Questões sobre Educação Especial/Inclusiva

Lista completa de Questões sobre Educação Especial/Inclusiva para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando essa situação hipotética e as relações entre prática pedagógica e áreas do conhecimento, julgue os próximos itens.

Na perspectiva do acesso dos estudantes com deficiência ao currículo, o professor poderá organizar ambientes em sala de aula que favoreçam aprendizagens significativas, bem como adequar materiais escritos de uso comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando essa situação hipotética e as relações entre prática pedagógica e áreas do conhecimento, julgue os próximos itens.

A educação especial é uma modalidade de ensino que apresenta currículo próprio, organizado de acordo com as necessidades especiais mais comumente encontradas na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação inclusiva propõe um novo modelo escolar no qual se torna possível o acesso e a permanência de todos na escola. Acerca desse tema, é correto afirmar que a educação

  • A. inclusiva exige do aluno a adaptação a regras disciplinares e de ensino da escola, sob pena de punição e reprovação.
  • B. inclusiva requer uma nova cultura escolar e uma nova concepção de escola que vise ao desenvolvimento de respostas educativas, atingindo todos os alunos.
  • C. especial é sinônima de educação inclusiva. Nesses dois modelos, o aluno é acolhido em espaços apropriados e tem atendimento individualizado e especializado.
  • D. inclusiva deve ser concebida como um sistema educacional especializado que adota metodologias específicas com materiais, recursos e professores especialistas.
  • E. inclusiva se resume à matrícula do aluno com deficiência na turma comum, dando a ele a oportunidade de estar presente na escola regular.

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. O atendimento educacional especializado pode ser realizado em instituições comunitárias ou confessionais e, nesses casos, pode ser substitutivo das classes comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das dimensões e dos princípios da educação inclusiva, julgue os itens subsequentes. Os alunos com altas habilidades ou superdotação são considerados como público-alvo do atendimento educacional especializado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:

  • A. para alunos com deficiência leves regularmente matriculados nas escolas adequadas.
  • B. de alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas comuns.
  • C. de alunos com deficiência matriculados somente nas escolas públicas.
  • D. de alunos com deficiências visual e auditiva regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas.
  • E. parcial para alunos com deficiência regularmente matriculados nas escolas regulares e específicas.

De acordo com os estudos de Mazzotta (2005), é possível destacar três atitudes sociais que marcaram o desenvolvimento da Educação Especial no tratamento dado às pessoas com necessidades especiais especialmente no que diz respeito às pessoas com deficiência que são:

  • A. Marginalização, assistencialismo, educação/reabilitação.
  • B. Marginalização, assistencialismo educação/saúde.
  • C. Marginalização, assistencialismo, educação/inclusão.
  • D. Marginalização, assistencialismo e educação regular.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

Caso, em sala de aula, o professor tenha de atender um aluno em especial, ele poderá fazê-lo mediante uma postura paternal, afetiva, o que não implicará conduta profissional antiética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as considerações apresentadas a seguir, relacionadas às questões de inclusão nas instituições escolares, marcando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A inclusão impõe uma mudança de perspectiva educacional, pois se limita apenas àqueles que apresentam deficiências, e não se aplica a qualquer aluno que manifeste dificuldades na escola, ainda que contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de todos – professores, alunos e pessoal administrativo.

( ) Os alunos com deficiência e os em risco social sempre se beneficiam de experiências obtidas no ambiente educacional, mesmo que o tratamento pedagógico e as condições ambientais não sejam as mais adequadas.

( ) A verdadeira inclusão, baseada nos princípios de equidade, é um processo moroso, porque requer a consciência da mudança de antigos para novos paradigmas.

( ) Na escola inclusiva, precisa haver planejamento individualizado e suporte psicoeducacional para atendimento às excepcionalidades daqueles que fogem aos padrões estabelecidos.

( ) A inclusão é uma força cultural para a renovação da escola, que, para ter sucesso, precisa que as instituições se tornem comunidades conscientes das diversidades existentes na coletividade local e no seu interior.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, F, V,
  • C. V, F, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. V, V, V, F, F.

Coll, Marchesi e Palácios afirmam que a educação dos alunos com necessidades especiais na escola regular não é um assunto que possa ser resolvido através de formulações legais. Segundo eles, essa questão deve ser abordada sob todas as perspectivas, em um longo e laborioso processo, para que todos os fatores em ação contribuam positivamente no resultado global. Esse processo é denominado

  • A.

    Integração.

  • B.

    Dispersão.

  • C.

    Cooptação.

  • D.

    Dominação.

  • E.

    Conivência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...