Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.

  • A.

    A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.

  • B.

    A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.

  • C.

    A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.

  • D.

    Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam aos interesses dos alunos e às exigências sociais.

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

O confronto entre a experiência do aluno e os saberes historicamente sistematizados caracteriza a concepção investigada especialmente por Dermeval Saviani.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.

A escola que adota uma orientação humanística clássica e trata os conteúdos como verdades absolutas repassadas de uma geração a outra está assentada nos pressupostos da concepção liberal tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    ter a vontade de corrigir a desigualdade das situações e das oportunidades.

  • B.

    unir motivação, objetivos estratégicos e memória cultural para participar do mundo técnico e mercantil.

  • C.

    unir a formação para a cidadania e a transmissão competente de conhecimentos básicos e preparar os indivíduos para os vestibulares.

  • D.

    atribuir importância central à diversidade histórica e cultural e ao reconhecimento do outro e a todas as formas de comunicação intercultural.

Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:

  • A. determinista, mecanicista, formalista, maiêutica.
  • B. determinista, maiêutica, formalista, reducionista.
  • C.

    determinista, mecanicista, maiêutica, reducionista.

  • D.

    determinista, mecanicista, formalista, reducionista.

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Os professores necessitam desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os outros membros da comunidade escolar, participando ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão.

  • B.

    A reflexão isolada por meio do domínio da informação e dos conteúdos necessários a sua ação pedagógica é uma das qualidades necessárias para a prática da gestão democráticoparticipativa.

  • C.

    A prática de gestão democrático-participativa requer o desenvolvimento de capacidades e habilidades de liderança.

  • D.

    Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula é um dos requisitos para o exercício da gestão democráticoparticipativa.

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

O trabalho com uma situação-problema e com temas geradores é a marca da concepção progressista libertária.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...