Questões sobre Educação Infantil

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Sobre os estágios de desenvolvimento infantil segundo Wallon assinale a alternativa CORRETA sobre o estágio categorial (seis anos):

    A) Ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico, em que predominam as relações cognitivas com o meio. A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar.

    B) Nesta fase ocorre a construção da consciência de si, através das interações sociais, dirigindo o interesse da criança para as pessoas, predominando assim as relações afetivas.

    C) A criança dirige seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior, em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar até então, ela imprime às suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo.

    D) Nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva.

“A criança brinca porque, primeiramente, esta é uma atividade constitutiva do ser humano, e porque ela tem necessidade de agir em relação não apenas aos objetos que estão ao seu alcance, mas em relação ao mundo mais amplo dos adultos” (LEONTIEV, 2001, p.124). E, assim, a criança ao brincar vai criando suas experiências, contribuindo e construindo conhecimentos acerca do mundo e do outro com quem se relaciona. Marque V para verdadeiro e F para falso: ( ) É válido ressaltar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem das crianças. ( ) O jogo humano requer a capacidade de se relacionar com diferentes parceiros e com eles comunicar-se por meio de diferentes linguagens, para criar o novo e tomar decisões. ( ) O jogo simbólico ou faz-de-conta, é ferramenta para a criação da fantasia, necessária a leituras não convencionais do mundo. ( ) Os jogos, não interferem para a aprendizagem de regras sociais. ( ) Afeto, motricidade, linguagem, percepção, representação, memória e outras funções cognitivas estão profundamente interligadas, quando a criança brinca. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, V, F

    B) V, V, V, F, V

    C) V, F, V, V, F

    D) F, V, V, V, V

    E) V, V, F, F, V

As brincadeiras pedagógicas NÃO possibilitam:

    A) Fortalecer o trabalho em equipe.

    B) Trabalhar a imaginação e a criatividade dos estudantes.

    C) Estimular a sensibilidade motora e visual dos estudantes.

    D) Reforçar o controle dos pais e professores.

Batista (2005), no caderno Avaliação diagnóstica da alfabetização, apresenta exemplos de atividades para avaliação das crianças em processo de avaliação.


Em relação à capacidade “Ler e compreender palavras compostas por sílabas canônicas e não canônicas”, é correto afirmar que se tem como descritor

    A) verificar se a criança é capaz de ler palavras compostas por diferentes estruturas silábicas, considerando-se as disposições de consoante e vogal.

    B) verificar se a criança é capaz de compreender frases com estrutura sintática simples.

    C) verificar se a criança é capaz de identificar o assunto de que trata um texto e de dizer como ele é abordado.

    D) verificar se a criança utiliza os princípios e as regras ortográficas do sistema de escrita relacionando grafemas e fonemas.

Tendo como referência as obras Alfabetização e letramento na sala de aula, de Castanheira e Maciel (2008) e Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: de Frade (2005), que discutem a avaliação na Educação Básica, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), um dos desafios a ser enfrentado no processo de planejamento dos trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula é a articulação entre a dimensão individual e a dimensão coletiva e institucional. Desse modo, o planejamento pode ser substituído pela escolha de um método de ensino ou por um livro didático.


( ) Segundo a obra organizada por Castanheira e Maciel (2008), a ideia de avaliar a alfabetização surge da necessidade de obtenção de informações sobre o quadro do ensino quando ainda é possível corrigir os percursos dos alunos. Isto é, surge da necessidade de diagnosticar os níveis de aprendizagem do alfabetizando em momentos mais precoces da escolarização, de modo a poder encontrar caminhos alternativos para que a criança aprenda a ler e a escrever.


( ) Segundo Frade (2005), há professores que não adotam um método específico, nem se apegam a um livro de alfabetização, mas que equilibram e usam, em sua prática, os princípios permanentes da decodificação e da compreensão. Para a autora, é importante que o professor escolha o eixo organizador do seu trabalho e tenha segurança ao eleger conteúdos e procedimentos.


( ) Segundo Frade (2005), no processo de alfabetização, é preciso focalizar mais intensamente a compreensão que a decodificação. Cabe ao professor realizar escolhas de livros ou métodos que direcionem para atividades que contribuam para a compreensão do sistema de escrita, contudo, espera-se que também seja crítico o suficiente para constatar que não há um método milagroso.


Assinale a sequência correta.

    A) F V V F

    B) V F V F

    C) F V F V

    D) V F F V

A discussão sobre Alfabetização e Letramento é muito importante para que possamos enfrentar os índices de analfabetismo no Brasil. Considerando os significados desses termos, é FALSA a afirmação que:

    A) O letramento está relacionado ao uso social da leitura e da escrita. No dicionário Houaiss (2001), o letramento é visto “como um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito”.

    B) A alfabetização se refere ao ensino das habilidades de “codificação” e “decodificação”.

    C) No Brasil, alfabetização e letramento são termos considerados sinônimos.

    D) A alfabetização é o processo de aprendizagem por meio do qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever.

    E) O letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

A partir de seus conhecimentos a respeito do método fônico de alfabetização, considere as proposições abaixo e responda: I. Seu princípio organizativo é a ênfase na relação direta entre fonema e grafema, ou seja, entre o som da fala e a escrita. II. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das consoantes, seguidas pelas vogais, construindo assim as primeiras sílabas. III. Uma das principais críticas dirigidas a esse método de alfabetização refere-se à impossibilidade de que um fonema que aparece na corrente da fala de forma contextualizada seja pronunciado sem apoio de uma vogal. Estão corretos:

    A) Apenas o item I está correto

    B) Apenas o item III está correto.

    C) Apenas os itens I e III estão corretos.

    D) Todos os itens estão corretos.

A Educação infantil é uma das responsáveis pela formação dessas crianças. Ela se divide entre creche, para alunos de 0 a 3 anos, e pré-escola, para os que possuem entre 4 e 5 anos de idade. Uma de suas funções primordiais é o incentivo à expressão, que nesta etapa educacional ocorre especialmente:

    A) Avaliação e observação cotidiana.

    B) Início do processo de alfabetização.

    C) Pelo desenvolvimento psicomotor.

    D) Por meio de brincadeiras lúdicas.

No que se refere ao documento “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais da Criança”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O lixo das crianças é recolhido semanalmente.

II – A programação da saúde dá especial atenção à comunicação entre a família e a creche.

III – As creches dispõem de água potável.


    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

“Se duas crianças estiverem disputando um brinquedo e a professora intervir” ...


I – A intervenção da professora impediu o pensamento da criança.

II – A professora promoveu, nesse momento, o pensamento da criança resolvendo o conflito com rapidez.

III – A intervenção da professora pode ou não promover o pensamento da criança. O fator propulsor para essa situação será o encorajamento do pensamento infantil e não a agilidade com a qual se resolverá o conflito.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

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