Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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No planejamento das atividades do atendimento educacional especializado para alunos surdos, o professor deve

  • A. estudar os termos científicos próprios das áreas específicas em LIBRAS para ensiná-los aos professores das classes comuns.
  • B. utilizar estratégias de dramatização e pantomima para que o aluno surdo permaneça relaxado e bem humorado durante o processo de ensino-aprendizagem.
  • C. manter uma relação pessoal afetiva com o aluno surdo, para que ele se sinta acolhido e valorizado.
  • D. identificar as habilidades e necessidades do aluno surdo para atendê-lo em aulas de reforço dos conteúdos que não foram compreendidos na classe regular.
  • E. estabelecer parceria com os professores da sala de aula comum para a discussão dos conteúdos curriculares.

Com relação à educação especial/inclusiva e ao atendimento especializado, julgue os itens que se seguem. O atendimento especializado na escola não se restringe às crianças portadoras de laudos médicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto precedente é parte do depoimento de um aluno com cegueira congênita. Considerando esse relato como reflexo da experiência escolar de deficientes visuais, assinale a opção correta a respeito da comunicação entre o professor e o aluno com deficiência visual (baixa visão, cegueira congênita ou adquirida).

  • A. O aluno com cegueira congênita tem comprometimento da noção espacial, por isso é inadequado o professor empregar expressões de direção, como direita e esquerda, para se comunicar com esse aluno.
  • B. A afirmação de que o cego congênito tem dificuldade para entender símbolos e conceitos abstratos relaciona-se à experiência pessoal do autor do depoimento, pois são raras as queixas nesse aspecto.
  • C. Na transmissão de informações aos alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar verbos associados à percepção sonora (ouçam, percebam) em lugar de verbos cujo significado remeta à percepção visual (vejam, olhem).
  • D. Ao falar com o aluno deficiente visual, em especial com os que têm cegueira congênita ou adquirida, o professor deve explicar e descrever cenas, imagens e situações cujo entendimento dependa de visualização.
  • E. É inadequado mencionar as cores para alunos com cegueira congênita, mesmo que associadas a elementos da natureza, aromas ou outras simbologias.

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.

  • A. As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade.
  • B. Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações.
  • C. Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular.
  • D. É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos.
  • E. O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos.

A equipe pedagógica de uma escola inclusiva organizou uma roda de conversas com os professores para discutir a implantação de um ambiente educacional bilíngue para os alunos com deficiência auditiva.

Com relação à educação bilíngue nessa escola, assinale a opção correta.

  • A. Nas aulas, o uso de recursos visuais para a aprendizagem do português como segunda língua pelos surdos deverá ser evitado.
  • B. O acervo textual em língua portuguesa deve ser reduzido ao mínimo possível na educação dos surdos.
  • C. O ensino da LIBRAS exige uma organização metodológica e didática especializada.
  • D. É opcional à escola ofertar o ensino da LIBRAS, uma vez que a língua oficial do Brasil é o português.
  • E. A educação bilíngue pressupõe a realização de tradução literal das palavras do português para LIBRAS.

Os múltiplos fatores que podem ocasionar deficiência intelectual são classificados em pré-natais, quando ocorrem antes do nascimento, perinatais, quando ocorrem durante o parto, e pós-natais, quando ocorrem depois do nascimento. Nesse sentido, o uso de álcool, tabaco ou drogas pela gestante e traumas obstétricos são fatores de risco ao desenvolvimento de deficiência intelectual nos períodos

  • A. pós-natal e perinatal, respectivamente.
  • B. perinatal e pré-natal, respectivamente.
  • C. pré-natal e perinatal, respectivamente.
  • D. pós-natal e pré-natal, respectivamente.
  • E. pré-natal e pós-natal, respectivamente.

Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.

  • A. A visão depende exclusivamente do bom funcionamento do olho.
  • B. A aprendizagem da pessoa com deficiência visual depende do uso de softwares e aplicativos de computador.
  • C. A baixa visão apresenta uma definição clara e objetiva, ao contrário da cegueira que inclui uma variedade de comprometimentos visuais.
  • D. Do ponto de vista educacional, considera-se deficiente visual especificamente aquele que utiliza os sentidos remanescentes no processo de aprendizagem.
  • E. A deficiência visual inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.

A deficiência intelectual caracteriza-se por

  • A. limitações significativas no funcionamento adaptativo de habilidades como autocuidados e vida doméstica.
  • B. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado a distúrbios comportamentais.
  • C. funcionamento intelectual significativamente inferior à média associado à dificuldade visual.
  • D. limitações significativas no funcionamento adaptativo na área da comunicação associada à deficiência auditiva.
  • E. dificuldade de mobilidade e de comunicação iniciada antes dos dois anos de idade.

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.

  • A. O quadro de deficiência múltipla é caracterizado exclusivamente por fraturas provocadas por traumas ou acidentes.
  • B. Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam potencial elevado em uma área isolada ou combinada, apresentando também um repertório de interesses estereotipado e repetitivo.
  • C. Alunos com transtorno global do desenvolvimento integram a categoria das pessoas com deficiência, dadas as características desses transtornos.
  • D. Pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de médio e longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial e cuja participação plena na escola e na sociedade pode ser restringida, em interação com diversas barreiras.
  • E. Os principais critérios considerados no diagnóstico de aluno com altas habilidades/superdotação são o bom desempenho escolar em todas as disciplinas e o fato de não precisar de ajuda no contexto escolar.

Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:

  • A. autismo, síndrome de Rett e transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação.
  • B. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e dificuldades de aprendizagem.
  • C. transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger e síndrome de Rett.
  • D. autismo, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down.
  • E. síndrome de Rett, síndrome de Asperger e síndrome de Down.
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