Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Acerca das diversas tendências pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A.

    A pedagogia libertária tem como princípio instrumentalizar o indivíduo para a participação organizada e ativa na democratização da sociedade, por meio de conteúdos com forte significação humana e social.

  • B.

    A pedagogia progressista libertadora é caracterizada por considerar a realidade como mediadora do processo de aprendizagem, que é significativa apenas se for resultado de uma aproximação crítica dessa realidade.

  • C.

    A pedagogia liberal renovada progressivista afirma que o papel da escola é formar atitudes e mudar internamente o indivíduo. A educação é vista então como um ato interno.

  • D.

    A pedagogia liberal tecnicista valoriza a idéia de aprender fazendo, por meio de atividades experimentais, de pesquisa e de solução de problemas, garantindo, dessa forma, o controle do comportamento individual em relação a objetivos preestabelecidos.

As transformações em curso na sociedade brasileira, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos, bem como a internacionalização da economia trouxeram novos desafios para a educação. Nesse contexto, as novas formas de organização e gestão do trabalho exigem uma pedagogia

  • A.

    que substitua a rigidez dos conteúdos pela flexibilidade, através da ampliação da democratização da educação básica.

  • B.

    determinada pelas transformações ocorridas no mundo do trabalho, voltadas para a aprendizagem simbólica.

  • C.

    conteudística que produza a formação do indivíduo na resolução de problemas práticos.

  • D.

    que priorize somente a racionalidade técnica fundamentada na divisão entre o pensar e o agir.

João Amos Comênio, autor da Didática Magna, é considerado um dos fundadores da pedagogia moderna. Entre as contribuições de Comênio destaca-se a:

  • A.

    defesa da escola pública e gratuita;

  • B.

    visão do professor como auxiliar da aprendizagem;

  • C.

    prioridade no ensino das matemáticas;

  • D.

    recomendação de que o ensino fosse de natureza laica;

  • E.

    valorização do livro didático como elemento essencial da aprendizagem. 45 - No ambiente de

A escola do período helenístico-romano desenvolveu práticas pedagógicas que deixaram influências na escola de hoje. Entre essas práticas, NÃO constava:

  • A. incentivo ao diálogo entre professor e aluno.
  • B. emprego de castigos para punir a indisciplina.
  • C. utilização do ditado e da cópia de textos.
  • D. adoção de manuais de ensino.
  • E. ênfase no ensino baseado na memorização

Nos anos 60, aqui em Pernambuco, foi criado o Movimento de Cultura Popular, desmantelado após o golpe militar de 1964. Sobre aquele movimento, podemos afirmar que:

  • A.

    visava eliminar a "cultura popular" -cultura dos dominados-, para colocar no lugar uma "cultura elaborada" e, assim, transformar as condições de vida do povo

  • B.

    teve em Wandenkok Wanderley, emérito educador e intelectual progressista, seu grande inspirador e primeiro dirigente

  • C.

    que o enunciado da questão está equivocado, pois o MCP esteve ligado, desde sua origem em 1962, à União Nacional dos Estudantes (UNE) sediada no Rio de Janeiro.

  • D.

    tinha como objetivo valorizar as manisfestações culturais populares e criar canais de expressão e consciência de sua riqueza e importância.

  • E.

    como se tratava de um movimento de artistas e intelectuais da classe média recifense, o povo viu com desconfiança o "movimento" e não aderiu à sua proposta.

Em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, os signatários daquele documento chamavam a atenção da sociedade para a necessidade de articulação entre educação, desenvolvimento econômico e democracia. Assinale a resposta correta:

  • A.

    esta relação não é comprovada, pois o Brasil é a 14° potência industrial e possui 15 milhões de adultos analfabetos.

  • B.

    o Manifesto não teve nenhuma repercussão, sobretudo porque vivíamos numa ditadura e seu conteúdo só foi conhecido após a queda de Vargas, em 1945.

  • C.

    o Manifesto mostrou, acertadamente, que esta relação é pertinente: embora a educação não crie a democracia, ela pode formar a sensibilidade democrática e preparar quadros para o arranque industrial.

  • D.

    a Alemanha, país mais "educado" e desenvolvido da Europa nos anos 30, caiu na armadilha do Nazismo. Logo, não há relação entre educação e democracia, que pertencem a campos institucionais completamente diferentes.

  • E.

    cada uma destas instâncias (educação, democracia e desenvolvimento) exige uma política pública própria e independente umas das outras.

Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:

  • A.

    instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar

  • B.

    os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.

  • C.

    foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Rabicó, mais tarde ironizado num personagem de Monteiro Lobato.

  • D.

    eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, no Recife

  • E.

    na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a cada Censo Escolar são coletados dados alarmantes que se constituem em elementos de fundamental importância para a compreensão do surgimento da proposta de inclusão. Neste contexto, pode-se afirmar que a educação inclusiva surgiu a partir:

  • A.

    do aumento do fracasso escolar, a evasão e a repetência, especialmente das crianças pobres.

  • B.

    do aumento da demanda pela criação de classes e escolas especiais.

  • C.

    das demandas crescentes dos movimentos sociais que confluíram para a elaboração de uma Constituição Federal incorporando os anseios que se desenvolveram em relação à Educação para Todos.

  • D.

    da necessidade de facilitar a vida das pessoas com necessidades especiais e se determinar práticas sociais inclusivas em lanchonetes, shoppings, bancos, ônibus e locais de trabalho.

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