Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. No momento da realização de provas, todos os estudantes com deficiência devem ser acompanhados por um profissional especializado em AEE.
  • B. A avaliação dos estudantes com deficiência tem caráter classificatório e, por isso, deve ser realizada por meio de notas e provas.
  • C. O estudante com deficiência dificilmente vai apresentar algum avanço significativo na aprendizagem.
  • D. Na realização do processo em questão, devem ser observados os critérios da avaliação contínua e cumulativa do desenvolvimento do estudante, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
  • E. O processo avaliativo é irrelevante no que se refere à realização de adequações curriculares.

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

  • A. realizar a complementação ou suplementação curricular por meio da utilização de procedimentos, de equipamentos e de materiais específicos.
  • B. concentrar os estudantes com necessidades educacionais especiais na única classe do ano escolar em que foram classificados, de modo que essa turma inteira se beneficie das diferenças.
  • C. identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem dos estudantes bem como detectar problemas de ensino-aprendizagem para, posteriormente, encaminhá-los para centros de atendimento especializados.
  • D. flexibilizar e adaptar o currículo, considerando o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
  • E. ter na escola professores que saibam lidar com necessidades educacionais especiais, mas não necessariamente dispor de profissionais com especialização para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)

  • A. apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • B. têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma.
  • C. apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse.
  • D. apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata.
  • E. desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade.

Em relação ao AEE para altas habilidades/superdotação (AH/SD), assinale a opção correta.

  • A. Exame clínico realizado por neurologista é requisito para o ingresso do estudante com AH/SD no AEE.
  • B. A sala de recursos de AH/SD constitui-se em espaço de mediação entre os conhecimentos adquiridos pelo estudante no ensino regular e o desenvolvimento das suas potencialidades em áreas ou tópicos de seu interesse.
  • C. Cabe ao professor do AEE responsável pelo estudante com AH/SD realizar atendimento complementar ao da sala de aula comum.
  • D. O estudante que ingressa no programa de AEE para AH/SD deve permanecer inserido, durante a educação básica, no referido programa, já que este apresenta caráter permanente.
  • E. O estudante que ingressou no programa para AH/SD deve realizar atividades de enriquecimento, no mínimo, duas vezes por semana, preferencialmente no horário das atividades da classe comum.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. No caso de alunos com transtorno global do desenvolvimento, o atendimento pedagógico em sala de recursos complementa o atendimento educacional na sala de aula regular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.

  • A. As atividades do AEE para o estudante com TGD substituem as atividades ofertadas na classe comum, sendo necessário somente que, no atendimento educacional especializado, sejam reforçados os conteúdos não compreendidos pelo estudante na sala de aula da classe comum.
  • B. O professor do AEE não deve compartilhar seu conhecimento a respeito do TGD com a comunidade escolar devido ao fato de todas as informações relacionadas a esse transtorno serem sigilosas.
  • C. Compete ao profissional do AEE atuar como docente nas atividades de suplementação curricular específica para o estudante com TGD.
  • D. O AEE para os estudantes com TGD deve acontecer, preferencialmente, no turno da classe comum e na própria instituição educacional.
  • E. As atribuições do professor do AEE incluem orientar os profissionais da escola quanto à utilização de recursos e à organização das rotinas de trabalho, de acordo com as peculiaridades de cada estudante e da escola.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. Os centros de ensino especial atendem, entre outros alunos, aqueles que necessitam do currículo funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. A educação especial/inclusiva tem caráter complementar ou suplementar, conforme o caso concreto.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM – VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam

  • A. comprometimento grave global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidade de interação social e recíproca, habilidades de comunicação ou presença de esterotipias de comportamento, interesses e atividades.
  • B. duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual.
  • C. potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
  • D. incapacidade caracterizada por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual como no comportamento adaptativo, expressa nas habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas.
  • E. comprometimento do aparelho locomotor, o qual compreende o sistema osteoarticular, o sistema muscular e o sistema nervoso.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O material direcionado ao atendimento educacional especializado (AEE) é elaborado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC e deve ser enviado às escolas que prestem esse serviço antes do início do ano letivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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