Questões sobre Educação Infantil

Lista completa de Questões sobre Educação Infantil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança, compreendendo suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível linguístico, sua formação moral.Com base na informação acima relacione as colunas abaixo:


(1)A ação intencional:

(2) A construção de representações mentais:

(3) A manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras:

(4) As trocas nas interações:


( ) social.

( ) cognição.

( ) afetividade.

( ) físico.


Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

    A) 3, 2, 1, 4.

    B) 4, 2, 1, 3.

    C) 2, 4, 1, 3.

    D) 1, 3, 4, 2.

A respeito da importância do brincar leia os contextos abaixo:


[1] O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si. [2] O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.


Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Apenas o primeiro contexto está correto.

    B) Apenas o segundo contexto está correto.

    C) Os dois contextos estão corretos.

    D) Apenas o primeiro contexto está incorreto.

“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V, F

    B) V, V, V, F, V

    C) V, F, V, V, F

    D) F, V, V, V, V

    E) V, V, F, F, V

As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: I. A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano. II. Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.). III. Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. IV. A não retenção das crianças na Educação Infantil. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas os itens I e III estão corretos.

    B) Apenas os itens II, III e IV estão corretos

    C) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

    D) Apenas os itens II e IV estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 4

    B) 4, 3, 2, 1

    C) 3, 2, 4, 1

    D) 3, 1, 4, 2

    E) 3, 4, 1, 2

Segundo as DCNEI, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as:

    A) As brincadeiras e os conteúdos.

    B) As Interações e as brincadeiras.

    C) A educação bancária e conteudista.

    D) A educação libertária e as brincadeiras.

    E) As interações e os conteúdos

“O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem dúvida, em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.” FERREIRO, conforme o contexto acima a autora, esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial. Desse esquema de propostas, considere a alternativa CORRETA:

    A) Desde o início (inclusive na pré-escola) se aceita que todos na escola podem produzir e interpretar escritas no mesmo nível.

    B) Deve-se valorizar a criança, supondo que de imediato compreenderá a relação entre a escrita e a linguagem.

    C) Permite-se o acesso o quanto antes possível à escrita do nome próprio.

    D) Nenhuma das alternativas.

As manifestações lúdicas estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, ou seja, estão relacionados aos estágios do desenvolvimento cognitivo. (Piaget). Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica , verificou três grandes tipos de estruturas que caracterizam o jogo infantil: o exercício, o símbolo e a regra. Assinale a alternativa que corresponde ao jogo de exercício:

    A) É a repetição de movimentos e ações que exercitam as funções tais como andar, correr, saltar e outras pelo simples prazer funcional.

    B) É a representação dos objetos por meio de palavras e manipular mentalmente as palavras.

    C) É uma forma de a criança pré-exercitar a sua imaginação, concebida como uma faculdade a desenvolver a maneira da inteligência.

    D) A criança está se desenvolvendo intelectualmente, está consolidando a capacidade de simbolizar situações que são a base do desenvolvimento da linguagem.

Cultura infantil é a capacidade de a criança dar significado ao mundo, construindo uma cultura própria. A respeito dessa afirmação analise o trecho a seguir: A criança aprende a se identificar com outros seres humanos, a partir de suas ações intencionais, tentando entender seus significados, suas intenções e seus sentimentos. O trecho refere-se a :

    A) Cultura infantil e brincar.

    B) Cultura infantil e imaginação.

    C) Cultura infantil e repetição.

    D) Cultura infantil e imitação.

Sobre algumas possibilidades nas organizações diárias das ações na instituição infantil, assinale a alternativa que corresponde a entrada e saída:

    A) Este momento se relaciona com o cumprimento de regras, horários estabelecidos pela escola, deste modo, busca-se avançar sobre estes estudos, confrontando este rápido instante de entrada e saída como ação participante das práticas pedagógicas e momentos de atividades.

    B) Este momento é a troca de experiências onde as crianças, possam comunicar-se e expressar-se, demonstrando seus modos de agir, de pensar e de sentir, em um ambiente acolhedor e que propicie a confiança e autoestima , é a socialização de suas descobertas, onde os conflitos e negociações são indispensáveis e solucionados em sintonia e trabalho.

    C) Este momento contribui de forma direta ou indireta para a construção da autonomia, da identidade e da socialização, é um excelente instrumento para o desenvolvimento integral da criança.

    D) É o momento o qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos é para a criança a mais valiosa forma de aprender e a conviver com pessoas, de compartilhar ideias, objetos e brinquedos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...