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Considerando essa situação hipotética e as relações entre prática pedagógica e áreas do conhecimento, julgue os próximos itens.
Na perspectiva do acesso dos estudantes com deficiência ao currículo, o professor poderá organizar ambientes em sala de aula que favoreçam aprendizagens significativas, bem como adequar materiais escritos de uso comum.Considerando essa situação hipotética e as relações entre prática pedagógica e áreas do conhecimento, julgue os próximos itens.
A educação especial é uma modalidade de ensino que apresenta currículo próprio, organizado de acordo com as necessidades especiais mais comumente encontradas na escola.A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. O atendimento educacional especializado pode ser realizado em instituições comunitárias ou confessionais e, nesses casos, pode ser substitutivo das classes comuns.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos com altas habilidades ou superdotação são considerados como público-alvo do atendimento educacional especializado.
O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:
De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.
Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.
Analise as considerações apresentadas a seguir, relacionadas às questões de inclusão nas instituições escolares, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A inclusão impõe uma mudança de perspectiva educacional, pois se limita apenas àqueles que apresentam deficiências, e não se aplica a qualquer aluno que manifeste dificuldades na escola, ainda que contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todos professores, alunos e pessoal administrativo.
( ) Os alunos com deficiência e os em risco social sempre se beneficiam de experiências obtidas no ambiente educacional, mesmo que o tratamento pedagógico e as condições ambientais não sejam as mais adequadas.
( ) A verdadeira inclusão, baseada nos princípios de equidade, é um processo moroso, porque requer a consciência da mudança de antigos para novos paradigmas.
( ) Na escola inclusiva, precisa haver planejamento individualizado e suporte psicoeducacional para atendimento às excepcionalidades daqueles que fogem aos padrões estabelecidos.
( ) A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, que, para ter sucesso, precisa que as instituições se tornem comunidades conscientes das diversidades existentes na coletividade local e no seu interior.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado
Integração.
Dispersão.
Cooptação.
Dominação.
Conivência.
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