Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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A respeito das ideias do texto 15A3AAA, assinale a opção correta.

  • A. No texto, a expressão “um modelo” (l. 6 e 7) corresponde a uma fórmula que garanta que a escola seja criativa.
  • B. O termo “interação” (l.16) refere-se, no texto, às aulas ministradas pelo professor ao inserir novos conhecimentos.
  • C. Os termos “educação inclusiva” (l.1) e “inclusão escolar” (l.11) são empregados, no texto, em referência a um só fenômeno.
  • D. No texto, a expressão “pedagogia da diversidade” (l.4) refere-se a uma área específica de formação dos cursos de pedagogia.
  • E. No trecho “origem social, étnica ou linguística” (l.5), faz-se menção aos aspectos comunitários e populacionais e à língua.

Com relação à educação bilíngue de surdos, assinale a opção correta.

  • A. Ao incluir o tema sobre a modalidade escrita da língua portuguesa para surdos como conteúdo nos cursos de fonoaudiologia, a legislação obriga que os fonoaudiólogos tenham formação em letras.
  • B. Conforme legislação, a formação de professor de português como segunda língua pode ser feita pela inserção de uma disciplina no currículo.
  • C. Conforme legislação, os cursos de letras devem formar professores para o ensino e para a interpretação da LIBRAS em habilitação específica em nível de graduação.
  • D. A oferta de disciplina que ensina português como segunda língua para surdos é de natureza facultativa aos cursos de pedagogia.
  • E. O ensino da modalidade escrita da língua portuguesa para pessoas surdas deve seguir metodologia idêntica para todos os aprendizes.

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação.
  • B. A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas.
  • C. O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto.
  • D. O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão.
  • E. Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar.

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.

  • A. Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes.
  • B. A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes.
  • C. A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas.
  • D. As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão.
  • E. A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional.

Tendo como referência inicial o texto precedente, assinale a opção correta.

  • A. A concepção ouvintista é a mais adequada para abordar questões relativas à surdez, como, por exemplo, a falta de acessibilidade dos surdos ao direito de expressão garantido à sociedade ouvinte.
  • B. A postura ouvintista é uma postura de apoio ao sujeito surdo.
  • C. Os surdos criticam o ouvintismo porque desconhecem as possibilidades que ele oferece para torná-los cidadãos melhores.
  • D. O ouvintismo traz consigo um apelo à normalização da pessoa surda em todas as esferas da sociedade.
  • E. Todos os professores ouvintes da classe comum sentem-se despreparados para propiciar o aprendizado dos estudantes surdos.

Considerando esse depoimento como referência inicial, assinale a opção correta a respeito da inclusão de pessoas com deficiência.

  • A. Na concepção ouvintista, entende-se que o surdo não tem a possibilidade de se desenvolver tanto como o ouvinte.
  • B. O relato demonstra que chorar é uma alternativa eficaz para o convencimento das famílias de que o surdo aprende melhor em turmas exclusivas de estudantes surdos.
  • C. O comportamento arredio eventualmente apresentado pelo estudante na inclusão deve-se ao seu desconhecimento dos efeitos positivos que ela tem a oferecer-lhe.
  • D. O depoimento mostra que o surdo também tem uma percepção ouvintista da escola.
  • E. A reação da estudante pode ser explicada pelo fato de os surdos possuírem uma experiência visual com o mundo normalmente dissociada da experiência auditiva experimentada pelos ouvintes.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos

  • A. específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS.
  • B. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
  • C. específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua.
  • D. no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares.
  • E. específicos em, no mínimo, três componentes curriculares.

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

  • A. nos itens II e III.
  • B. em todos os itens.
  • C. no item I.
  • D. no item III.
  • E. nos itens I e II.

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.

  • A. Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística.
  • B. Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula.
  • C. Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação.
  • D. Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível.
  • E. Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa.

O conceito de necessidades educacionais especiais

  • A. pressupõe a cura clínica como forma de inclusão.
  • B. é mais amplo que o conceito de deficiência.
  • C. contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um.
  • D. inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária.
  • E. denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais.
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