Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Alguns guardam rancor contra a escola, mas o pior talvez seja o fato de que a maioria dos alunos se conforma passivamente à monotonia da escola, esperando que ela termine ao fim de cada dia, ao fim de cada ano, ao fim da juventude...
Este depoimento exemplifica as críticas existentes em relação ao
desinteresse da escola em trabalhar com os alunos fracos.
distanciamento da escola com a vida concreta que o aluno enfrenta.
baixo desempenho de alunos que não têm apoio familiar para estudar.
descaso de alunos indisciplinados que não se interessam pelo estudo.
não envolvimento da escola junto a alunos com dificuldades cognitivas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A alegria começa onde a escola termina; pode-se fazer o que quiser, como se quiser, não há mais sanções [...] A escola de hoje, onde não há mais palmatória, onde quase não há castigo, não tem uma imagem melhor à daquele tempo...
As idéias acima expressam uma crítica às escolas que não conseguem perceber o espaço escolar como espaço educativo, onde é permitido
estabelecer um regulamento rígido como forma de desenvolver o senso de responsabilidade do aluno.
e estimulado o trabalho sério de ensinar, onde o aluno aprenda conhecimentos úteis para a vida.
o desenvolvimento de habilidades voltadas ao crescimento intelectual do aluno.
o lúdico, momentos de lazer, problemas contemporâneos e o cotidiano do aluno.
o ensinamento de comportamentos desejáveis por meio do reforço positivo.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.
A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é
permitir que todos alunos tenham tempo adequado de aprendizagem.
procurar uma metodologia que dê conta das dificuldades cognitivas dos alunos.
promover o aluno para que este não tenha um conceito negativo de si mesmo.
possibilitar que o professor desenvolva uma mesma metodologia com todos alunos.
evitar processos avaliativos utilizados para exercer controle sobre os alunos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Esta situação marcou a educação no Brasil nos últimos 50 anos, mostrando-se ora conservadora, ora renovada. Enfatiza: o preparo do indivíduo para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais; os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes da sociedade de classes e, embora propague a idéia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.
Estas idéias traduzem uma concepção de educação
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O aprender a ter constitui-se na principal proposta dos fundadores da educação permanente.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Na abordagem sociológica progressista do conflito, enfatizam-se os valores comuns e a cooperação entre professores e alunos, situando-se a escola como elemento de integração e continuidade entre gerações.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com o auxílio dos textos acima, julgue os itens a seguir, relativos a aspectos das práticas escolares e docentes.
Nos estudos sociológicos da educação, a partir de 1960, o paradigma do consenso foi substituído pelo paradigma do conflito.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
A epistemologia crítica foca o processo de conhecimento na inter-relação sujeito-objeto, permeada pelos condicionantes psíquicos, sociais, culturais, ideológicos e tecnológicos.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com referência ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens que se seguem.
O aluno é considerado um indivíduo ativo e curioso na tendência progressista, a qual estabelece que as atividades escolares devem ser centradas no aluno, uma vez que a aprendizagem é elaborada pelo próprio estudante, com base em experiências e descobertas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...