relacionadas ao financiamento do ensino e a relação entre educação e trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.

Ao longo dos anos 60 do século passado, a psicologia era a base para o estudo e a solução dos problemas pedagógicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.

Em oposição ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir de 1934 houve uma busca pela cientificidade na educação, fundamentada, sobretudo, na sociologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao pensamento pedagógico brasileiro.

A configuração do pensamento pedagógico genuinamente brasileiro se iniciou com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e o fortalecimento da educação laica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...