Lista completa de Questões sobre Educação Infantil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Batista (2005), no caderno Avaliação diagnóstica da alfabetização, apresenta exemplos de atividades para avaliação das crianças em processo de avaliação.
Em relação à capacidade Ler e compreender palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas, é correto afirmar que se tem como descritor
Tendo como referência as obras Alfabetização e letramento na sala de aula, de Castanheira e Maciel (2008) e Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: de Frade (2005), que discutem a avaliação na Educação Básica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), um dos desafios a ser enfrentado no processo de planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula é a articulação entre a dimensão individual e a dimensão coletiva e institucional. Desse modo, o planejamento pode ser substituído pela escolha de um método de ensino ou por um livro didático.
( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), a ideia de avaliar a alfabetização surge da necessidade de obtenção de informações sobre o quadro do ensino quando ainda é possível corrigir os percursos dos alunos. Isto é, surge da necessidade de diagnosticar os níveis de aprendizagem do alfabetizando em momentos mais precoces da escolarização, de modo a poder encontrar caminhos alternativos para que a criança aprenda a ler e a escrever.
( ) Segundo Frade (2005), há professores que não adotam um método específico, nem se apegam a um livro de alfabetização, mas que equilibram e usam, em sua prática, os princípios permanentes da decodificação e da compreensão. Para a autora, é importante que o professor escolha o eixo organizador do seu trabalho e tenha segurança ao eleger conteúdos e procedimentos.
( ) Segundo Frade (2005), no processo de alfabetização, é preciso focalizar mais intensamente a compreensão que a decodificação. Cabe ao professor realizar escolhas de livros ou métodos que direcionem para atividades que contribuam para a compreensão do sistema de escrita, contudo, espera-se que também seja crítico o suficiente para constatar que não há um método milagroso.
Assinale a sequência correta.
No que se refere ao documento Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I O lixo das crianças é recolhido semanalmente.
II A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.
III As creches dispõem de água potável.
Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir ...
I A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.
II A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.
III A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...