Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, desde o processo de colonização portuguesa, apenas a elite brasileira teve acesso à Educação, em detrimento das outras camadas sociais. Assim, os movimentos sociais são respostas coletivas aos problemas que vivenciam, procurando lutar por suas reivindicações, construindo e refazendo sua própria história em determinado tempo. Neste sentido, sobre a história dos movimentos sociais em torno da educação no Brasil é correto afirmar que são:

  • A.

    fenômenos políticos, organizados pelos partidos políticos e existirão enquanto seus interesses ideológicos, relativos à educação, não forem atendidos.

  • B.

    fenômenos históricos, e existirão enquanto a humanidade não resolver seus problemas relacionados ao acesso, permanência e qualidade da escola.

  • C.

    organizações propostas pelo poder público quando há impasses entre as esferas de poder do estado em matéria de educação.

  • D.

    organizações de trabalhadores, filiados a sindicatos, que vislumbram o atendimento das necessidades e dificuldades cotidianas dos seus filhos nas escolas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No final da década de 70, a noção de democratização do direito à educação conviveu com a idéia dos direitos da cidadania. Na luta contra a ditadura e na busca de caminhos para a transição, nasceu a idéia de participação da sociedade civil, através de grupos e movimentos organizados, na formulação, implantação e acompanhamento das políticas públicas, algumas incorporadas na legislação federal em setores diversos, inclusive na educação. Assim, emanam dos movimentos sociais relacionados à educação os seguintes temas/reivindicações:

1- A gestão democrática da unidade escolar.

2- A superação de desigualdades entre os gêneros, através do debate sobre a interação entre os sexos, as concepções e práticas socializadoras na sala de aula.

3- O atendimento das metas traçadas pelo Banco Mundial, no que se refere às novas linguagens tecnológicas.

4- A formação da parceria entre os EUA e o Brasil, para a reestruturação do sistema de ensino brasileiro, que culminou no acordo MEC/USAID.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4

  • D.

    1 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 2006, o Brasil viveu um amplo e irrestrito exercício democrático, porém, há menos de 40 anos o estado era controlado pelos militares, através de uma violenta repressão política sobre a sociedade civil. No apogeu do autoritarismo, no período de 1964 a 1974, o campo da educação foi marcado por reformas institucionais. Sobre a relação entre o estado militar e a educação no Brasil, está correto afirmar:

1- O controle político e ideológico da educação escolar foi exercido em todos os níveis.

2- Instituiu-se a meta da universalização do 1º Grau e a superação do analfabetismo escolar.

3- Desenvolveu-se uma política de financiamento da escola pública e gratuita que valoriza a escola e seus profissionais.

4- Estabeleceu-se uma relação direta entre mercado de trabalho e formação escolar.

O correto está somente em:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    1 e 4.

  • C.

    2 e 3

  • D.

    3 e 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:

  • A.

    A tendência histórico-crítica em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na "racionalização", própria do sistema de produção capitalista.

  • B.

    Os teóricos da pedagogia histórico-crítica, influenciados pela dialética marxista, consideram que não há uma natureza humana dada de uma vez por todas, porque o homem se constrói pelo trabalho, inserido na cultura em que vive

  • C.

    Um dos objetivos teóricos da pedagogia histórico-crítica é adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos.

  • D.

    Na pedagogia histórico-crítica, a função da escola é preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, visando à especialização técnica.

"O conhecimento é a principal ferramenta dos educadores. ... O ramo da filosofia que se ocupa do conhecimento tem o nome de epistemologia. ... Do ponto de vista do professor, uma das mais importantes distinções feitas em epistemologia é entre os diferentes tipos de conhecimento." (In:KNELLER,G.F. Introdução à Filosofia da Educação.RJ:1984.)

