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Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em uma pesquisa apresentada por Smith (2008), pessoas com deficiência mental foram indagadas a respeito de indicadores de qualidade de vida. Os entrevistados apontaram seis desejos.
A seguir, são apresentados alguns desejos:
I. ter sucesso econômico; ter uma propriedade;
II. vivenciar experiências seguras; estar livre de maus- -tratos e de abandono;
III. estudar em escola separada; ter contato apenas com pessoas deficientes mentais;
IV. participar da comunidade; escolher o que fazer com seu tempo livre.
Assinale a alternativa em que se encontram agrupados os seis desejos apresentados pelos participantes da pesquisa.
I, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I e IV.
II e III.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Smith (2008), as características que definem o retardo mental são:
I. problemas cognitivos;
II. problemas no comportamento adaptativo;
III. necessidade de apoio para sustentar a independência;
IV. autonomia e adaptação a novas situações.
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao explorar os componentes do retardo mental, Smith (2008) destaca o funcionamento intelectual, o comportamento adaptativo e os sistemas de apoio. Quanto ao funcionamento intelectual, a autora apresenta quatro níveis para expressar a gravidade do retardo mental:
leve, mediano, pontual e presente.
leve, moderado, grave e profundo.
limítrofe, mediano, grave e profundo.
mediano, grave, pontual e profundo.
leve, moderado, grave e presente.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em seu livro sobre Educação Especial, Smith (2008) discute as mudanças nas definições de retardo mental da AAMR American Association on Mental Retardation propostas em 1992 e em 2002. A autora destaca que a definição de 2002
tem profundas diferenças com relação à definição de 1992 e retorna ao conceito de defasagem e perda.
reforça os conceitos de incapacidade e definição do QI como base para a definição.
retorna ao conceito do QI como única definição para diagnóstico da deficiência mental.
retoma a perspectiva negativa da deficiência intelectual sem se preocupar com o sistema de apoio.
reforça os conceitos do comportamento adaptativo e dos sistemas de apoio.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para se compreender a função e o papel do AEE para os alunos em sua construção do conhecimento, tem-se os documentos oficiais (Brasil.MEC/SEESP/2006 e 2007). Estes definem que
o aluno seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento livremente.
o aluno faça a repetição do conteúdo de sala de aula até que seja capaz de reproduzi-lo.
o professor substitui o professor de sala de aula em sua função de ensinar aos alunos com deficiência mental.
o professor não deve permitir que o aluno se expresse livremente nem inventar hipóteses sobre o conhecimento.
o aluno deve seguir estritamente o que o professor da sala comum indicou como necessidade ao professor do AEE.
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Com a leitura dos documentos oficiais (Brasil.MEC/ SEESP/2006 e 2007), pode-se afirmar que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constitui-se em
atendimento particular, reforço escolar, preocupado com as diferenças de cada aluno.
atendimento em grupos heterogêneos (idade/deficiência) preocupado com o modo de cada aluno se relacionar com o saber.
atendimento particular, dentro de um grupo com a mesma faixa etária e deficiência.
reforço escolar realizado em grupo para atender as necessidades do grupo acima das necessidades de cada aluno.
atendimento em grupos separados por deficiência e inabilidades.
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Ao apresentar a problemática da escola e sua relação com as pessoas com deficiência mental na construção do conhecimento (Brasil.MEC/SEESP/2006), os autores destacam que escolas com gestão autoritária, de caráter homogeneizador, meritocrático e competitivo
I. oprimem o professor;
II. oferecem formação contínua para atuação;
III. reduzem o professor a uma situação de isolamento e impotência;
IV. apoiam e auxiliam os professores no processo de inclusão.
São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
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No documento Atendimento Educacional Especializado (Brasil.MEC/SEESP/2006), tem-se uma discussão a respeito do contexto das deficiências e da deficiência mental em específico. Desse contexto, faz parte o preconceito e a discriminação social. Os autores propõem que isso resulta
do medo da diferença e do desconhecido.
da diferença, apenas.
da incapacidade dessas pessoas.
da insegurança diante do desconhecido, apenas.
da imagem que se constrói de sua grande capacidade intelectual.
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A partir da leitura dos objetivos do CIF (2004), pode-se afirmar que esse documento
I. proporciona uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas com a saúde;
II. estabelece uma linguagem comum para a descrição da saúde e dos estados relacionados com a saúde, para melhorar a comunicação entre diferentes utilizadores, tais como, profissionais de saúde, investigadores, políticos e decisores e o público, incluindo pessoas com incapacidades;
III. permite a comparação de dados entre países, entre disciplinas relacionadas com os cuidados de saúde, entre serviços, e em diferentes momentos ao longo do tempo;
IV. proporciona um esquema de codificação para sistemas de informação exclusivamente da saúde.
São afirmativas verdadeiras apenas as contidas em
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
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Ao trabalhar com alunos com deficiência mental em sala de aula, necessita-se de bases para compreender implicações educacionais dessa deficiência. A CIF (2004) auxilia no processo, mas é preciso conhecer a evolução dessa classificação.
A CIF transformou-se, de uma classificação de consequência da doença (versão de 1980) numa classificação de componentes da saúde. Os componentes da saúde identificam o que constitui a saúde, enquanto que as consequências referem-se
ao impacto das demandas internacionais das doenças.
às consequências do tratamento medicamentoso.
ao impacto local e regional das doenças.
às consequências do comprometimento emocional, apenas.
aos impactos das doenças na saúde das pessoas.
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