Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

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A Política Nacional da Educação Especial, documento que apresenta as diretrizes da educação nacional para a inclusão das pessoas com necessidades especiais,

  • A. prevê que a formação inicial e continuada do professor deve contemplar conhecimentos atualizados para o exercício da docência, voltados para a justiça social.
  • B. prevê a obrigatoriedade de apresentação de laudo ou relatório médico ou de especialista para a inclusão das crianças e jovens com necessidades especiais nas escolas regulares.
  • C. considera a educação indígena e quilombola uma questão distinta da questão da educação inclusiva.
  • D. aponta que o investimento na formação do professor é garantia suficiente de modificação do sistema educacional, de modo a torná-lo inclusivo.
  • E. prevê a eliminação de barreiras arquitetônicas como mecanismo obrigatório de acessibilidade ao ambiente escolar, considerando todos os demais facultativos por serem de caráter subjetivo.

Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Adotando-se o princípio da normalização, considera-se a deficiência uma característica da diversidade social e humana.
  • B. O princípio da normalização trata exclusivamente da intervenção médica.
  • C. Estudantes com superdotação/altas habilidades, não sendo considerados alunos com deficiência, não fazem jus ao atendimento educacional especializado (AEE).
  • D. O princípio da normalização corresponde ao princípio da inclusão, sendo a diferença entre ambos apenas terminológica.
  • E. Sob o enfoque da normalização, a educação especial deveria criar às pessoas com deficiência condições semelhantes, tanto quanto possível, às condições da sociedade consideradas normais.

Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, a respeito do assunto nele abordado.

  • A. A inclusão digital oferece condições de comunicação acessível às pessoas cegas, autistas, com paralisia cerebral, deficiência física ou múltipla.
  • B. O acesso às novas tecnologias digitais não se configura como direito das pessoas com deficiência nem sequer é porta de entrada ao mundo da informação acessível e democrática.
  • C. O percurso formativo docente em tecnologias digitais não caracteriza elemento de democratização das tecnologias da informação para alunos com deficiência.
  • D. No espaço escolar, as tecnologias da informação pouco ou nada contribuem para a comunicação das pessoas com deficiência.
  • E. As tecnologias de comunicação surgem para dar condições aos professores de ratificarem seu poder docente.

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Orientação e mobilidade são orientações exclusivas da escola comum.
  • B. Mobilidade e orientação são condições para que a criança cega habite seu corpo e o mundo que a rodeia.
  • C. O trabalho de mobilidade e orientação é uma escolha da família da pessoa cega e não é fundamental à intervenção pedagógica na escola.
  • D. Os centros de AEE são responsáveis pelo ensino de braille e de sorobã sendo as questões relativas a mobilidade e orientação de responsabilidade exclusiva dos professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais.
  • E. As estratégias e os recursos mais utilizados na orientação e mobilidade são o cão-guia e a autoproteção. Nesse processo de independência, o guia-humano e a bengala são irrelevantes.

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).

  • A. A avaliação positiva de deficiência intelectual é condição para que a escola encaminhe as pessoas ao atendimento nos centros de AEE, onde serão atendidas prioritariamente.
  • B. Limitações significativas do funcionamento intelectual, limitações significativas no comportamento adaptativo e início de manifestações anterior aos dezoito anos de idade são os três critérios utilizados na avaliação da deficiência intelectual.
  • C. A avaliação positiva da deficiência intelectual não é suficiente para determinar as condições de elegibilidade para a escolha de serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual.
  • D. A avaliação da deficiência intelectual deve ser feita utilizando-se, exclusivamente, testes quantitativos, para que nenhuma variável subjetiva interfira no planejamento e na intervenção avaliativa.
  • E. A partir do ano de 2010, a avaliação da deficiência intelectual foi facilitada com a sua classificação em deficiência intelectual leve, moderada ou severa.

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.

  • A. O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula.
  • B. Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante.
  • C. Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades.
  • D. O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas.
  • E. O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos.

Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido

  • A. em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente.
  • B. em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização.
  • C. no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar.
  • D. em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização.
  • E. exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização.

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem

  • A. a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados.
  • B. a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais.
  • C. a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante.
  • D. a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica.
  • E. a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos.

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor

  • A. mantenha a família afastada do processo de avaliação.
  • B. priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos.
  • C. aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes.
  • D. aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante.
  • E. tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos.

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.

  • A. A depressão pós-parto, doença que requer muita atenção médica, é considerada irrelevante no caso de mães de crianças com deficiência.
  • B. Os pais de crianças com deficiência são mais vulneráveis ao desenvolvimento de depressão do que as mães dessas crianças.
  • C. Após o nascimento do bebê com deficiência, as mães devem dedicar-se sozinhas a estudos para aprender a cuidar do(a) filho(a).
  • D. Esperança e a alegria são os sentimentos mais observados nos pais após o nascimento de um bebê com deficiência.
  • E. O nascimento de um bebê com deficiência, devido ao impacto que provoca no casal, pode provocar desestruturação e interrupção na estabilidade familiar.
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