Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

A tendência crítico-social dos conteúdos não concebe uma oposição entre cultura erudita e cultura popular, mas uma relação de continuidade entre elas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

Para a concepção liberal tecnicista, o papel da escola é propiciar a interação entre as estruturas cognitivas do indivíduo e as do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

Carl Rogers é o inspirador da concepção liberal renovada progressivista, por meio da ênfase nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das concepções pedagógicas, julgue os seguintes itens.

A repetição de exercícios sistemáticos e a recapitulação dos conteúdos estudados são pressupostos de aprendizagem da concepção liberal tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação".

 O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência

  • A.

    tecnicista, em que se concebe o planejamento como ação mecânica e burocrática.

  • B.

    tradicional de planejamento, onde o especialista é o responsável por esta ação.

  • C.

    conservadora de planejamento, em que se exige a presença dos objetivos do projeto.

  • D.

    liberal, em que se desconsidera a necessidade do item "avaliação", no planejamento.

  • E.

    progressista, em que os membros de um grupo têm direito à participação.

A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:

  • A. pedagogia dos conteúdos socioculturais.
  • B. pedagogia libertária.
  • C. escola nova.
  • D. pedagogia tecnicista.
  • E. pedagogia libertadora.

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

  • A. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) revelam que a criança não compreende, ainda, a função da segmentação e dos espaços em branco.
  • B. Os dados (1) e (2) mostram que a criança não domina aspectos fonológicos da língua; enquanto (3) e (4) evidenciam que ela domina plenamente esses aspectos.
  • C. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) evidenciam que a criança transfere marcas da oralidade para a escrita.
  • D. Os dados (1) e (2) evidenciam que a criança ainda não domina a ortografia; já (3) e (4) evidenciam a presença da oralidade na escrita.
  • E. As realizações (1), (2) e (4) evidenciam que a escrita da criança ainda apresenta marcas da oralidade.

Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos − o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende − é considerada

  • A.

    inovadora.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    atual.

  • D.

    criativa.

  • E.

    inclusiva.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:

  • A. a consolidação da Pedagogia Tradicional.
  • B. a elaboração do manifesto dos Pioneiros da Educação.
  • C. a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização.
  • D. a consolidação da Pedagogia Libertadora.
  • E. a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...