Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...

Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao

  • A.

    desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.

  • B.

    distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.

  • C.

    baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.

  • D.

    descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.

  • E.

    não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.

A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...

As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido

  • A.

    estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.

  • B.

    e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.

  • C.

    o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.

  • D.

    o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.

  • E.

    o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é

  • A.

    permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.

  • B.

    procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.

  • C.

    promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.

  • D.

    possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.

  • E.

    evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.

Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

Estas idéias traduzem uma concepção de educação

  • A. libertária.
  • B. liberal.
  • C. tecnicista.
  • D. moderna.
  • E. crítica.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

O aprender a ter constitui-se na principal proposta dos fundadores da educação permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.

Na abordagem sociológica progressista do conflito, enfatizam-se os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, situando-se a escola como elemento de integração e continuidade entre gerações.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.

Nos estudos sociológicos da educação, a partir de 1960, o paradigma do consenso foi substituído pelo paradigma do conflito.

  • E. Errado
  • C. Certo

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.

O aluno é considerado um indivíduo ativo e curioso na tendência progressista, a qual estabelece que as atividades escolares devem ser centradas no aluno, uma vez que a aprendizagem é elaborada pelo próprio estudante, com base em experiências e descobertas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...