Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.

As técnicas integrativas de atividades em grupo são as que favorecem o rápido alcance das conclusões dos assuntos apresentados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da EAD no Brasil, julgue os itens a seguir.

I Atualmente, encontram-se disponíveis várias plataformas virtuais de domínio público que podem ser utilizadas na EAD.

II A popularização do computador e da Internet tem contribuído bastante para a expansão de uma EAD de qualidade.

III Uma das maiores dificuldades para a expansão da EAD é a forma de avaliação, que deve ser, necessariamente, de forma presencial.

IV A EAD é um direito garantido na LDB e, por isso, só pode ser ministrada por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Ainda com referência à EAD, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A EAD é uma forma de democratização da educação e, por isso, deve ser valorizada em sua singularidade, incentivando-se a pesquisa e os estudos específicos acerca dessa metodologia de ensino.

  • B.

    As modernas tecnologias de informática constituem atualmente os únicos meios que possibilitam uma EAD de qualidade. Por isso, essas tecnologias devem ser popularizadas.

  • C.

    Um dos papéis importantes do governo é proporcionar políticas públicas que possibilitem o acesso de um número cada vez maior de pessoas a essa metodologia de ensino.

  • D.

    Atualmente existem vários níveis de EAD no Brasil, inclusive na EJA e na educação profissional.

A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.

A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.

  • A.

    De acordo com os estudiosos no assunto, a EAD é uma metodologia de ensino que deve apresentar vida curta no Brasil. Uma de suas principais desvantagens é que oferece o risco de acabar com o modelo de escola tradicional e com a profissão de professores.

  • B.

    A transformação de professores em tutores é uma forma de degradação daquela categoria profissional, uma vez que, para o exercício da atividade de tutor, a exigência de formação é menor que para a de professor.

  • C.

    O tutor de EAD deve atuar como um autor de obras de fundamentação teórica ao escrever os conteúdos oferecidos na modalidade a distância. Com o passar do tempo, os conteúdos de EAD devem substituir os livros tradicionais.

  • D.

    A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A. Anísio Teixeira.
  • B. Francisco Campos.
  • C. Paulo Freire.
  • D. Fernando Azevedo.

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.

  • B.

    A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

  • C.

    A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.

  • D.

    A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.

 

Ainda em relação às teses e corolários que sintetizam a visão do autor do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    As sociedades de classe caracterizam-se pelo primado da educação, o que resulta na insubordinação real da política à prática educativa.

  • B.

    As relações entre educação e política dão-se na forma de autonomia relativa e dependência recíproca.

  • C.

    Superada a sociedade de classes, surge a subordinação da educação à prática política.

  • D.

    A função política da educação cumpre-se na medida em que ela se realiza como prática especificamente política.

 

Em relação às teses e corolários que sintetizam a visão do autor do texto, considerado o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    Educação e política são, em termos conceituais, praticamente sinônimos.

  • B.

    Somente é possível captar a dimensão política da prática educativa tanto quanto a dimensão educativa da prática política se essas práticas forem captadas como idênticas.

  • C.

    A educação é uma relação de hegemonia alicerçada na falta de consenso.

  • D.

    A política é uma relação de dominação alicerçada na dissuasão.

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A.

    Anísio Teixeira.

  • B.

    Francisco Campos.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Fernando Azevedo.

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