São considerados tipos de Conhecimento:

I- Conhecimento Revelado

II- Conhecimento Intuitivo

III- Conhecimento Racional

IV- Conhecimento Empírico

V- Conhecimento Autoritário Assinale:

  • A.

    se apenas as afirmativas I, II, III e IV estiverem corretas

  • B.

    se apenas as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas

  • C.

    se todas as afirmativas estiverem corretas

  • D.

    se apenas as afirmativas I, III, IV e V estiverem corretas

  • E.

    se apenas as afirmativas II, III e IV estiverem corretas

É preciso que os educadores se assumam como intelectuais e, conscientes de sua responsabilidade ética, política e profissional, tenham, por um lado, o dever de estar em permanente formação, formação esta decorrente da análise crítica de nossa prática docente e, por outro lado, reconhecer a natureza ética da prática educativa, que faz parte da tarefa docente.

Essa idéia nos revela que teoria e prática estão em constante tensão e não são desvinculadas da

  • A. necessidade de se admitir que os fins justificam os meios.
  • B. ação pragmática que é preciso ter na execução de projetos educacionais.
  • C. ética que aproxima o que fazemos, do que dizemos e do que pensamos.
  • D. tarefa educativa de ensinar os conteúdos e treinar os educandos no saber fazer desses conteúdos.
  • E. prática elaborada a partir de planos preparados por especialistas de cada área do conhecimento.

A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.

A escola assim pensada é:

  • A. local de ação-reflexão-ação para se adaptar à nova sociedade tecnológica.
  • B. instituição transmissora de informações produzidas pela sociedade.
  • C. espaço de síntese entre os conhecimentos sistematizados e a cultura experienciada.
  • D. lugar de motivação para a aprendizagem de saberes modernos.
  • E. espaço de aprender saberes práticos e atuais, levando o aluno a aprender a fazer.

Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.

De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que

  • A. questione os conhecimentos homogeneizadores e que valorize a pluralidade cultural como possibilidade de superar estereótipos, preconceitos e a hierarquização cultural.
  • B. possibilite uniformização na organização dos conteúdos buscando um equilíbrio entre os processos de homogeneização e de diversidade cultural.
  • C. conteste as relações de poder existente entre os vários conteúdos, privilegiando os conhecimentos elaborados e referendados pela Academia.
  • D. valorize os conteúdos escolares entendidos como objetos estáveis e universais.
  • E. selecione os conteúdos escolares a partir do nível de conhecimentos dos alunos, reconhecendo que a busca de homogeneização intelectual garante a qualidade de ensino.

A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,

  • A. é omisso em relação às políticas educacionais, uma vez que as políticas econômicas ainda não permitem atenção às áreas sociais.
  • B. não consegue oferecer um ensino de qualidade, dada as dificuldades de aprendizagem que as crianças das camadas populares apresentam ao entrar na escola.
  • C. além de não ter garantido a universalização da escola pública para todos, também não tem conseguido garantir aos que nela ingressam a sua permanência com qualidade.
  • D. tem investido substancialmente nas áreas sociais, sem contudo, ter encontrado métodos adequados ao déficit cultural da maioria das famílias de baixa renda.
  • E. ao propor uma política educacional que não apresenta articulação entre os sistemas de ensino público e privado, privilegia a manutenção das diferenças sociais.

A não garantia, pelo Estado, do acesso à escola pública a todos, desencadeia a exclusão social pelos mecanismos de seleção que o sistema educativo aplica. Esta seletividade, historicamente se estabeleceu e ainda se estabelece entre quem tem acesso à instituição escolar e os que são excluídos, estratificando e segmentando os cidadãos; dentro os que sabem, os que têm cultura e fora, os que não têm.

Essas idéias dizem respeito ao

  • A. elitismo do sistema de educação brasileiro.
  • B. descaso das políticas educacionais nas esferas estaduais e municipais.
  • C. centralismo na organização administrativa, por parte do Ministério da Educação.
  • D. conflito de responsabilidades em relação à oferta de ensino nas esferas: federal, estadual e municipal.
  • E. estabelecimento de avaliações centralizadas que denunciaram a falta de qualidade de ensino.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...